quarta-feira, agosto 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Duplo embaraço
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 03/08/11

O discurso de Alfredo Nascimento saiu pior do que a encomenda para Dilma Rousseff de duas maneiras. Na primeira parte, diante do silêncio de petistas e aliados, o ministro demitido envolveu a presidente na crise dos Transportes -entre outros constrangimentos, disse que a alertou sobre o descontrole no orçamento da pasta, sem ser incomodado por isso.
Na segunda parte, quando os governistas acordaram e se puseram a defender Nascimento, fizeram-no com tantos elogios -"gestor eficiente", "figura pública exemplar", "injustiçado"- que ficou no ar a pergunta: por que então Dilma o dispensou?

Vem cá Pouco antes de Romero Jucá (PMDB-RR) pegar o microfone para dar a primeira palavra governista em defesa de Nascimento, o deputado Lincoln Portela (PR-MG) tratou de lembrá-lo, ao pé do ouvido: "Só estão batendo na gente e não tem ninguém solidário?".

Eu avisei Cobrados pelo fato de a oposição ter obtido assinaturas necessárias para criar a CPI da Corrupção, aliados se queixam de não terem sido ouvidos quando tentaram mostrar ao Planalto que a relação de Dilma-Congresso vai de mal a pior.

Climão Anteontem, incomodou o PR o sem número de perguntas feitas por Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na tentativa de descobrir o que Nascimento falaria. "Queremos saber o que o governo tem a nos dizer", cobrou Portela. "Nada", respondeu a ministra.

Conta outra Ideli ontem, em almoço com parlamentares: "Depois de muita luta, consegui R$ 1 bilhão com o Mantega para as emendas!". Alguém tratou de ponderar que, sem um cronograma de liberação, a promessa pouco valia. Foi então sugerido à ministra que segurasse o anúncio.

#prontofalei Ao final do lançamento da política industrial, Eduardo Campos (PSB-PE) foi cumprimentado pelo presidente da Abimaq, Luiz Neto, e o vice, José Velloso. Este último aproveitou para se queixar da cobrança de impostos em Pernambuco, o que tirou o governador do sério: "Vem sentar na minha cadeira! Eu não vou ficar assistindo aos outros fazerem e eu sem fazer nada!".

A conferir Sem prejuízo de seu apoio à eventual candidatura de Fernando Haddad (PT) a prefeito em 2012, Dilma já avisou: não aceitará que o cargo de ministro da Educação seja usado para acomodar petistas ou aliados convencidos a abandonar a disputa paulistana.

Infiltrado Reunidos em almoço na casa de Michel Temer, peemedebistas comentavam, em tom de piada, que era preciso ter cuidado com a presença do correligionário Nelson Jobim (Defesa): "Afinal, ele votou no Serra".

Gabriela No almoço, Jobim recebeu repetidos elogios pela atuação no "Roda Viva" da véspera. Sobre a declaração de voto que tanto barulho causou, o ministro dizia apenas: "Eu sou assim, aquele é meu jeito".

Visita à Folha Paulo Pereira da Silva (PDT), deputado federal e presidente da Força Sindical, Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes e presidente em exercício da Força, Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ubiraci de Oliveira, presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), e Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), visitaram ontem a Folha.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Daqui a pouco vai ser mais fácil entrar para a maçonaria do que se filiar ao PT."
DO DEPUTADO PETISTA JILMAR TATTO (SP), sobre o anteprojeto de reforma do estatuto do partido. O texto, em discussão na cúpula nacional, torna obrigatória para novos filiados a participação em cursos e palestras.

contraponto

Neymar do futuro


Durante sessão solene da Assembleia paulista em homenagem ao Santos, anteontem, deputados comentavam o êxito das divisões de base do clube.
O petista Marco Aurélio de Souza interveio, exibindo foto do filho Marcos Vinícius, nascido há uma semana e já vestindo a camisa alvinegra:
-Como o time é um formador de talentos, quero apresentar a vocês o mais novo santista...
O dirigente Luís Álvaro de Oliveira aprovou:
-Este já tem vaga garantida na nossa escolinha!

Nenhum comentário: