sábado, agosto 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


De Gleisi para o PGR
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 27/08/11

Em carta enviada ontem ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, Gleisi Hoffmann pergunta se foi lesiva ao erário a operação que lhe permitiu receber R$ 41 mil de multa ao deixar a diretoria de Itaipu, em 2006, para concorrer pela primeira vez ao Senado pelo Paraná. O valor, equivalente a 40% do saldo de seu Fundo de Garantia à época, foi liberado embora a petista tenha saído da empresa por iniciativa própria.
Na consulta endereçado ao PGR, a ministra da Casa Civil se declara disposta a devolver o dinheiro, se o Ministério Público entender que houve prejuízo aos cofres públicos. Nesse caso, ela pede ainda que se defina o índice de correção para a restituição.


Vacina Com a medida, Gleisi se antecipa à bancada do PSDB na Câmara, que na próxima semana entrará com representação na Procuradoria-Geral acusando a ministra de ter se beneficiado de pagamento indevido. Para o líder tucano, Duarte Nogueira, a prática configuraria improbidade e peculato.

Números Pouco mais de duas semanas após ter reunido seu conselho político para tratar da crise financeira internacional, Dilma voltou a convocar o colegiado de líderes e presidentes de partidos aliados para uma conversa, nesta segunda. Espera-se que a presidente exponha as linhas básicas do Orçamento-2012, a ser enviado ao Congresso dois dias depois.

Senta aqui Diante da romaria de autoridades do governo, petistas e aliados ao QG de Lula, a sede do instituto do ex-presidente começa a ser conhecida como "sofá-geral da República".

Pano rápido Como voar a bordo de jatinhos de empresários é prática disseminada entre parlamentares, há um esforço geral para minimizar a revelação de que Marco Maia (PT-RS) circulou pelo país a bordo de aeronaves da Unimed. Em privado, porém, os colegas criticam o presidente da Câmara por ter apresentado diferentes versões para se justificar.

Cadeado Com a votação suspensa por falta de quórum, a proposta que retira a Corregedoria da Polícia Civil do gabinete do secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública) tranca a pauta da Assembleia paulista e ameaça adiar a discussão de projetos de interesse de Geraldo Alckmin (PSDB). Na fila estão os reajustes salariais dos policiais e dos servidores das escolas técnicas.

Onde pega O texto que exige mais celeridade é o do aumento da remuneração da polícia, já que o índice será retroativo a julho.

Chave Para desobstruir os trabalhos, o governador terá de apelar ao aliado Campos Machado (PTB). Autor do projeto que rachou a base governista, o deputado é quem pode pedir sua retirada temporária da pauta.

Base legal O governo paulista dispõe de parecer, redigido pela Procuradoria Geral de Justiça, que sustenta a legalidade do decreto assinado por José Serra e que determinou a transferência da corregedoria, até então acoplada ao delegado-geral, para a alçada do secretário.

Calendário Apesar de prometido por Alckmin para 2015, o trem regional SP-Jundiaí consta no plano plurianual enviado pelo governador à Assembleia com apenas 13% de meta de implantação no atual mandato.

Pop O ministro Alexandre Padilha (Saúde) será a estrela do ato festivo no qual o PT de Ribeirão Preto filiará hoje o juiz aposentado João Agnaldo Gandini, ex-algoz de Antonio Palocci e hoje pré-candidato à prefeitura.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A derrubada do veto criará uma cisão entre vitoriosos e vencidos, com reflexo em outras votações de interesse do governo. O caminho tem de ser o do entendimento."
DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE (PSB-ES), sobre a preocupação dos Estados produtores de petróleo com possível mudança na divisão dos royalties.

contraponto

Eterno picadeiro


Durante a recente cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar do Esporte, o deputado Popó de Freitas (PRB-BA), uma vez empossado presidente, quebrou o protocolo e chamou o colega Tiririca (PR-SP), que estava na plateia, para compor a mesa.
O palhaço dirigiu-se ao palco, cumprimentou o boxeador e, tomando o microfone, repetiu um dos seus bordões mais conhecidos:
-Eu fui convidado a subir aqui e não poderia deixar de aceitar, senão eu iria mooooorrreerrr!

Nenhum comentário: