sexta-feira, agosto 12, 2011

MÔNICA BERGAMO - JOGO EMPATADO


JOGO EMPATADO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 12/08/11

O governo está endurecendo nas negociações com a Fifa para a realização da Copa de 2014. A entidade tem feito pedidos considerados "absurdos" pela equipe da presidente Dilma Rousseff, que não está disposta a atendê-los. Um dos últimos: os cartolas querem que a União se responsabilize por qualquer dano sofrido pela federação, seus dirigentes, convidados e instalações durante o evento. Um acidente, por exemplo, teria que ser indenizado pelo governo, que depois cobraria a conta dos terceiros responsáveis pelo incidente.

PÉ NO CHÃO
"O céu é o limite para eles", diz assessor direto de Dilma. "Mas nós consideramos que, se a Copa será boa para o Brasil, será boa também para a Fifa. Tem que ser um jogo de 'ganha-ganha', e não algo em que só eles levem a melhor." Dilma estaria decidida a não deixar que a Fifa imponha aqui condições exageradas, como teria feito à África do Sul. A queda de braço tem sido "constante", nas palavras do mesmo assessor.

O GATO SUMIU
E Ricardo Teixeira, presidente da CBF, continua em baixa no Planalto. A assessoria da entidade não foi encontrada para comentar as negociações com o governo nem o distanciamento do cartola do núcleo de poder.

EU VOLTEI
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) circula de novo como pré-candidato a prefeito de SP. Voltou a falar sobre a possibilidade com mais de um interlocutor. Como José Serra resiste à candidatura, ele seria novamente opção para o tucanato.

FUMAÇA
Mais do que uma disputa partidária, o governo aponta sinais de questões corporativas da própria Polícia Federal na Operação Voucher, que prendeu 36 pessoas ligadas ao Ministério do Turismo. Ainda que admitindo que as irregularidades existam, integrantes do governo acham que os policiais estariam esticando a corda para mostrar a insatisfação com seus salários.

PERGUNTAS
O promotor Airton Grazzioli, curador de fundações de São Paulo, enviou um ofício à família Nemirovsky questionando oficialmente a escolha do ex-ministro José Dirceu como patrono da coleção que leva o nome da família e que é um dos mais importantes acervos modernistas do país. Grazzioli também indicou o nome de Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado, para presidir a Fundação Nemirovsky no lugar do advogado Arnoldo Wald, que renunciou recentemente ao cargo.

RESPOSTAS
A indicação de Marcelo Araújo é um sinal de que o promotor Airton Grazzioli pretende aproximar a Fundação Nemirovsky do governo de São Paulo.

E que não aceita a ideia de que as obras deixem a Estação Pinacoteca para um museu, como quer José Dirceu.

INIMIGOS ÍNTIMOS
A RedeTV! vai ter que pagar indenização de R$ 150 mil por danos morais ao motorista Marcelo Alves de Melo. Há oito anos, ele foi convidado para participar do programa de João Kléber e teve que responder a uma declaração de sua ex-mulher de que usava calcinha para fazer sexo. A emissora não quis se pronunciar.

DIA DO FICO
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, não descarta disputar a reeleição, no final do ano. "Se eu sentir que nosso projeto está em risco, posso concorrer." Caso não dispute, deverá apoiar seu vice, Odílio Rodrigues Filho.

TORCIDA DE MESTRE
O cineasta italiano Bernardo Bertolucci assistiu ao filme brasileiro "Meu País", de André Ristum, em sua casa, em Roma. Bertolucci disse que gostou muito e que torce por Ristum, seu assistente em "Beleza Roubada".

OLHA O PASSARINHO
A exposição "USAnatomy" foi inaugurada anteontem no MuBE, nos Jardins. A mostra exibe retratos de celebridades internacionais feitos pelo fotógrafo americano Steven Klein. A modelo Barbara Berger, os empresários Chico Lowndes e Victor Collor de Mello e o estilista Fause Haten circularam pelo museu.

PARAÍBA À MESA
A chef Ana Luiza Trajano fez jantar com pratos da Paraíba no restaurante Brasil a Gosto. Entre os presentes, sua mãe, a empresária Luiza Terajano, o político Cássio Cunha Lima e a banqueteira Neka Menna Barreto.

CURTO-CIRCUITO

James Akel e Regina Volpato fazem hoje, às 15h30, palestra sobre os papéis do homem e da mulher na TV e do pai e trabalhador na família, na Prodam.

A TV Senado exibe "Terra em Transe" no domingo, dentro da programação de homenagens a Glauber Rocha, proposta por Lídice da Mata (PSB-BA). 14 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: