domingo, setembro 25, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO



"Empreendedorismo é a melhor alternativa para jovens nos EUA"
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 25/09/11

Por conta de trabalhos em que mostra como pessoas bem-sucedidas atingiram a excelência em suas carreiras e como as empresas podem mudar suas culturas, o escritor Malcolm Gladwell, colunista da revista "New Yorker", virou best-seller da área de administração e negócios.
Autor de "Fora de Série" e "O Ponto da Virada" (editados pela Sextante), Gladwell diz que o empreendedorismo é a melhor alternativa para recém-formados nos EUA.
"Os EUA têm uma cultura que encoraja correr riscos e apoia as ideias dos empreendedores. Há uma cultura que reconhece que construir uma empresa a partir do zero é algo legítimo e que isso pode ser mais importante do que um emprego estável", diz o britânico criado no Canadá.
O Vale do Silício, segundo Gladwell, exemplifica essa característica da cultura norte-americana. O Facebook, por exemplo, foi financiado por entidades da região.
"É uma estrutura receptiva a ideias não testadas."
A possibilidade de funcionários de uma empresa desencadearem mudanças culturais é outra questão abordada na obra de Gladwell.
"As pessoas desempenham papéis sociais que podem não estar representados em seus cargos. As empresas devem entender que o poder de indivíduos socialmente centrais também pode estimular mudanças."
O entendimento de sucesso também é discutido pelo escritor. "Há uma tendência em tentar reduzir os motivos que levam uma pessoa a ser bem sucedida. Além da inteligência, há outros fatores importantes como o contexto social em que as pessoas foram criadas, sua história familiar, sua geração e seu passado."

"Os Estados Unidos têm uma cultura que encoraja correr riscos e apoia as ideias dos empreendedores. Ser empreendedor é considerado prestigioso em nossa sociedade

"Há uma tendência em tentar reduzir os motivos que levam alguém a ser bem-sucedido. Além da inteligência, há outros fatores importantes, como a história familiar da pessoa e seu passado

O QUE ESTOU LENDO
José Eduardo Cardozo,
ministro da Justiça
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem à cabeceira a coletânea de contos "Acqua Toffana", livro de estreia de Patrícia Melo. "Gosto muito dela, de como escreve; já havia lido outros livros da Patrícia, como 'Valsa Negra', sobre um maestro casado com uma mulher mais nova, e 'Inferno'."

SECA SUSTENTÁVEL
A Agropalma, produtora de óleo de palma, mudará seu processo industrial para reduzir o consumo de água e a emissão de gases do efeito estufa por efluentes. Serão investidos R$ 20 milhões. "Cinco indústrias serão readequadas. A primeira começou a operação neste mês", diz Hilário Rodrigues de Freitas, diretor-geral.
Em 2014, o volume mensal de água limpa consumida será reduzido em 25%. Em ação semelhante, as iniciativas ecoeficientes da Mexichem Brasil nas fábricas da marca Amanco desde 2001 geraram economia de US$ 60 milhões de 2002 a 2010. Entre ações para 2012 na Ambev está a meta de reduzir para 3,5 litros o consumo de água usado na produção de 1 litro de bebida.

INFLAÇÃO IMOBILIÁRIA
O preço do metro quadrado em Curitiba dobrou de valor nos últimos dois anos, de acordo com estudo da consultoria Binswanger Brazil.
O período coincide com a época em que a cidade foi confirmada como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
A escassez de ofertas nos bairros mais procurados, como Batel, Ecoville, Champagnat e Cabral, é uma das principais razões para a alta, segundo Ulisses de Paula, diretor da companhia.
Nos últimos dois anos, o valor médio do metro quadrado também cresceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, 39,1% e 36,9%, respectivamente, de acordo com a Jones Lang LaSalle.
"Nesses casos, o crescimento macroeconômico do Brasil teve mais influência que a Copa do Mundo", afirma André Costa, diretor da consultoria imobiliária.

Equestre A Hermès traz ao país a sela de salto Talaris, durante a Copa Hermès de Hipismo, em outubro. Projetada por artesãos da marca, a sela tem fibras de carbono e titânio que a tornam 1,5 quilo mais leve, segundo a empresa. O produto estará à venda no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

com JOANA CUNHA, VITOR SION, LUCIANA DYNIEWICZ e FELIPE VANINI BRUNING

Nenhum comentário: