sexta-feira, setembro 23, 2011

ELIANE CANTANHÊDE - Sem punho de rendas


Sem punho de rendas
 ELIANE CANTANHÊDE
FOLHA DE SP - 23/09/11

Dilma capitalizou bem o “fato histórico” de ser a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU, mas falou de “homem para homem”, como se dizia no século passado, ao se contrapor a Barack Obama. Ou melhor, contrapor o Brasil aos EUA e, por tabela, aos países ricos. Senão, vejamos.

Ela enfatizou que há violações dos direitos humanos “em todos os países, sem exceção”, citando inclusive a pena capital. Pois os EUA são useiros e vezeiros em usar os foros internacionais nessa área para espezinhar adversários, mas têm pena de morte e o fantasma de Guantánamo.

Também lembrou “as dolorosas consequências de intervenções que agravaram os conflitos”. O Iraque está aí para contar essa história.

E foi incisiva e muito aplaudida ao defender o Estado palestino, dizer que o Brasil já o apoia nas bases de 1967 e ressaltar que a maioria dos membros da ONU tem a mesma posição. Obama, logo em seguida, ficou falando sozinho numa posição oposta.

O recado mais direto foi na economia, mas Dilma, aí, não mirou só os EUA. Sobrou para todo lado. Ao se dispensar de elencar os culpados pela crise internacional, já que está “suficientemente claro” quem são, ela disparou que não podem querer decidir o que fazer. “Todos têm o direito de participar das soluções”.

O golpe final: nos EUA, 14 milhões de desempregados; na Europa, 44 milhões (para a Comissão Europeia, metade disso). Já o Brasil vive “praticamente um ambiente de pleno emprego”. Ao bater na tecla da cadeira permanente no Conselho de Segurança, Dilma disse que o Brasil “está pronto a assumir suas responsabilidades”.

Mas, cá pra nós, ficou claro que, tivesse chegado lá, estaria dando uma seca-pimenteira na maior potência planetária para acabar com a prática de voto único.

Se, por acaso, os EUA analisavam com carinho a reivindicação, devem ter mudado de ideia.

Nenhum comentário: