quinta-feira, setembro 29, 2011

ILIMAR FRANCO - Nova batalha


Nova batalha 
ILIMAR FRANCO
 O Globo - 29/09/2011

O PSD vai iniciar nova batalha no TSE. O partido quer receber recursos do Fundo Partidário. Se conseguir, entrarão no seu caixa cerca de R$10 milhões neste ano. Mas para isso terá de vencer batalha jurídica contra o DEM e os partidos que perderam deputados para o PSD. Eles é quem perderão receita. O novo partido avalia que se ganhar embate do Fundo, o TSE também lhe dará tempo de TV nas eleições municipais de 2012.

Copa
É dominante na coordenação do governo Dilma a convicção de que a Fifa está extrapolando nas exigências legais para realizar a Copa do Mundo. Um ministro comentou: "A Fifa quer ganhar até com a carrocinha de cachorro-quente."

Déjà-Vu
Em jantar, anteontem à noite, com 41 deputados tucanos, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) previu: "O governo Dilma enfrentará muitas dificuldades", "terá anos difíceis pela frente", "será um governo pálido de realizações" e que "emergirá um movimento no PT pela candidatura Lula em 2014". O fato lembra vaticínio, atribuído ao ex-presidente Fernando Henrique, em 2002, de que o ex-presidente Lula não conseguiria governar o país sem chamar os tucanos para compor seu Ministério.

Essas marchas são do povo e para o povo. Portanto, não queremos a presença de partidos políticos, sindicatos ou qualquer movimento ligado à política" - II Marcha Contra a Corrupção, vídeo no YouTube convocando protesto nacional para 12 de outubro

Bandeiras
No seu programa na tevê, amanhã, o PSOL vai propor a redução dos juros, o fim do voto secreto no Congresso e a ampliação da participação popular nas decisões. O partido vai insistir no bordão: "PSOL, um partido necessário".

Repeteco
Fala o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): "O PSDB errou ao apoiar o governador Eduardo Campos na eleição do TCU. Como errou ao apoiar Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara. O PMDB não veio para cá nem o PSB virá."

Na mira
O prefeito Gilberto Kassab quer agora ampliar a bancada do PSD no Senado. Hoje são dois: Petecão (AC) e Kátia Abreu (TO). Os novos objetos de desejo: Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Blairo Maggi (PR-MT) e Jayme Campos (DEM-MT).

PMDB quer adotar método português
O PT baixou na casa do líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), ontem de manhã, para tentar salvar a reforma política. Como o PMDB não aceita o texto do relator Henrique Fontana (PT-RS), o deputado Marcelo Castro (PMDB-CE) apresentou uma nova proposta. Ela prevê financiamento público para presidente, governador, senador, prefeito de cidades com mais de 50 mil eleitores e para 50% dos deputados federais, estaduais e vereadores (eleitos em lista). Nos demais casos: financiamento privado. Sendo que 50% das vagas para o Legislativo seriam ocupadas pela Fórmula D"Hondt, adotada em Portugal.

Estratégia para votar a lei dos royalties
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), está promovendo uma verdadeira paralisação da Casa. Ontem, os deputados não votaram nem devem fazê-lo nos próximos dias. O objetivo da maioria dos deputados é evitar o envio de novas medidas provisórias para o Senado, além das quatro que lá estão. Querem evitar que a pauta do Senado fique trancada, viabilizando a votação, na próxima terça-feira, do projeto de redistribuição dos royalties do petróleo.

IRONIA dos deputados do DEM: vários governadores tucanos filiaram deputados no PSD de Kassab. E este agora quer fazer de seu partido o terceiro da Câmara, maior que o PSDB, que tem 53 deputados.

OS DEPUTADOS Edson Santos (PT-RJ), Brizola Neto (PDT-RJ) e Otavio Leite (PSDB-RJ) foram ontem negociar a lei dos royalties no Senado, irritando o restante da bancada do Rio. "A bancada do Rio está esquecendo de fazer política", rebateu Edson Santos.

AS MINERADORAS VÃO PAGAR. A assessoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) explica que o projeto que aumenta os royalties dos minérios não implicará em novo imposto para os contribuintes.

Nenhum comentário: