quinta-feira, setembro 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Ponto futuro
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 08/09/11

Sabedor de que dificilmente a Câmara adiará para além de setembro a votação da emenda 29, o Planalto já organiza trincheiras para o embate seguinte, no Senado. Se ali tentarem ressuscitar a exigência de que o governo destine 10% de sua arrecadação à saúde, emissários do palácio entrarão em campo com um recado claro: para bancar esse dispositivo, criado por Tião Viana (PT-AC) em 2008, será preciso um novo imposto. Caso o Senado não aceite patrocinar a volta da CPMF ou congênere, a base de Dilma Rousseff será orientada a engavetar a emenda 29 até que se encontre uma fonte alternativa de financiamento.

Monotemática Assim como fez no pronunciamento do 7 de Setembro, Dilma usará boa parte de seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU para tratar da crise internacional.

Lascado Nem em casa Cândido Vaccarezza (PT-SP) escapa do assunto aumento do Judiciário. A mulher do líder do governo na Câmara, Maria de Lourdes, é juíza da vara de família em Salvador.

Reengenharia Mediador das crises na Cultura, Gilberto Carvalho ajudará a encontrar novo posto no governo para Marta Porto, defenestrada pela ministra Ana de Hollanda da Secretaria de Cidadania Cultural. O secretário-executivo, Vitor Ortiz, cuja saída também era alvo de especulação, deve ficar.

Para constar Há quem aposte que a paridade de gênero nos cargos de direção do PT ficará no papel. A aprovação só saiu porque, no congresso, ninguém teve coragem de ir contra a onda pró-mulher de Dilma.

Vamos ver O esforço intensivo e explícito de Eduardo Campos (PSB-PE) para instalar a mãe, Ana Arraes, no TCU transformou a disputa pela vaga no tribunal em teste para a liderança do governador, personagem cobiçado nas costuras de 2014.

Cidades 1 O programa do PSB que vai ao ar hoje na televisão já é voltado para as eleições municipais. Eduardo Campos, presidente nacional da sigla, lança a bandeira da reforma urbana e propõe corte de impostos para baixar o preço das tarifas de transporte público.

Cidades 2 A propaganda do PSB também apresenta os prefeitos Márcio Lacerda (Belo Horizonte) e Luciano Ducci (Curitiba) como "os dois mais bem avaliados do país", citando pesquisas. "Se fomos capazes de transformar o Brasil, por que não nossas cidades?", é o slogan criado pela legenda.

Antiácido Ausente de eventos públicos desde segunda-feira por causa de uma forte gripe, Geraldo Alckmin também voltou a se queixar de problemas gástricos que o acompanham desde a campanha eleitoral.

Alta tensão 1 O reator de subestação do Paraná que explodiu na sexta-feira passada, provocando um blecaute parcial em 14 Estados, não tinha seguro. O prejuízo a ser debitado na conta de Furnas pode chegar a R$ 4,5 milhões. A decisão de cancelar a licitação para escolha de uma seguradora foi tomada pelo novo presidente da estatal, Flávio Decat.

Alta tensão 2 Segundo a assessoria de Furnas, R$ 4,5 milhões é o preço do reator novo, e ainda não estaria descartada a possibilidade de recuperar o equipamento avariado. A empresa alega ainda que, mesmo se a licitação para contratar a seguradora tivesse prosperado, a franquia seria superior ao dano em questão.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"O voto aberto não fará com que alguém seja condenado injustamente. Mas impedirá a absolvição injusta."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), pregando o fim do voto secreto em processos de cassação, expediente que salvou Jaqueline Roriz (PMN-DF).

contraponto

Um de cada vez


O tempo esquentou na reunião em que o PDT paulista escolhia o novo líder da bancada na Assembleia. Rogério Nogueira queria permanecer no posto, mas teve de enfrentar Major Olímpio, que acabou eleito. Quando a discussão atingia sua temperatura mais elevada, o deputado Rafael Silva, que é deficiente visual, brincou:
-Assim, com todos falando ao mesmo tempo, eu fico mais perdido do que cego em tiroteio!
Às gargalhadas, os colegas de bancada acataram o apelo, e a reunião prosseguiu em tom civilizado.

Nenhum comentário: