domingo, agosto 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Não é bem assim
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 28/08/11

Parecer que será apresentado nesta semana por Renan Calheiros (PMDB-AL) contestará entendimento até agora vigente segundo o qual o financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais foi rejeitado durante confusa sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na quarta-feira passada.
Com base numa sequência de votações de resultado apertado e sentido conflitante, Renan sustentará que a matéria teria sido na verdade aprovada em caráter terminativo. Portanto, seguirá para apreciação da Câmara a menos que alguém apresente recurso para antes levar o tema ao plenário do Senado.


Alerta máximo Relator do projeto, Aloysio Nunes (PSDB-SP) adverte: "O PT e o PMDB têm todo o interesse em aprovar isso. Para barrar, será necessária a pressão da opinião pública".

Tenho dito Fala Renan: "A interpretação é a de que o teor do projeto original foi aprovado por 10 a 9 e, portanto, deve ser proclamado".

Quem diria Um observador da instabilidade do tempo na Esplanada comenta a situação da titular da Cultura, que meses atrás parecia com os dias contados: "Depois de tantas demissões, a Ana de Hollanda virou uma das ministras mais firmes do governo Dilma!".

Plus Para o Planalto, a escolha de Mendes Ribeiro para a Agricultura tem a vantagem de vitaminar uma nova liderança no PMDB gaúcho. Espera-se que o ministro dialogue com o PT e ajude a superar a histórica rivalidade entre as duas siglas no Estado. Compor chapa única para disputas majoritárias é antigo sonho de Lula.

Impedimento O Planalto avisa: se a CBF pretende dar um drible no governo ao convidar Henrique Meirelles para ser diretor-executivo do comitê da Copa, pode esquecer. Só o ministro Orlando Silva (Esporte) fala em nome de Dilma nesse tema.

Cinzas Embora tenha evitado sinalizar a Gabriel Chalita que trabalhará pela aliança PT-PMDB já no primeiro turno da eleição paulistana, Lula diz a aliados que aguardará a semana do Carnaval de 2012 para agir em prol da coalizão. Até lá, analisará o desempenho de seu candidato, Fernando Haddad, nas pesquisas.

Vertical Em privado, o ex-presidente afirma que a união de petistas e peemedebistas no maior colégio eleitoral do país seria simbólica para pavimentar a reedição da dobradinha em 2014.

Companheiro Sem acordo para atrair PDT, PMDB e PSB ao governo do recém-empossado Demétrio Vilagra, o núcleo sindical petista passa a defender a candidatura do presidente da CUT, Arthur Henrique, à Prefeitura de Campinas.

Lembrete Enquanto alguns trabalham pelo lançamento do líder tucano na Câmara, Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto, os "demos" lembram que a prefeita Darcy Vera permaneceu no partido, em vez de acompanhar Gilberto Kassab rumo ao PSD, após obter de Geraldo Alckmin o compromisso de apoio à sua reeleição.

Lição verde O governo paulista vai expandir o modelo do programa "Criança Ecológica", hoje restrito à capital, para os seis milhões de alunos da rede estadual.

Picanha Na visita que fará ao canteiro de obras do Itaquerão neste sábado, Lula será recebido com um churrasco oferecido pela Odebrecht, com a qual negociou a construção da arena.


 com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Uma coisa é corrupção, outra é carona em avião de amigo. Não acho que alguém vá se vender porque pegou uma carona".
DO LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA, CÂNDIDO VACCAREZZA (PT-SP), sobre os deslocamentos de políticos em aeronaves de empresários. Ao menos no caso do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), não se tratou de simples carona

contraponto

Pré-Minas


Em recente audiência pública na Câmara com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, Gilmar Machado (PT-MG) aproveitou para agradecer os investimentos da empresa em Minas, feitos a despeito do fato de o Estado não ter exploração de petróleo.
O deputado lembrou que a Universidade de Uberlândia realiza pesquisas sobre técnicas de exploração profunda, o que levou Simão Sessim (PP-RJ) a brincar:
-É, embora Minas não tenha acesso ao mar, os mineiros estão nadando de braçada na Petrobras...

Nenhum comentário: