quarta-feira, setembro 14, 2011

MARTHA MEDEIROS - Eu não sou passarinho

Eu não sou passarinho
 MARTHA MEDEIROS
ZERO HORA - 14/09/11

Convencionou-se que pessoas de boa índole gostam da natureza. Bom, eu gosto muito da natureza, ainda que não seja a candidata ideal para me exilar num sítio ou numa praia deserta por um tempo que exceda o período de férias. Além disso, tenho uma relação pouco amistosa com passarinhos, logo com eles, os representantes oficiais da vida ao ar livre. Se o quesito for esse, não sei se minha índole poderá ser bem avaliada.

Quando criança, os contos de fada tentaram me convencer da prestatividade dos passarinhos. Quando a Gata Borralheira resolveu que iria ao baile no castelo do príncipe mesmo sem ter um trapo decente para vestir, foram os passarinhos que a ajudaram a se transformar numa Cinderela, providenciando tecidos coloridos e customizando as peças. Eles praticamente inventaram a profissão de personal stylist.

No desenho da Branca de Neve, foram ainda mais prestigiosos. Conduziram a mocinha, perdida na floresta, até a casa dos anões, que ela jamais encontraria sem um GPS. E, depois, quando a bruxa malvada a envenenou com a maçã, foram eles que correram até a mina e alertaram os anões para o que estava acontecendo. Twitter pra quê?

Enquanto escrevo esta crônica, às 9h, escuto pássaros. É encantador, se levarmos em conta que estou instalada no 10º andar de um prédio num bairro movimentado da cidade. Como a rua é arborizada e há um parque quase em frente, a passarinhada está garantida. Só que eles não começaram a cantar agora. Estão cantando desde cedo. Bem cedo. Desde as quatro da manhã, pra ser exata. Eu adoraria acordar com o canto dos pássaros às quatro da manhã se tivesse que levantar para ordenhar vacas, cortar lenha e assar o pão em minha casinha romântica instalada no cenário idílico do campo, mas não levo uma vida romântica: me deixem dormir.

Também não preciso levantar às quatro da manhã para preparar o almoço das crianças e então pegar três ônibus para chegar ao trabalho. Tivesse essa vida sacrificada que tantos têm, acordar com os passarinhos seria menos aflitivo do que acordar com um estridente despertador. Mas não levo essa vida sofrida, o horário que devo sair da cama é exatamente 6h50min. Só que abro os olhos bem antes disso. Muito antes. Por obra e graça você sabe de quem.

A primavera está chegando e isso é uma notícia alvissareira depois de um inverno tão castigante. É o momento de recepcionar com alegria os inofensivos e belos cantantes matinais, que tanta poesia conferem ao nosso cotidiano. Pena que eu não seja assim tão nobre. Tenho vontade de abater um por um durante sua sinfonia da madrugada. Só gosto de passarinho em estampas, selos, quadros e fotos (mentira, mentira, nem isso, só estou querendo angariar sua simpatia). Índole nota 7,5.

11 comentários:

Juliana Marcon disse...

Eu fiquei chocada quando li esta sua crônica, você tem que dar graças a Deus que esta sendo acordada pelo canto dos pássaros e não pelo som que fazem os projeteis que saem das armas de bandidos ou de policiais. Afim os pássaros se adaptaram aos seres humanos, pois fomos nós que invadimos o seu território e não eles. Não é só porque você mora em uma cidade e não no “campo” que não tenha que escutar o belo som destes animais, até porque convivemos diariamente com sons horrendos e ensurdecedores e nem por isso reclamamos, o canto de um pássaro é algo que nos acalma. Acho que você deveria rever bem os seus conceitos e pensar um pouco antes de escrever as suas crônicas, porque afinal as pessoas podem interpretar de varias formas, que nem achei um pouco de cinismo da sua parte falar que os bichinhos só podem cantar a esta hora da manhã em um sitio ou campo, que só assim você apreciaria. Desse do pedestal que você não esta com essa bolinha toda.

Impressões de um cotidiano triste disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

adoro a Martha Medeiros, e o que ela escreve é o que sente, não escreve para agradar "gregos e troianos", mas escreve o sentimento dela. Liberdade de expressão e democracia.
Tem certeza que são esses o grande orgulho do Brasil.

Anônimo disse...

Fiquei triste por essa moça que "mora em um bairro movimentado" e só reclama do canto dos pássaros. Tão perdida na rotina massacrante da cidade que a natureza virou incômodo. É isso que a vida moderna faz com as pessoas. Convence-as de que o ser humano tem controle absoluto sobre o mundo. Mas basta um passarinho cantor para mostrar que dinheiro e tecnologia não garantem que a vida vai ser exatamente como a gente acha que deve ser...

Anônimo disse...

Fico assustada como as pessoas que acham que todos devem pensar como elas.
Ser contra ou a favor de ouvir passarinhos é apenas a menor questão. A mim incomoda mais as pessoas que não dão às outras o direito de serem diferentes. Esses pobres coitados que acham que só existe uma maneira de ser feliz. Sinto por terem pelos passarinhos maior compaixão do que pelos outros seres humanos.

Anônimo disse...

vivemos em um país livre,temos liberdade de EXPRESSAO, entao podemos falar o que pensamos mesmo nao agradando a muitos. Quem nao gostou desta crônica que apenas a ignore.Quero saber quem gostaria de ser acordado às 04:00 da manha por passarinhos cantando absurdamente alto e tendo um dia longo pela frente, hein.eu com certeza nao gostaria e ficaria muito irritada e pensaria em matá-los.mas assim como martha levantaria e seguiria minha vida em frente ... bjs martha vc é incrivel

Anônimo disse...

O nome da crônica é "Eu não passarinho".

Anônimo disse...

O nome da crônica é "Eu não passarinho".

Guia do Engenheiro Mecânica disse...

E ai já se acostumou com os passarinhos?
Acho que pessoas enchem mais a paciência que os pássaros. Os pássaros se comparado aos seres humanos não tem tantas performances para aporrinhar. Hoje existem sons de alta performance que um caipira, funkeiro, sambista ou um roqueiro de heavy metal poderia escutar as das 2h-4h da manhã debaixo da sua janela. Martha considero que você deve ser feliz, se não for, nem é por causa de pássaros. Você vai superar isso facilmente com um isolamento acústico. Se eu fosse um vendedor de sistema de som ou isolamento acústico já teria clientes só de ler esse blog... bjos

Anônimo disse...

Essa tal Martha Medeiros, se queimou com todos os ativistas e amantes de animais, como se não bastasse ter tido a infelicidade de comentar seu SADISMO por touradas, agora isso???? Ela Deve estar com alguma depressão profunda, ou falha de caráter mesmo...é pedir pra se afundar de vez com a sociedade e a natureza!!

Anônimo disse...

Quanto tu ganha pra ser tão PUXA-SACO??? está cagada de erros e ainda quer argumentar a favor disso?? Vai capinar um pátio!!