sexta-feira, setembro 02, 2011

ILIMAR FRANCO - Geração espontânea


Geração espontânea 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 02/09/11

A presidente Dilma fica irritada cada vez que seus líderes no Congresso defendem a criação de um novo imposto. Na campanha eleitoral, ela assumiu o compromisso de reduzir a carga tributária. O último a contrariála foi o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ao defender um imposto para a saúde. O governo não acha ruim, tanto que está propondo aumentar impostos de cigarros e bebidas, e do DPVAT, mas não quer arcar com o desgaste.

Governo se precavê no Senado
O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), comprometeram- se com o governo que o partido não vai apoiar, na votação da Emenda 29, o aumento do financiamento federal para a Saúde de 7% para 10% da receita bruta da União. O compromisso foi feito em reunião anteontem, da qual participou o ministro Alexandre Padilha (Saúde). Quanto ao PT, o Palácio do Planalto está mais tranquilo, porque o autor da proposta, o governador Tião Viana (PTAC), não está mais no Senado. A presidente Dilma não quer passar pelo desgaste de ter que vetar a medida.

"Eu fui PFL. Eu fui DEM. Eu fui Antonio Carlos Magalhães. Agora eu sou Dilma” — Paulo Magalhães, deputado federal (PSD-BA), em reunião do novo partido com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais)

RUSGA. O PCdoB formalizou ontem a candidatura do deputado Aldo Rebelo (SP), na foto, ao TCU. Ele deverá ter votos nos partidos de esquerda, na bancada ruralista, no PSDB e no DEM, e, informalmente, tem o apoio do Palácio do Planalto. A decisão causou mal-estar no aliado PSB, que lançou a deputada Ana Arraes (PE). “Antes de lançá-la, o PSB consultou o Aldo duas vezes, e ele disse que não seria candidato. Esse comportamento não foi correto”, disse o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Candidatura única
Com a retirada de Sérgio Carneiro (PT-BA), os petistas decidiram que não terão candidato para a vaga de ministro do TCU. O líder Paulo Teixeira (SP) está fazendo um apelo pela unidade para os cinco candidatos dos partidos aliados.

Com Obama
A presidente Dilma vai participar, ao lado do presidente Barack Obama, dia 19, em Washington, de reunião de chefes de Estado da Aliança para Governos Transparentes. Depois, terão um encontro para tratar de relações bilaterais.

UNANIMIDADE. Senadores e deputados, do governo e da oposição, fizeram discursos ontem elogiando a decisão do Copom de reduzir a taxa Selic.
 COMENTÁRIO de banqueiro de uma grande instituição: “Na economia, o Fernando Henrique entrou para a História com o combate à inflação; o Lula, com a redução da pobreza; e a Dilma quer ser a presidente do juros de um dígito.”
 PELAS REDES SOCIAIS está sendo convocada uma Marcha Contra a Corrupção no 7 de Setembro, em Brasília. A concentração será no Museu da República.

Nenhum comentário: