domingo, agosto 21, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Apertem o cinto
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 21/08/11 

Ainda sob o impacto da dieta magra a que foram submetidos no Orçamento deste ano, ministros começam a receber do Planalto, algo incrédulos, sinais de que o enxugamento será ainda maior na peça de 2012. Pastas já lipoaspiradas poderão ver seus recursos reduzidos em torno de 10%. Do facão seriam preservadas apenas prioridades como as obras da Copa, do PAC e do Minha Casa, Minha Vida.
Os cortes na largada do governo geraram dor de cabeça política para Dilma Rousseff. Com crise internacional e tudo, a expectativa de ministros e congressistas para o ano eleitoral era oposta à que se desenha.

Marcado Cresce no PMDB o bloco dos defensores de um pedido de demissão de Pedro Novais, antes que as denúncias o obriguem a fazê-lo. A blindagem ao ministro do Turismo não é a mesma que tentou manter Wagner Rossi na Agricultura. O escasso apoio a Novais reflete a divisão do partido. Ele é patrocinado pelo líder Henrique Alves (RN), ora sob ataque especulativo de metade da bancada da Câmara.

Alvorada Mensagem matinal postada no Twitter: "Bom dia pra você que está mais derrubado do que ministro da Dilma!".

Emergência 1 Em linha direta com o comando estadual e nacional, o PT de Campinas recorreu ao PMDB e ao PSB para pavimentar a governabilidade de Demétrio Vilagra, que será empossado prefeito na terça, em substituição ao cassado Dr. Hélio (PDT). Petistas acreditam que, com as duas siglas, será possível vencer a articulação oposicionista para destituir o vice, também investigado no caso da Sanasa.

Emergência 2 Ontem, a preocupação dos petistas da gestão municipal era a garantia dos serviços essenciais, especialmente saúde e defesa civil (a cidade foi atingida por um temporal), no período de três dias em que a prefeitura ficará vaga.

Quem quer... De volta à lista de possíveis candidatos do PSDB à prefeitura paulistana, Aloysio Nunes continua a repetir que seu lugar é o Senado. Em privado, porém, discute o cenário e relativiza o potencial de Fernando Haddad (PT), adversário mais temido por outros tucanos no páreo. Para Aloysio, o ministro, além de desconhecido do eleitor, teria dificuldade em explicar os reveses de sua gestão na Educação.

...o quê O maior incentivador da opção Aloysio é José Serra, que vê no senador a única chance (excetuada sua própria candidatura) de amarrar no mesmo barco Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab (PSD). Alckmin tem outros planos, mas aceita discutir a hipótese. Kassab é o mais refratário. A despeito da boa relação com Aloysio, o prefeito está em outra.

Milésimo As sedes da Copa-2014 preparam megaeventos para celebrar, em 16 de setembro, a marca dos mil dias para o início da competição. Em Belo Horizonte, a data coincide com a micareta "UaiFolia". Salvador e Rio organizarão shows e queimas de fogos, com ruas ornamentadas e relógios gigantes exibindo a contagem regressiva. São Paulo também estuda programação festiva.

Romaria 
O governo paulista patrocinará circuito de trilhas a pé. A primeira será a de José de Anchieta, que dura sete dias e percorre Peruíbe, Bertioga e Ubatuba. As caminhadas serão monitoradas via internet -cada participante usará pulseira rastreável. As rotas dos bandeirantes Borba Gato e Fernão Dias serão contempladas na segunda fase.

Com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Ao rasgar tanta seda para os antecessores, os novos ministros indicam que não rasgarão os véus das malfeitorias. Em vez de faxina, panos quentes!"
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ) sobre Mendes Ribeiro, que minimizou as denúncias responsáveis pela demissão de Wagner Rossi da Agricultura.

contraponto

Lição número um

Em conversa de Dilma com representantes de partidos aliados na terça, o governador Eduardo Campos contou que, no início da gestão Lula, o PSB se sentia um peixe fora d'água no Congresso, acostumado que estava a ser oposição. O então deputado foi se aconselhar com o veterano Delfim Netto, que lhe explicou:
-Olha, vocês agora são da base do governo. Então é o seguinte: ocupem os corredores das comissões e não deixem aqueles deputados votarem nada! Porque deputado, se puder, quebra o Brasil num dia só...
Os presentes, Dilma incluída, caíram na gargalhada.

Nenhum comentário: