quinta-feira, setembro 01, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Estatal da Copa
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 01/09/11

Geraldo Alckmin usará a Empresa Paulista de Turismo e Eventos para montar a estrutura operacional da organização da Copa em SP. Embora pretenda oficializá-la só em outubro, o tucano já recorreu à Procuradoria-Geral do Estado para a formatação jurídica da empresa -quer saber, por exemplo, que procedimentos licitatórios serão usados para contratar serviços.

O favorito para assumir o braço executivo é Fábio Lepique, secretário particular de Alckmin. A Fifa cobra do governo o detalhamento técnico e orçamentário das medidas prometidas para que o futuro Itaquerão abrigue a partida inaugural -notadamente os 17 mil assentos não-incluídos na obra da Odebrecht.

Guichê Causou certo mal-estar na Procuradoria-Geral da República a carta na qual Gleisi Hoffmann (Casa Civil) pergunta a Roberto Gurgel se foi lesiva ao erário a operação que lhe permitiu receber R$ 41 mil de multa ao deixar Itaipu, em 2006. Como a PGR não é órgão consultivo, a Gurgel cabe apenas entrar com ação contra a ministra ou arquivar o caso.

Outro lado A despeito de relatos em contrário, o Centro de Comunicação Social do Exército nega que o general Jorge Fraxe, escolhido diretor-geral do Dnit, tenha enviado um trio de oficiais para percorrer o país e fazer uma radiografia das obras a cargo do órgão.

Aposta Entre membros de tribunais superiores e lideranças do Congresso, era dada ontem como mais que provável a escolha da ministra Rosa Maria Weber Candiota, do TST, para a vaga em aberto no Supremo. Ela é gaúcha como Ellen Gracie, que acaba de se aposentar.

Reinações 1 Eduardo Cunha (RJ) mostrou na terça ao líder Henrique Alves (RN) o texto do manifesto no qual os peemedebistas do Rio pedem que o partido entregue os cargos no governo e libere adesões à CPI da Corrupção. Alves sugeriu que o amigo levasse a carta ao vice Michel Temer. Cunha não levou.

Reinações 2 Horas depois da circulação do manifesto, Cunha recebeu ligação do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP). "Achei que você tinha pirado", disse o petista. "Não sou de pirar", rebateu o peemedebista, recém-apeado da relatoria da reforma do Código Civil.

Desembarque Lula chega a Brasília amanhã cedo. Antes da abertura do congresso do PT, terá uma conversa a sós com Dilma.

Pastel de vento Um petista comenta as expectativas em relação ao evento: "Congresso do PT é como discussão sobre a reforma política: sempre faz barulho, mas nunca acontece nada".

Vertical Em carta enviada a coordenadores regionais, o PSDB-SP exige prévias nas cidades onde houver mais de um candidato da sigla a prefeito. Informa ainda que a consulta ocorrerá entre janeiro e março de 2012 e abrangerá todos os filiados. Os tucanos ameaçam intervir nos municípios que descumprirem as instruções.

Bye, Rio Preto Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social e possível nome do DEM à prefeitura paulistana, transferiu o domicílio eleitoral de São José do Rio Preto para a capital. Mesmo dizendo não ter intenção de disputar, o tucano Aloysio Nunes deverá fazer o mesmo até outubro.

Apetite Com lan-houses gratuitas e cursos de qualificação, o novo modelo do restaurante Bom Prato, a ser inaugurado hoje pelo governo paulista, dará prioridade às favelas. O de Heliópolis terá aulas de culinária.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Eu acreditava que, por ter muito deputado novo, eles não entrariam tão facilmente no velho corporativismo. Que nada..."

DE CHICO ALENCAR (PSOL-RJ) sobre o placar folgado pelo qual foi absolvida Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo dinheiro.

contraponto

Chamariz


O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) foi um dos promotores, na terça-feira passada, do Fórum de Debates sobre o Governo Aberto, uma iniciativa concebida com o anunciado propósito de tentar aumentar a transparência nas diferentes esferas de poder.

Diante do baixíssimo quórum obtido pelo evento, realizado em comissão da Câmara, Leal brincou:

-É, parece que ninguém está muito interessado nisso. Da próxima vez, eu vou colocar o nome de "Fórum da Faxina". Aí todo mundo virá!

Nenhum comentário: