sexta-feira, setembro 09, 2011

ILIMAR FRANCO - Todos são iguais


Todos são iguais 
ILIMAR FRANCO
O Globo - 09/09/2011

As redes sociais estão convocando novos atos contra a corrupção, em várias capitais do país, no dia 20 de setembro. O objetivo é transformar essa luta numa campanha de massas, como a das Diretas Já. Todas essas manifestações têm em comum: bandeiras só se forem do Brasil e políticos não são bem-vindos. Uma das organizadoras do ato na Cinelândia, no Rio, Cristine Maza explica a restrição: "Políticos e partidos estão todos envolvidos com a corrupção. Esta é uma luta da sociedade."

Secretário tucano quer divisão do bolo
O PSDB é contra a recriação de um imposto para financiar gastos com a Saúde, como a CPMF. Mas, como a oposição não tem votos para impedir que isso ocorra, se o governo Dilma fechar a base aliada, alguns tucanos também estudam propostas para descentralizar a aplicação dos recursos e de melhoria da gestão. O secretário de Saúde da cidade de São Paulo, o tucano Januário Montone, sobre a nova CPMF, diz: "Temos que evitar que seja mais uma receita da União a ser disputada de joelhos por estados e municípios". Ele defende que a arrecadação seja compartilhada por União (50%), estados (25%) e municípios (25%).

Essa gurizada das redes sociais vai tomar conta das ruas do país" - Pedro Simon, senador (PMDB-RS), sobre as manifestações contra a corrupção

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
Sobre eventuais discrepâncias entre governadores do partido, como Teotônio Vilela (AL), que já defendeu a criação de um imposto para financiar a Saúde, e a posição oficial do PSDB, o líder na Câmara, Duarte Nogueira (SP), explica: "Uma coisa é o empenho institucional de quem está no Poder Executivo, outra é a ação do partido no Congresso. Nenhum deputado ou senador tucano defende ou votará a favor de um novo imposto."

Ciumeira
Mal-estar no governo com a ação no Congresso, de última hora, do Ministério da Defesa em favor do projeto da Comissão da Verdade. Os petistas dizem que a Secretaria de Direitos Humanos já tinha aparado todas as arestas.

Solidariedade
A Fundação Cultural Palmares está organizando show musical, no mês que vem, para obter alimentos e ajudar a combater a fome na Somália. O presidente da entidade, Eloi de Araujo, já obteve a adesão de Carlinhos Brown.

Dor de cabeça
O Planalto tentou minimizar o impacto do relatório da CGU sobre corrupção no Ministério dos Transportes. Mas os ministros políticos estão preocupados. Vislumbram que terão mais problemas, sobretudo com os seis senadores do PR.

Uma agenda de combate à corrupção
Senadores de vários partidos vão apresentar uma lista de propostas destinadas a combater a corrupção. Um dos projetos pretende atacar a impunidade e reduzir o número de recursos nos tribunais. Outro vai propor o fim das emendas individuais de parlamentares aos Orçamentos da União, dos estados e dos municípios. Os senadores também querem reduzir o número de funções gratificadas, pelas quais o Poder Executivo contrata funcionários que não são de carreira e concursados.

Mel
No encontro que teve com a bancada do PSDB, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que o governo Dilma pretende executar também as emendas ao Orçamento apresentadas pelos parlamentares de oposição.

O PRESIDENTE do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), tem conversado muito com o governador Eduardo Campos (PSB-PE). O PSDB quer participar da chapa do PSB nas eleições para a prefeitura de Recife.

INTRIGA. Os aliados da candidatura da deputada Ana Arraes (PSB-PE) ao TCU estão lançando o nome de um dos adversários, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a candidato a presidente da Câmara.

O LÍDER do PDT na Câmara, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), fala sobre a disputa no partido: "Reafirmo meu apoio ao ministro Carlos Lupi."

Nenhum comentário: