domingo, setembro 18, 2011

MÔNICA BERGAMO - CHAPA ALVINEGRA


CHAPA ALVINEGRA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 18/09/11

A escola de samba Gaviões da Fiel diz não ter medo de ser acusada de chapa branca ao homenagear Lula no Carnaval 2012

A escola de samba Gaviões da Fiel já está em velocidade máxima nos preparativos de seu desfile de Carnaval de 2012. O ex-presidente Lula, num carro alegórico, será a estrela do samba, que contará a sua vida. Ou melhor, só "a parte linda e bonita da história dele", segundo revela Antônio Alan Silva, o Donizete, presidente da agremiação, à repórter Lígia Mesquita.

Mensalão? Nada disso. Quebra do sigilo do caseiro Francenildo? Nem uma alegoria a respeito. Protestos? Só os que Lula comandou contra os outros em seus tempos de sindicalista. O ex-presidente, corintiano de carteirinha e padrinho do bilionário Itaquerão, o tão sonhado estádio do Timão, será reverenciado na avenida com os slogans "Verás que o Filho Fiel Não Foge à Luta" e "Lula, o Retrato de uma Nação".

"Vai meu gavião... cantando a saga do menino sonhador/ Um filho do sertão, cabra da peste... irmão/Que Deus pai iluminou", diz a letra de uma das músicas que concorrem a samba oficial da escola. "Companheiro fiel/ Por liberdade/ Na corrente do bem/ Contra a maldade", segue o refrão.

O abre-alas, com o título A Despedida do Carcará e do Escorpião em Busca do Mundo Melhor, representará a saída de Lula, criança, de Garanhuns, em Pernambuco -o ex-presidente é do signo de escorpião. Uma das alas subsequentes terá componentes com fantasias inspiradas no animal. a Lula vai desfilar no último carro alegórico. Não tem fantasia -vai vestido como quiser. "Meu sonho é que ele venha de sandálias havaianas", diz o carnavalesco Igor Carneiro, um dos responsáveis pelo desfile, ao lado de Delmo de Moraes e Fabio Lima. Perto do petista, passistas vestirão chapéus com garrafas de cerveja. "A ala vai representar tudo o que ele gosta, tudo o que todo torcedor gosta." Vai se chamar Futebol e Carnaval.

Entre as duas pontas do sambódromo paulistano, 4.500 integrantes devem desfilar no sábado, 18 de fevereiro. Lula é um chamariz poderoso. "O número de destaques pulou de 40 em 2011 para cem em 2012", diz Carneiro. E já há uma lista de espera de 20 mulheres, segundo Cida Araujo, diretora de comunicação da Gaviões. As fantasias começam a ser vendidas amanhã, com preço em torno de R$ 500 -as de destaque, a partir de R$ 2.000.

A literatura de cordel foi fonte de pesquisa para a comissão de Carnaval da escola. "Usamos as referências principalmente da luta do bem contra o mal na primeira parte do desfile. Isso vai aparecer exageradamente no carro da democracia em duelo contra a ditadura", afirma Carneiro. E no uso de trajes típicos nordestinos e tecidos como chita e juta.

Dona Lindu, mãe de Lula, é a inspiração para a tradicional ala das baianas, que terá o nome Mãe Terra, Mãe Coragem, Pátria Mãe.

A bateria sairá com macacões com desenhos de engrenagens, inspirados nos uniformes de operários. Lula trabalhou em uma fábrica no ABC paulista.

O sindicalismo aparecerá logo na primeira parte do desfile, em uma fantasia que destaca a placa "Greve Geral". Já a ala Fundação de um Partido para os Trabalhadores terá a cor e a estrela do PT. Só não terá o nome da legenda. "Não vamos fazer propaganda política", afirma o carnavalesco Delmo de Moraes.

O carro alegórico A Esperança Venceu o Medo traz um Rolls Royce preto, veículo oficial usado na posse presidencial, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

"Daí em diante, começa o quarto setor do desfile, que fala do sentimento do povo e da autoestima", explica Carneiro. É nessa hora que irão surgir no Anhembi fantasias como Diploma de Brasileiro. "Com o Brasil aparecendo, o Lula devolveu ao povo o orgulho de dizer que é brasileiro." A Copa 2014, no país, e a Olimpíada 2016, no Rio, surgem na ala O Brasil no Mapa.

O final da apresentação fará a ligação do fundador do PT com o Corinthians. O ex-presidente desfilará ao lado da mulher e de seus convidados no último carro, que trará a imagem de são Jorge, padroeiro da equipe paulista.

Lula se reuniu com os carnavalescos e a diretoria da agremiação há dois meses. "Ele ficou emocionado, dava pra ver os olhos lacrimejando. Ele não fez nenhuma objeção e foi muito simpático. Chamou todo mundo pra entrar na sala", diz Moraes. "A gente assustou quando ele brincou com o horário do desfile. Ele falou: 'Se for muito tarde...' e fez uma pausa. Aí continuou: 'Não vou poder levar as crianças!'. E todo mundo riu", lembra Carneiro. >> Veja a primeira eliminatória dos sambas-enredo e a entrevista com os carnavalescos
folha.com/no976023

LINDA E BONITA

Antônio Alan Souza Silva, presidente da Gaviões da Fiel, falou à coluna:

Folha - Não teme desagradar quem não gosta do Lula?
Antônio Souza Silva - Nem Jesus agradou a todo mundo. Mas tenho certeza que a grande maioria tá muito feliz aí com nossa escolha.

Quem está patrocinando?
A gente usa os recursos que todas as escolas têm, que vêm da Liga das Escolas de Samba. E estamos tentando captar outros.

Com quem?
Isso é um trabalho particular e a gente prefere não expor para não atrapalhar as negociações. Além da nossa cerveja [Nova Schin], não temos ninguém ainda.

Qual o valor estimado?
Não sei. Mas pode ter certeza de que o investimento é muito grande.

A Gaviões não corre o risco de ser acusada de chapa branca?
Não vimos pelo lado político. Não estamos fazendo marketing. Essa escolha foi feita pelo fato de ele ser corintiano e ter uma história muito bonita.

O mensalão vai aparecer?
O mensalão não.

Por que nenhuma crítica?
Acima de tudo, a gente vai contar a parte linda e bonita da história de vida dele, entendeu? É só isso que nos interessa.

Nenhum comentário: