quinta-feira, agosto 11, 2011

MÔNICA BERGAMO - QUEREMOS GIANE


QUEREMOS GIANE
MÔNICA BERGAMO 
FOLHA DE SP - 11/08/11

Internado no hospital Sírio-Libanês, Reynaldo Gianecchini não poderá apresentar a peça "Cruel" no Festival de Teatro Raul Cortez nos CEUs de São Paulo. Após o cancelamento, a prefeitura começou a receber ligações chorosas de fãs do Ipiranga, que não poderão ver o ator no bairro.

PÃO QUENTE
A revista "Piauí", com a entrevista que causou a demissão de Nelson Jobim, esgotou nas bancas. A editora teve que reimprimir 15 mil exemplares extras.

EU SOU RICA
O Brasil é o 11º país com mais milionários, segundo o ranking World Wealth Report publicado na "América Economia" deste mês. O país possui 155,4 mil pessoas com ativos de US$ 1 milhão ou mais para investir, número 6% maior que em 2009. De acordo com a revista, em 2010, 8.000 brasileiros viraram milionários.

PLANTÃO MÉDICO
O cantor Prince, que se apresenta no Rio, no dia 27, no festival Back2Black, pediu à produção do evento para ter à sua disposição, 24 horas, em caso de emergência, um médico, um dentista, um quiroprático e um especialista de voz.

ROSE BOM BAR
Será em setembro, nos Jardins, a inauguração do Italiano Bar e Cucina, novo empreendimento de Angelo Leuzzi, criador do Rose Bom Bom. O chef Luciano Boseggia comandará as panelas do local.

PRONTO, FALEI
Da atriz Marisa Orth, na pré-estreia do filme "Onde Está a Felicidade?", para os fotógrafos que avançavam em cima dela: "Gente, mas tá fraco de celebridade aqui, hein? Só tem eu, é isso?".

CÉREBRO ELETRÔNICO
O governo dos EUA dará uma bolsa de US$ 600 mil para o engenheiro paulista Paulo Blikstein, professor da Universidade Stanford, pesquisar projetos que unem tecnologia de ponta à educação, em cinco anos.

'A CÂMARA É UMA FÁBRICA DE LOUCOS'


Oito meses depois de assumir o mandato, o palhaço Tiririca já sabe responder o que faz um deputado federal: "É uma pessoa que trabalha muito e produz muito pouco", diz. Isso porque a Câmara, na opinião dele, "é uma fábrica de loucos. Uma fábrica de loucos". Os parlamentares muitas vezes varam as madrugadas em discussões intermináveis em que "ninguém escuta ninguém". "Um deputado fala e nenhum presta atenção nele. Outro dia mesmo tinha um fazendo um discurso superbacana, sobre educação. Outro pediu a palavra. E reclamou: 'Já pedimos para instalarem tomadas novas aqui e não instalaram'. É uma coisa de louco."

Tiririca fica sempre calado em seu lugar, observando. "Se eu fosse fazer uma comédia disso aqui, seria o maior sucesso. Mas eu nem posso. Porque faço parte daqui. E tem o decoro parlamentar." Ele não dá as declarações em tom de crítica. Apenas constata os fatos. "Tiririca tem razão. Mandou bem. Uma pessoa normal que assiste à sessão da Câmara pela primeira vez acha mesmo que é coisa de maluco", diz o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

Eleito com 1,3 milhão de votos, a segunda maior votação da história para o cargo, Tiririca faz uma careta quando questionado sobre a possibilidade de concorrer à reeleição, em 2014. "Meus assessores dizem que todo mundo, no fim, gosta daqui, quer voltar. E que comigo vai ser assim também. Mas, por enquanto... não sei, não."

A caminho do cafezinho da Câmara, onde lancharia um escondidinho de carne seca, Tiririca é parado a todo momento para dar autógrafos e tirar fotografias, até com outros deputados. Poucos reparam na novidade: ele tirou o bigode. "No fim de semana, eu tomei uns conhaques e fui fazer a barba. Aí meu filho disse: 'Olha, pai, teu bigode ficou torto!' Raspei o bigode."

As pessoas entregam a ele CDs, cartas para encaminhar aos apresentadores Gugu Liberato, Tom Cavalcante e Ana Hickmann, seus colegas da TV Record, desenhos, livros de piadas. E fazem pedidos. Muitos pedidos. "O mais louco foi o de um cara que queria que eu entregasse uma música dele para o Julio Iglesias gravar. E nem era um CD. Era só um papel com a letra. Ele ficou uns cem dias me seguindo na Câmara." ? Tiririca recebe 200 pessoas por dia em seu gabinete. "Às vezes, temos que organizar numa fila", diz a assessora Edith Silva. Sempre grudada no deputado, atendendo o seu celular, pegando recado de parlamentares, alertando Tiririca quando jornalistas se aproximam, ela já ganhou até o apelido de "Florentina".

"As pessoas me pedem cadeiras de rodas, emprego. E a gente encaminha. Outro dia uma senhora pediu medicamentos. Ligamos para o [hospital] Sarah [Kubitschek]. As pessoas sabem que, com um telefonema da gente, um abraço [o pedido é atendido]", diz Tiririca. "Isso é sensacional." O contato com "o povo", diz, é uma das coisas boas do mandato. "Nos meus shows, eu fico no palco, distante. Aqui, não. Todos me param no corredor."

"E tem gente até do Sul que vem aqui só pra me ver", diz. "Torcem, rezam por mim. Uma senhora de 80 anos me disse: 'Cê já apanhou? Então agora você vai apanhar'. E bateu com força nas minhas costas, de tão emocionada."

Ele diz que não foi atingido pelos escândalos de seu partido, o PR. "Graças a Deus, não respingou em mim, não. Também, entramos só agora! As pessoas sabem que não temos nada a ver com isso."

FILA DA PIPOCA
O filme "Onde Está a Felicidade?", de Carlos Alberto Riccelli com Bruna Lombardi, teve pré-estreia anteontem no shopping Iguatemi. Entre os convidados, as atrizes Mônica Torres e Paula Cohen, a cantora Rita Gullo e Layla Motta, filha do arquiteto Carlos Motta.

CURTO-CIRCUITO

Alexandre Padilha participa, no sábado, do Encontro das Ligas de Combate ao Câncer, em Jaú.

A rede irlandesa de supermercados de luxo Superquinn passa a vender vinhos Miolo e Valduga.

Mulheres receberão aulas de direção hoje, no autódromo de interlagos, em evento da BMW.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: