segunda-feira, agosto 22, 2011

MÔNICA BERGAMO - PAUTA POLÊMICA


PAUTA POLÊMICA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 22/08/11

O próximo assunto polêmico a ser apreciado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) é a autorização para a realização de aborto em casos de anencefalia, em que a má formação do encéfalo impede o bebê de sobreviver após o nascimento. O processo deve voltar à pauta assim que a presidente Dilma Rousseff nomear o substituto para a vaga de Ellen Gracie, que acaba de se aposentar.

PASSO ADIANTE
A expectativa no próprio STF é que agora a autorização para o aborto seja aprovada sem dificuldades, na esteira do resultado do julgamento que permitiu a união homoafetiva. E também porque imagina-se que a presidente Dilma Rousseff acabe nomeando ministro de perfil liberal nessas questões.

BENGALA
E o presidente do Supremo, Cezar Peluso, garantiu a vários colegas que o clima está "muito bom" ou "ótimo" para a aprovação da PEC da bengala. Ela permitiria que os ministros só se aposentassem no STF ao completar 75 anos - e não 70, como é hoje. Peluso é diretamente beneficiado. Pelas regras atuais, ele se aposenta em setembro de 2012.

MOSQUITO
A suspeita de dengue que teria levado o ex-ministro Nelson Jobim a não aparecer na transmissão de seu cargo para Celso Amorim não se confirmou. "Eu tive, na verdade, um desarranjo intestinal", afirma Jobim. Os remédios teriam feito seu rosto ficar "totalmente inchado". Foi por isso, e por causa da coceira, diz, que ele não foi à posse.

É DIFERENTE
Os petistas de São Paulo que não digeriram a iniciativa de Lula de apoiar Fernando Haddad como "novidade" para concorrer à prefeitura da cidade rejeitam o argumento do ex-presidente de que, em 1998, também lançou Marta Suplicy como um nome novo para concorrer ao governo paulista, contra os tradicionais do partido. Eles argumentam que, na época, a candidatura, contra Paulo Maluf e Mario Covas, era "para perder."

É DIFERENTE 2
Em 1998, José Genoino, Eduardo Suplicy e Antonio Palocci eram pré-candidatos, mas não mostraram interesse na candidatura. Marta, convocada por Lula, disputou. E quase foi para o segundo turno. Virou candidata natural à Prefeitura de São Paulo em 2000. E levou.

MEU REI
O senador Antônio Carlos Magalhães, que morreu aos 79, em 2007, ganhará um filme em sua homenagem.


Com o nome de "ACM - Vida e Espaço", o documentário tem três longas entrevistas com o político baiano e depoimentos de parentes e colegas. A direção é de Oscar Santana, que busca patrocinadores para lançar a obra.

BIBLIOTECA JURÍDICA
O jurista Modesto Carvalhosa autografou o livro "Acordo de Acionistas - Homenagem a Celso Barbi Filho", em seu escritório de advocacia nos Jardins. Passaram por lá muitos advogados. Entre eles, Otávio Yazbek.

CURITIBA NA ANGÉLICA

Mastrangelo Reino/Folhapress

Thais Gulin

A cantora Thais Gulin lançou seu segundo CD, "ôÔÔôôÔôÔ", em SP, com show no Tom Jazz, na av. Angélica. Na plateia para assistir à performance da curitibana, a mãe dela, Sandra Lourenço, e o rapper Flávio Renegado.

TETO
O secretário Andrea Matarazzo (Cultura) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) anunciam hoje aumento do teto total de captação do Proac, a lei de incentivo fiscal de SP. Passará de R$ 60 milhões para R$ 93 milhões.

CANGURUS
A mexicana Julieta Venegas e o cubano Chucho Valdés desembarcam em SP nesta semana com seus filhos pequenos, para o festival TelefônicaSonidos, no Jockey. Venegas, que se apresenta na sexta com Marisa Monte, vem com Simona, de 11 meses, e Valdés, que abre o evento na quarta, com Julian, de quatro anos.

BEATNIK
Walter Moreira Salles está em Los Angeles fazendo a trilha de seu novo longa internacional, "On the Road". O cineasta convocou novamente o músico argentino Gustavo Santaolalla, ganhador de dois Oscar de trilha sonora. Salles finaliza o longa no fim do ano.

RITUAL IRADO
Vai se chamar "A Ira de Nasi" a biografia que Alexandre Petillo escreve sobre o ex-vocalista do Ira!. A obra deve ser lançada em julho de 2012. O músico promete contar como foi iniciado no ifá, um culto africano, por um babalorixá da Nigéria.

FÉRIAS À VISTA
O ator Gabriel Braga Nunes já escolheu o destino de suas férias com o fim da novela "Insensato Coração". Ele viajará para Nova York. Antes disso, divulga seu próximo longa a estrear, "O Homem do Futuro", e faz sua mudança do Rio para SP.

MOLDURAS NO CENTRO
A mostra fotográfica "Besphoto" foi inaugurada na Estação Pinacoteca com obras de Carlos Lobo e Manuela Marques, entre outros. Ricardo Espírito Santo Salgado, do Banco Espírito Santo, João Salgueiro, embaixador de Portugal, e o curador Diógenes Moura circularam pelo vernissage.

CURTO-CIRCUITO

Começa amanhã e vai até quinta-feira a série de mesas-redondas "Lideranças Políticas", no auditório 100A da PUC-SP.

Gustavo Duarte lança amanhã, às 20h, a HQ "Birds", no bar Sabiá.

O restaurante Eñe faz, de hoje a sábado, festival de embutidos ibéricos.

A loja Secrets de Famille lança hoje, às 16h, a coleção Saint Tropez.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: