segunda-feira, setembro 12, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Consumo de asfalto será 15% menor em 2011
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 12/09/11

A produção de asfalto deve quebrar um longo ciclo de alta neste ano no Brasil.
O setor, que no ano passado superou 3 milhões de toneladas consumidas em obras, estima uma queda de 15% para 2011, segundo levantamento do grupo de vias da Fiesp e do Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada de São Paulo).
O último dado, de julho, aponta um consumo de cerca de 248 mil toneladas, redução de 15,7% na comparação com o volume registrado 12 meses atrás.
No ano passado, impulsionada, principalmente, pelas regiões Norte e Nordeste, o consumo de asfalto disparou no país. Sem ter como suprir a demanda, o país recorria a importação.
"Nós passamos, em um curto período, de 2 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas. Agora voltaremos a patamares abaixo de 2,7 milhões", afirma Manuel Rossitto, coordenador do grupo de vias da Fiesp.
O setor vivenciou, nos últimos meses, uma redução das contratações de obras, mas há perspectivas de recuperação no próximo ano, de acordo com Rossito.
"O governo de São Paulo liberou a duplicação da Rodovia dos Tamoios. Nesta semana os governos federal e estadual assinam convênio para as obras do Rodoanel Norte, além da retomada das contratações pelo Ministério dos Transportes", afirma.

MODELAGEM FEMININA
O Grupo Via Veneto, dono das marcas masculinas Brooksfield, Harry's e Via Veneto, além de representante da Salvatore Ferragamo no Brasil, vai acelerar a expansão da grife nacional feminina, a Brooksfield Donna.
De 2009 para cá, surgiram nove lojas, contando a recém-aberta unidade no Shopping Cidade Jardim.
Até o início do próximo ano, serão mais sete lojas, todas próprias e em shopping centers, um investimento de R$ 13 milhões.
No roteiro das inaugurações estão Curitiba, Rio, Vitória, São Caetano, São Paulo, e, para 2012, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.
"Estávamos há muito focados no masculino e esse plano de crescer no feminino já é antigo", conta a sócia-diretora Mariana Nassralla, responsável pela Donna e pela operação da Salvatore Ferragamo.
"A mulher consome muito e nossos clientes homens também pediam para termos artigos femininos para suas esposas em nossas lojas", acrescenta Nassralla.

Copa beneficia 300 mil micro e pequenas empresas em SP

Cerca de 300 mil micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo poderão crescer economicamente com a Copa de 2014, segundo pesquisa do Sebrae-SP que será divulgada hoje.
O setor de comércio concentra 51% dessas empresas, seguido pelo de serviços e pelo de indústria, com 30% e 19%, respectivamente.
"As micro e pequenas empresas do Brasil devem lucrar cerca de R$ 140 bilhões com o mundial. Entre 30% e 35% desse valor [de R$ 42 bilhões a R$ 49 bilhões] devem ficar em São Paulo", afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
A pesquisa também aponta 456 possibilidades de negócios. "São atividades que serão impactadas pela Copa, como uma agência de turismo ou uma empresa de TI (tecnologia da informação)."
O setor de turismo e de atividades ligadas a ele (gastronomia, programação cultural e artesanato, por exemplo) lideram o número de possibilidades (139). São cerca de 89 mil empresas do segmento que se beneficiarão.
Em seguida, aparecem os setores de TI e agronegócios.

LEI DE FALÊNCIA
A unificação internacional das leis sobre compensação de crédito em situação de insolvência será discutida nesta semana em Roma.
A reunião, organizada pela segunda vez pelo Unidroit (Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado), terá duração de três dias e começa amanhã. O Brasil é considerado um país avançado no assunto, segundo o advogado Fernando de Almeida Prado, sócio do Pinheiro Neto Advogados, que participará do evento.
"O tema é discutido no Brasil desde o ano 2000 e solucionamos a questão com a nova lei de falência", diz Prado.

No interior A Damha Urbanizadora, que tem 39 empreendimentos em nove cidades do país, investirá R$ 20 milhões em novo condomínio residencial em Araraquara (SP). O VGV da empresa em 2011 deve ser de R$ 350 milhões.

CDB... O Banco Volkswagen lança CDB para frotistas e fornecedores da Volkswagen, Man e Audi no Brasil. Hoje, o produto já é oferecido a concessionários. A instituição pretende atingir R$ 200 milhões em aplicações em um ano.

...automotivo O banco investiu no desenvolvimento de ferramentas de segurança para o lançamento do CDB. O produto será vendido para frotistas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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