quarta-feira, setembro 21, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO



Motorola quer montar no país aparelho de TV a cabo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 21/09/11

A Motorola Mobility planeja abrir, em Manaus, uma linha de fabricação de "set top boxes", aparelhos instalados nas residências para o uso de TV a cabo.
As discussões para substituir, em 2012, as importações, que hoje são provenientes da Ásia e da Europa, por uma produção local foram estimuladas pela recente aprovação do projeto de lei 116, de acordo com Marcos Takanohashi, diretor da companhia. A nova legislação autoriza a entrada das empresas de telecomunicações no mercado de televisão por assinatura no Brasil, o que deve elevar o consumo do produto.
A empresa estima que a demanda do mercado brasileiro para o setor alcance 500 mil unidades ao ano dentro dos próximos cinco anos. "Estamos vinculando a fabricação a esse aumento de demanda", diz Takanohashi. "Inicialmente, esse mercado deve crescer por volta de 300% a 400%, porque hoje o número de assinantes é próximo de zero. Após os primeiros dois anos, deve se estabilizar entre 15% e 20%", diz.
Os mercados maduros, como EUA e Europa, tiveram a mesma curva de crescimento, com estabilização em 5% após atingir a maturidade. "Já temos hoje fabricação de 'cable modem' [roteadores residenciais para acesso a internet] em Jaguariúna (SP), que entra na legislação de informática. Os 'set top boxes', que estão na legislação de audiovisual, precisariam ser fabricados em Manaus", diz.

DE TERRA ESTRANGEIRA
A cobrança de 6% de IOF na entrada de investidores estrangeiros em renda fixa desestimula a saída do país, mas é digna de nota a insatisfação deles com as últimas medidas do governo. Parte desses investidores de fora critica o que chama de protecionismo e mudança de rumo. Há rumor de uma grande posição zerada, mas o que se ouve falar nas mesas de operação é redução nos últimos dias do fluxo que estava vindo para o Brasil.

NEGOCIAÇÃO NOS BANCOS
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região discutem amanhã em assembleia a contraproposta de reajuste salarial de 7,8%, feita pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Os dirigentes sindicais, que pedem aumento de 12,8%, defendem rejeição da proposta e greve a partir da próxima terça-feira. "O aumento real dessa proposta é de apenas 0,37%", afirma a presidente do sindicato, Juvandia Moreira. A Fenaban, por meio de sua assessoria de imprensa, argumenta que o reajuste será acima da inflação pelo oitavo ano consecutivo. A entidade também "estranha a radicalização, já que ficou acordado retomar as discussões na sexta", quando haverá nova reunião.

Carteira... O emprego no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo subiu 0,6% em julho ante junho e alcançou 954.717 vagas, segundo a Fecomercio.

...assinada O total de admitidos ficou 4,4% abaixo do registrado em junho. O volume de demitidos foi 7,75% inferior aos 44.799 funcionários dispensados no mês anterior.

AMÉRICA DO SUL ELETRÔNICA
A América do Sul será responsável por 12% das compras mundiais de produtos eletrônicos neste ano, segundo pesquisa da empresa GfK. Em 2010, a participação da região no mercado foi de 10% e, no anterior, de 9%. Produtos de tecnologia da informação, principalmente os que permitem mobilidade, foram os que tiveram maior crescimento nas vendas. No primeiro semestre deste ano, a comercialização de notebooks no Brasil cresceu 26%, ante mesmo período de 2010. Na Argentina, o aumento foi de 76%. Apesar da expansão relativamente pequena, o Brasil foi responsável por 80% das vendas na região.
No segmento de desktops, o mercado brasileiro foi em direção contrária ao mundial. Enquanto as vendas caíram na maioria dos países, no Brasil, aumentaram 4%. Os consumidores da nova classe média que adquiriram seu primeiro computador foram os responsáveis pela expansão.

Argentina e Venezuela compram menos, e exportação de celular cai

A exportação de telefones celulares produzidos no Brasil caiu 72% em três anos, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Entre janeiro e agosto deste ano, 4,3 milhões de unidades foram vendidas para outros países. No mesmo período de 2008, esse número era de 15,4 milhões.
"Os principais mercados dos nossos produtos eram Argentina e Venezuela, que criaram medidas para obrigar as fabricantes a produzirem em seus territórios", afirma o presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato. A importação de celulares, por sua vez, cresceu 111% desde 2008 e deve chegar a 15 milhões de unidades neste ano. "O mercado interno está absorvendo a produção, mas, com o câmbio atual, além do aumento da importação, a tendência é que até mesmo as companhias com fábricas no Brasil transfiram a produção para outros países."

"Os principais mercados dos nossos produtos eram Argentina e Venezuela, que criaram medidas para obrigar as fabricantes a produzirem em seus territórios"
HUMBERTO BARBATO
presidente da Abinee

MATERNIDADE
A farmacêutica MSD investirá, em todo o mundo, US$ 500 milhões (cerca de R$ 895 milhões) nos próximos dez anos para reduzir as mortes em decorrência de complicações na gravidez e no parto. O novo projeto foi discutido ontem entre a empresa e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O valor será aplicado no desenvolvimento de novas tecnologias e na conscientização da população, entre outros projetos.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: