terça-feira, setembro 27, 2011

RENATA LO PRETE - 'Mãe' da Copa

'Mãe' da Copa
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 27/09/11

Preocupado com o ritmo das obras de infraestrutura associadas à Copa-2014 e sob constante pressão da Fifa, o Planalto cogita designar uma espécie de gerente-geral dos projetos de legado da competição, nos moldes do que Lula fizera quando escolheu Dilma Rousseff para administrar a execução do PAC.
Para driblar eventual mal-estar político, o governo evita caracterizar a medida como "intervenção", mas a presidente deixa claro que quer alguém com os cronogramas em mãos e disponibilidade para cobrar prazos com rigor. Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento) são as cotadas para a tarefa.

Comitiva Dilma determinou ontem que os ministros das pastas envolvidas na Copa visitem o quanto antes as obras dos estádios e monitorem os prazos. Orlando Silva (Esporte), Gastão Vieira (Turismo) e Jorge Hage (CGU) foram escalados para a nova inspeção nos canteiros.

Ralho 1 A presidente não gostou nada das declarações de Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac, que classificou como "razoável" a ideia de Congonhas operar 24 horas. O governo não quer nem ouvir falar nisso. E considera que a solução para o tráfego aéreo durante o Mundial de 2014 não pode vir de medidas paliativas.

Ralho 2 Também não agradou a defesa pública da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) de um novo imposto para financiar a saúde. Embora o Planalto se interesse pela ideia, o desabafo foi considerado inoportuno no entorno de Dilma.

Homeopatia Em privado, Gleisi Hoffmann pondera, sobre o mesmo tema: "Os senadores não concordarem com a criação de novo imposto é até compreensível. Mas aumentar as despesas sem fonte de receita é, no mínimo, irresponsabilidade".

Avulso O comportamento de Lindberg Farias (PT-RJ) depois de deflagrada a guerra em torno dos royalties do petróleo intriga o Planalto. A reclamação é a de que o senador petista, pré-candidato ao Palácio das Laranjeiras, está mais duro com o governo do que Sérgio Cabral (PMDB). E que seu comportamento "independente demais" começa a invadir outras searas, como o Código Florestal.

Veteranos Apontado como nome da "renovação" à prefeitura paulistana, o tucano Bruno Covas atraiu ontem dez ex-secretários de seu avô, Mario Covas, ao evento em que anunciou a transferência de domicílio eleitoral para São Paulo. Também foi saudado na festa Goro Hama, ex-dirigente da CDHU, condenado por improbidade.

Pacificador Ignorando a pregação por prévias, o deputado Orlando Morando (PSDB) pediu que Geraldo Alckmin interceda pela união tucana, evitando disputa interna: "O governador vai acabar agindo como juiz de paz."

Quatro mãos FHC e Lula farão prefácios para o livro que narra os 20 anos de trajetória da Força Sindical, a ser lançado em outubro.

Nada a perder Levado ao Conselho de Ética por delatar a venda de emendas, Roque Barbiere (PTB) desperta sentimento ambíguo nos colegas de Casa. Enquanto uns querem punição "exemplar", há quem tema que o petebista reafirme as acusações, nominando deputados que adotariam tal prática.

Visita à Folha Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava com David Moisés, gerente de comunicação, e Renato Miranda, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Em tese, todo mundo é favorável à destinação de mais recursos para a saúde pública. O problema central é discutir a viabilidade. A emenda em questão é inexequível.
DO LÍDER DO GOVERNO NO SENADO, ROMERO JUCÁ (PMDB-RR), sobre o fato de 53 senadores terem se declarado a favor do projeto que vincula à saúde 10% da receita da União. O governo é contrário à proposta.

contraponto

Passaporte, por favor


Na terça-feira passada, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) e Veveu Arruda, prefeito de Sobral (CE), viajavam no mesmo voo para Brasília. Com o aeroporto Juscelino Kubitschek lotado, a aeronave em que ambos estavam acabou deslocada para a área internacional do terminal, onde conseguiram desembarcar. O deputado, lembrando o o apelido da cidade cearense, chamada de "United States os Sobral", brincou:
-Agora está provado que Sobral é outro país mesmo! Passamos até pelo free-shop! Faltou a alfândega...

Nenhum comentário: