domingo, agosto 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Coordenação do B
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 07/08/11

Aos poucos, cristaliza-se a percepção de que o movimento feito por Dilma Rousseff para incluir o PMDB, a pedido, na coordenação política foi algo pró-forma. Os temas de fato importantes são discutidos em foro mais restrito, do qual participam apenas petistas.
Na última reunião de coordenação, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) distribuiu aos presentes uma lista com questões relativas à Câmara e ao Senado para tirar uma posição de governo. A presidente assistiu à cena com olhar severo. Quando a ministra iniciou a discussão do que estava descrito no papel, Dilma cortou de imediato: "Para, Ideli!".
Onde pega Ainda que os aditivos feitos nos orçamentos de obras dos Transportes tenham motivado cobranças de Dilma e servido para justificar algumas das demissões na área, análise preliminar do governo sobre os contratos indica que o principal foco de problema não está aí, e sim nas suspeitas de cobrança de propina de empresas interessadas em fornecer ao ministério.

Livre pensar Como parte da eterna discussão para tentar antever se o candidato governista à Presidência em 2014 será Dilma ou Lula, surgiu na imaginação fértil da base aliada um novo cenário, no qual ela não disputa a reeleição, ele não tenta voltar e a escolha recai sobre outro nome do mesmo campo, como o do governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Simples assim Um grão-petista de início resistente -mas agora nem tanto- à candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo explica a preferência do líder máximo do partido pelo ministro da Educação: "O Lula quer ganhar. E acha que a Marta perde".

Finalização O mesmo dirigente recorre a uma metáfora futebolística: "O Lula vai entregar a bola no pé do Haddad. Agora, precisa ver se o Haddad não tropeça".

Prospecção Para traçar o perfil de candidatos com viabilidade nos maiores colégios eleitorais paulistas, o PSDB encomendou rodada de pesquisas ao sociólogo Alberto Carlos Almeida. Ele já prestou serviços ao partido no passado. Dispensado, tornou-se desafeto de José Serra e desde então escreve cobras e lagartos a seu respeito.

Empurrão 1 As pesquisas serão usadas para convencer tucanos hoje instalados no governo paulista a ingressar na disputa de 2012.

Empurrão 2 No partido, o bloco é apelidado de "dream team". Dele fazem parte os secretários de Planejamento, Emanuel Fernandes (São José dos Campos), Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes (Campinas), e Desenvolvimento, Paulo Barbosa (Santos).

Arquibancada 1 As sedes da Copa de 2014 se debruçam sobre novo impasse: enquanto as obras dos estádios estão amparadas em normas técnicas de acessibilidade, descobriu-se que um decreto federal exige reserva de 4% dos assentos para portadores de deficiência, índice superior ao padrão europeu -em média, de 2%.

Arquibancada 2 A Fifa já relatou ao Ministério do Esporte a discrepância, que tem impacto no cálculo da capacidade total das arenas.

Direção perigosa O Detran-SP vai suspender 470 instrutores de auto-escolas que estão com a CNH vencida. Outros 126 diretores de centros de formação de condutores que enfrentam o mesmo problema terão seus estabelecimentos fechados.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Vamos ver se agora a gente entra em céu de brigadeiro e consegue colocar um fim a este entra e sai de ministros no governo."
DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, HENRIQUE EDUARDO ALVES (RN), sobre a alta rotatividade no primeiro escalão de Dilma Rousseff, fenômeno que teve como vítima mais recente seu correligionário Nelson Jobim.

contraponto

O inesquecível


Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Maior, de política industrial, na terça-feira passada, o presidente da CNI, Robson Andrade, lia os nomes das autoridades presentes no palco, e nada de chegar a vez do presidente do Senado.
Na plateia, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) comentou com o senador Jorge Viana (PT-AC):
-Será que ele esqueceu o Sarney?
O correligionário rebateu com bom humor:
-A esta altura? Não dá mais para esquecê-lo...

Nenhum comentário: