sábado, setembro 24, 2011

PAULO SANT’ANA - Vem aí verão rigoroso


Vem aí verão rigoroso
 PAULO SANT’ANA
ZERO HORA - 24/09/11

O dólar deu um salto espetacular neste mês de setembro. Já bateu em quase 17% de valorização, fato jamais visto. Nesses últimos anos, chegou a ser surpreendente que o dólar só caía de valor, foi perdendo aquela aura de moeda forte e dominante.

De repente, neste mês, o dólar enlouqueceu e foi subindo numa disparada louca, que assusta os governantes e os analistas financeiros.

Se alguém tivesse tido o topete de investir em dólar neste mês de setembro, amealharia fortunas.

Este aumento súbito e violento do dólar traz grandes preocupações à economia. Muito do que consumimos contém insumos em dólar, fatalmente essa alta do dólar acarretará inflação.

Um outro detalhe não passou despercebido nem por mim, que entendo patavinas de mercado financeiro. É que sou muito antigo, sendo assim adquiri experiência: através dos tempos, nas últimas décadas, observei que, sempre que havia queda nas bolsas, isso era acompanhado de alta do dólar.

Ora, as bolsas andaram despencando fragorosamente nos últimos meses, mas o dólar permanecia estável.

Até que agora veio a lógica antiga: o tombo sensacional das bolsas é acompanhado hoje da alta súbita e violenta do dólar.

Ou seja, teria bastado a um especulador financeiro que fosse observar a queda das bolsas e tratasse de comprar dólares, se a tradição se confirmasse, os lucros seriam óbvios e compensadores.

Não deu outra, bolsa em baixa, dólar em alta: não há nada de novo no horizonte do mercado financeiro.

Na meteorologia, se dá o mesmo. Ela também guarda dogmas, como o mercado financeiro.

Agora mesmo, tivemos o inverno mais rigoroso dos últimos tempos. Isso para a meteorologista Estael Sias e seu colega Cléo Kuhn, nossos guias da RBS. Porque, para mim, foi o inverno mais rigoroso dos últimos 72 anos, prazo em que sobrevivo sobre a Terra.

Pois bem, tivemos sete dias em julho de temperatura abaixo de zero, tivemos até nesse inverno inesquecível três dias de neve, o que não acontecia havia 17 anos.

Era frio e chuva todos os dias.

E onde o dogma? É que eu, que não sou mais sábio nem mais inteligente que ninguém, sou, no entanto, mais velho.

E sempre notei em minha vida que, quando se tinha um inverno rigoroso, ele era seguido de um verão também rigoroso.

Portanto, saiam da frente, vem aí um verão senegalesco. Nem sei como a gente tem de se preparar para um verão africano, mas aviso: vamos suar em bicas, vai ser difícil andar nas ruas, sem ar condicionado, no verão que se aproxima.

Ainda mais que há vestígios de que a chuva não cessou, vai invadir a primavera. Nunca mais os habitantes de Bagé irão se queixar de seca e de torneiras sem água.

Quem sobreviveu a esse inverno é um herói, capaz até de não ser rebaixado para a segunda divisão.

Nenhum comentário: