segunda-feira, agosto 01, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Agenda 2014
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SP - 01/08/11

O plano plurianual que Geraldo Alckmin encaminhará à Assembleia paulista até o dia 15 estipulará R$ 80 bilhões como meta de investimentos para os quatro anos de governo. O tucano esquadrinhou para o primeiro escalão, com base nos relatos da Fazenda sobre arrecadação em excesso, seu cronograma de obras prioritárias até 2014, ano em que pretende estar na urna eletrônica. O documento está ancorado no tripé "continuar, avançar e inovar".
Alckmin descarta, por ora, a necessidade de obtenção de novas receitas externas -o que adia a hipótese de venda da Cesp, estudada no início do ano.

Corda bamba No governo, os defensores da permanência de Nelson Jobim (Defesa) estimulavam o ministro a cancelar a ida ao "Roda Viva", hoje, ou a aproveitar o programa para amenizar o tom da declaração de voto em José Serra.

No aguardo 1 Integrantes do Planalto diziam ontem que a metralhadora disparada por Oscar Jucá Neto contra o ministro Wagner Rossi (Agricultura) aparenta esperneio de um recém-demitido, sem maiores consequências. Salvo, ressalvavam, "fato novo". Hoje a presidente Dilma Rousseff ouvirá o relato da história da boca do irmão do denunciante, seu líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

No aguardo 2 Ao PMDB, Jucá já vem se explicando. Assegurou não corroborar a atitude do irmão, com quem não teria conseguido falar no sábado.

Vips A Câmara publicou na sexta-feira a renovação do contrato de R$ 90 mil ao ano pelo uso de sala no aeroporto de Brasília para "atendimento a parlamentares".

À mesa A cúpula do PT, que tem encontro nacional no Rio, nesta semana, jantará com o prefeito Eduardo Paes (PMDB). Os petistas discutem indicar o vice em sua chapa à reeleição.

Teste A oposição trata a votação do requerimento de convocação de Paulo Passos (Transportes) à Comissão de Fiscalização e Controle como termômetro da reação do PR e da base governista à "faxina" de Dilma na pasta.

Calendário O MST aproveitará o Dia Nacional de Lutas, na quarta, para cobrar celeridade na reforma agrária. João Paulo Rodrigues, líder do movimento, refuta o argumento do governo de que a lentidão se deve ao início de gestão. "Não é o primeiro ano de Dilma. É o nono ano do governo do PT".

Cabe mais um As Centrais sindicais, que esperam levar 60 mil às ruas de São Paulo, no evento, conseguiram a adesão da UNE arrastando para a lista de reivindicações a aplicação de 10% do PIB em Educação.

Vela O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, disse que pedirá hoje à Aneel que cobre das empresas a implementação de linhas de transmissão entre as 16 subestações da capital. Segundo ele, a medida teria evitado o apagão que atingiu na semana passada 680 mil clientes -a unidade de Jaguaré, responsável pela falha, não tem ligação com as outras subestações.

Contra-ataque O PT produziu dossiê enumerando problemas das principais obras viárias do governo paulista na Região Metropolitana, alvo de ofensiva deflagrada por Alckmin. O material, que abrange Rodoanel, Jacu-Pêssego e Nova Marginal, tenta desconstruir o planejamento tucano para o cinturão de predominância petista no entorno da capital.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Será um semestre carregado de fortes emoções. Para resumir: teremos uma longa novela, de alta pontuação no Ibope."
DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, HENRIQUE EDUARDO ALVES (RN), sobre o clima de insatisfação e as suspeitas de irregularidades que rondam alguns partidos da base governista nesse reinício das atividades do Congresso.

contraponto

Na marca da cal


Pouco antes de um encontro no Rio, na semana passada, Pelé contava vantagem em conversa com integrantes do governo:
-Eu fiz mil gols porque, na época, não cobrava pênalti. Se eu cobrasse, teria chegado aos 2.000 gols-, disse o ex-jogador, agora embaixador extraordinário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
Imediatamente, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B) brincou:
- Então se ofereça agora para a seleção do Mano!

Nenhum comentário: