quarta-feira, agosto 03, 2011

MÔNICA BERGAMO - EU VOU PARTIR

EU VOU PARTIR
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 03/08/11

Nova mudança na Fundação Nemirovsky: o advogado Arnoldo Wald, que depois de longa batalha jurídica substituiu o arquiteto Jorge Wilheim na presidência do conselho da instituição, em maio, acaba de renunciar. Em caráter "irretratável" e "irrevogável".

TEMPO
Ele enviou carta comunicando a decisão no dia 27. Diz que não tem tempo de se dedicar à Fundação, detentora de um dos mais importantes acervos modernistas do país, com quadros de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Portinari. E afirma que seu afastamento nada tem a ver com a decisão da família Nemirovsky de nomear José Dirceu como patrono da coleção.

ENDEREÇO
Dirceu, por sinal, já enviou emissários para agendar encontro com Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca. É lá que a coleção está abrigada, em comodato. Quando foi escolhido patrono, o petista anunciou que pretendia encontrar imóvel para fundar um Museu Nemirovsky, levando para lá as obras de arte.

ELITE MÉDICA
O câncer de Hugo Chávez foi avaliado por dois -e não apenas um- grandes urologistas brasileiros. Além de Miguel Srougi, também o médico Sami Arap, do hospital Sírio-Libanês, foi procurado para analisar o caso.

Os dois são especialistas em câncer de próstata. Eles não comentam o assunto.

XADREZ
Chávez não revela o tipo de câncer que está combatendo. Só em casos excepcionais tumores na próstata são tratados também com quimioterapia, diz um terceiro médico brasileiro que teve contato com o caso. As informações que chegaram ao Brasil são inconclusivas.

TOGAS NO AR
A Agência Radioweb começará hoje a operar a Rádio Justiça, doSupremo Tribunal Federal.

Substitui a Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura e deixou há algum tempo de prestar serviços terceirizados.

EM MOVIMENTO
Marina Silva e Heloísa Helena (PSOL-AL) conversaram "rapidamente por telefone" sobre o "movimento pela nova forma de fazer política" que a ex-presidenciável do PV encabeça. "Ela disse que gostaria de participar, o que não significa que sairá do PSOL. O movimento é suprapartidário", diz Marina.

NEGROS DA GUANABARA
O secretário de Cultura do Rio, Emilio Kalil, vai fazer um Museu Afro na cidade. Conversou recentemente com Emanoel Araujo, diretor da sede paulista, após a "comoção" que sua exposição sobre a arte do Benin causou entre os cariocas. Kalil quer erguer o museu no edifício do Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa.

COMPASSO
O arquiteto Arthur Casas contratou um show de Angela Ro Ro para sua festa de 50 anos no dia 11, em SP, no Café Uranus. A noiva de Casas, Lígia Costa, também celebrará seu aniversário de 30 anos.

XORORÓ
'QUE PAI GOSTA DE LER AQUILO?'

Fotos Eduardo Anizelli/Folhapress

Sandy

Na gravação do DVD de 40 anos de carreira da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, anteontem, na Sala São Paulo, o assunto que dominou os bastidores foi a declaração de Sandy à próxima edição da revista "Playboy": "É possível sentir prazer anal".

No camarim, de smoking, Xororó, pai da cantora, ainda não leu a entrevista da filha -a revista chega às bancas na próxima semana e só divulgou a sua capa, em que a frase se destaca. "Que pai que gosta de ler aquilo?", diz ele. "Fiquei triste com a maneira como [a frase] foi colocada. Estou há dois meses focado no DVD, não tive tempo de acompanhar. Mas conheço minha filha e sei o que ela falou", afirma ele, endossando a versão de Sandy de que a declaração foi publicada fora de contexto.

O marido dela, Lucas Lima, minimiza. "Não é traumático. Nem para mim nem para ela. Eu jamais chamaria isso de crise. Foi uma piada, até entrou para os trending topics do Twitter." Ele acredita que o assunto logo estará encerrado. "Somos de uma geração que cresceu com a internet, então estamos acostumados e sabemos como acaba rápido. Já vai passar."

A cantora declarou não estar arrependida. "Do quê?! Não sou eu que faço o título da capa da revista." Sem entrar em detalhes, Sandy alega que a frase foi "tirada de contexto" e que a imprensa é "sensacionalista".

Na entrada do camarim da Sala São Paulo, Caetano Veloso cumprimenta a amiga e parceira de shows, Maria Gadú. "Eu tava gripadaço, mas agora a gripe foi embora e só ficou na garganta", disse o cantor. Gadú então elogiou a gravata de tricô que Caetano usava. "Gostou? É minha gravata porco-espinho", brincou ele. Na sequência, os dois ficaram chamando um ao outro de "elegante".

CASA DOS ARTISTAS
Os artistas Luciana Araújo, Stephan Doitschinoff e Tristan Rault circularam pelas mostras "Perturbo" e "MCD Lab #3" na abertura da galeria Logo, em Pinheiros. O espaço é comandado por Carmo Marchetti, Marcelo Secaf e Lucas Pexão.

CURTO-CIRCUITO

A atriz Cristina Mutarelli dirige os shows do compositor Luiz Millan, hoje e amanhã, às 20h30, no Sesc Pinheiros. Dez anos.

Emilio Orciollo Netto e Paula Cohen reestreiam a peça "Os Difamantes" na sexta, às 21h, no Teatro Gazeta. Classificação: 12 anos.

Anca Gavris faz hoje coquetel para comemorar o encerramento de sua mostra "Arte na Natureza e a Natureza da Arte", que acaba na sexta no Espaço Cultural Citi.

O Vínica Grand Tasting acontece no dia 9, às 15h30, no B4 Lounge.

Adda Di Guimarães está fazendo venda especial de discos raros em sua banca, A Cena Muda, no Rio.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: