segunda-feira, agosto 22, 2011

RUY CASTRO - Agora é cinza

Agora é cinza
RUY CASTRO 
FOLHA DE SP - 2208/11

RIO DE JANEIRO - Outro dia, com a queda de mais um ministro no governo Dilma -o quarto em menos de três meses-, a Folha publicou a tradicional foto do ministério original, batida no começo do ano. Lá estão os 38 titulares, airosos e pimpões em seus ternos azuis, faces rosadas e vestidos vermelhos -exceto os ministros caídos, rebaixados a um tom cinza que os tornou parecidos com Gasparzinho, o "fantasma camarada", antigo herói de desenho animado.
Ou com os réprobos do planeta Krypton, que eram despachados para uma "zona fantasma" e, no processo, perdiam substância e cor. O cinza da foto simboliza que a saída do governo lhes drenou o sangue que permitia enxergá-los em quatro cores. Não que essa súbita monocromia lhes seja inconveniente -ao contrário. Ex-ministros costumam conservar os bons contatos que mantinham quando no governo e, fora dele, levam a vantagem de não ser tão visíveis.
Os 38 ministros juntos, mesmo com os quatro esfarinhados, compõem uma imagem impressionante. É muita gente -nem as superpotências se permitem tantos pingentes de luxo em torno do presidente. E ainda que Dilma aproveitasse para fazer algumas recomposições e extinguisse nove ou dez ministérios, continuaria a ser uma multidão. Mas, naturalmente, os excluídos foram apenas substituídos, e ministério que segue.
A prosseguir a faxina, em breve novos ministros serão evaporados, e a foto terá de ser continuamente retocada para comportar mais gente em cinza. É possível que, para muitos ali, que não têm nada a temer, esse risco seja ínfimo ou nulo. Mas haverá aqueles que, sabendo de si mais do que os outros, ao se verem hoje na foto, já conseguem se enxergar em grisê.
A foto lembra também uma galeria de tiro ao alvo. O leitor é livre para aplicar guache sobre os, a seu ver, próximos candidatos ao abate.

Nenhum comentário: