quarta-feira, setembro 07, 2011

ILIMAR FRANCO - Voto liberado


Voto liberado 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 07/09/11

O governo Dilma não quer pagar a conta do resultado das eleições para a vaga da Câmara no TCU. Como os partidos da base estão divididos e há, pelo menos, quatro aliados concorrendo, o Planalto tirou o time. “O governo não vai se meter. Não terá candidato e liberou o voto de sua base parlamentar”, diz o líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). A tendência do PT, que gostaria de uma candidatura única, é adotar a mesma postura.

Os tucanos e as eleições para o TCU
Sobre as eleições para a vaga da Câmara para o TCU, o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, afirma: “Não vai ser possível o PSDB fechar com uma candidatura. Entre nós, há eleitores do Jovair Arantes (PTB-GO), do Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e de Ana Arraes (PSB-PE)”. Ele informa que “Aécio não pediu nada” e especula que ele teria dificuldade de pedir votos para um candidato. Explica que, ao se posicionar, Aécio precisa considerar vários fatores e acrescenta: “O Jovair foi um parceiro do Aécio na sua eleição para a presidência da Câmara (2001/2003), quebrando o monopólio PFL-PMDB, no governo FH”.

"O governo Dilma ora passa a ideia de que a crise econômica internacional é irrelevante ora que a crise é importante” — Lelo Coimbra, deputado federal (PMDB-ES)

O QUE FAZER?
 Ex-ministro do governo Lula, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) prepara proposta para que a receita da aplicação dos recursos do petróleo do pré-sal possa ser usada para a construção de uma vasta rede de linhas de metrô nos maiores centros urbanos do país. Argumenta que os trabalhadores, que gastam muitas horas dentro dos ônibus, com mais linhas de metrô, ficariam mais tempo com os filhos.

Rachados
O PDT do Rio rachou na convenção nacional do partido, no fim de semana. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) ficou contra a proposta do deputado federal Brizola Neto (RJ) de realizar eleições diretas para os cargos de direção partidária.

No camarote
Os aliados de Brizola Neto se referem aos que apoiam o ministro como a “claque do contracheque”. Enquanto isso, o líd er do PDT na Câmara, o sindicalista Paulo Pereira da Silva, vê nessa divisão a sua chance de assumir o partido.

Aliados de Marta em campanha

Os aliados da senadora Marta Suplicy (PT-SP) avaliam a pesquisa Datafolha, em que ela lidera com 31%: “A candidatura dela é a melhor chance de o PT retomar à prefeitura de São Paulo”. Sobre o poder do ex-presidente Lula: “Que força é essa? O Lula pede para a Marta, o (Jilmar) Tato e o (Carlos) Zarattini e ninguém retira suas candidaturas!”. E sobre o Congresso do PT: “O Lula, via Gilberto Carvalho, tentou aprovar regras dificultando a realização de prévias no partido e foi derrotado”.

Bala na agulha 
O chamado candidato cidadão ao TCU, o auditor Rosendo Severo, faz uma campanha incomum para o cargo. Ele está veiculando sua propaganda em emissoras de rádio de Brasília. O seu horário eleitoral chama-se “Voz do Cidadão”.

Recorde
No bimestre de junho e julho, o Ministério do Desenvolvimento Social comprovou que 87% das crianças beneficiadas pelo Bolsa Família estão frequentando a escola. Esse percentual corresponde a 14,3 milhões de 16 milhões de bolsistas.

 PÉ NA ESTRADA. A Polícia Federal superou qualquer previsão de emissão de passaportes em agosto. Foram 207.409 — 33% a mais do que em agosto do ano passado. Este ano já foram expedidos 1.418.639 passaportes, 40% a mais do que em 2010.
 O PMDB da Bahia expulsou ontem três de seus seis deputados estaduais. Eles votaram a favor de projeto do governador petista Jaques Wagner. 
 GREVE NO MARACANÃ. Fala o presidente da UGT, Ricardo Patah: “A obra do Maracanã se transformará em parâmetro para as demais.” O sindicato que lidera a greve na obra é filiado à central.

Nenhum comentário: