segunda-feira, agosto 29, 2011

MARCIA PELTIER - Segurança informal


Segurança informal
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 29/08/11 

Uma das linhas de investigação da Divisão de Homicídios para esclarecer o assassinato da juíza Patrícia Acioli tenta identificar os integrantes do esquema de segurança que ela adotava. Entre as testemunhas desse esquema, que empregava no mínimo dois PMs, está um magistrado da cúpula do Tribunal de Justiça e também tio de Patrícia. De acordo com depoimento dele, ao vê-la num shopping, em Niterói, ele não conseguiu se aproximar da juíza, pois os agentes o impediram. À exceção de um namorado de Patrícia, não se sabe quem eram esses homens, a quem obedeciam e quais eram os seus limites.

Cidades claras

O cientista americano Hashem Akbari, defensor da tese de que prédios com telhados brancos ficam mais frescos no verão, participa, hoje, da conferência Greenbuilding Brasil, em São Paulo. Ele admite que não é uma solução perfeita, mas oferece tempo para o planeta respirar enquanto outras medidas são estudadas. Akbari é chefe do Programa Cool Cities, do Departamento de Energia do Governo dos EUA. Grandes cidades do mundo já aplicaram as propostas dele. Na Califórnia foram criadas leis que obrigam os armazéns e prédios comerciais com telhados planos a cobri-los de branco.

Novo ramo

A segunda edição do Vogue Fashion’s Night Out no Brasil marca a estreia da produtora GEO na organização de eventos de moda. Dirigida por Leonardo Ganem, ex-Som Livre, a empresa, com sede em São Paulo, abrirá um escritório no Rio ainda este ano. Entre os últimos trabalhos da GEO está o sorteio de grupos das eliminatórias da Copa do Mundo .

Noite alta

Para estimular o consumo fashion em todo o mundo, a Vogue criou uma edição limitada de camisetas com estampa exclusiva para cada país. No Brasil, as peças trarão uma coruja, símbolo de sabedoria e sorte, assinadas pelo departamento de arte da agência África. Outra novidade será a presença de uma equipe da revista nas lojas para ajudar os clientes a montarem seus looks in loco. O evento acontece dia 12 de setembro, em São Paulo, e 13, no Rio, no Fashion Mall e Shopping Leblon.

A cabeça nos States

O maior número de torcedores de futebol americano no país está localizado em São Paulo, 31,9%, seguido do Rio de Janeiro com 11% e o Paraná com 9,9%. Mais de 85% dos fãs do esporte pertencem às classes A e B e 73% acompanham os jogos da liga profissional americana. O New Englands Patriots, time do Tom Brady, marido de Gisele Bündchen, está entre os de maior torcida verde e amarela. A pesquisa encomendada pela Afab, Associação de Futebol Americano no Brasil, foi feita de maio a junho passados com 4,2 mil torcedores.

Econômica e criativa

Sol Azulay, filha mais velha de Simon Azulay, o criador da Yes Brasil, fala, amanhã, sobre Desconstruir para recriar, no 6º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo do Senai/ Cetiqt, no Copacabana Palace. A estilista está à frente de um atelier em Botafogo onde recria roupas usadas e transforma vestidos de noiva em modelos de festa. Economizar, aliás, faz parte do seu temperamento: “Nunca descartei nem saco de retalhos e guardo todo pedacinho que sirva para forrar um botão. Vou espremendo até não restar mais nada”, confessa. O economista e arquiteto Mikko Koria e o sociólogo Francesco Morace também farão palestras.

Um garoto

Sami Jorge, ex-presidente da Câmara e coordenador municipal de articulação política comunicou a Eduardo Paes que sairá candidato a vereador mais uma vez, em 2012. Nas últimas urnas foi derrotado por apenas 56 votos, mas ele não desiste de querer conquistar seu 10º mandato parlamentar. Sami está com 87 anos.

Antigo patinho feio

Os supermercados ganharam novo status nos atuais projetos de shoppings no país. Segundo o Ibope Inteligência, a maioria desses empreendimentos procura um supermercado para funcionar como loja-âncora. A tendência é sentida, inclusive, nos EUA, que evitavam esse tipo de estabelecimento em malls. ‘’Com a crise econômica americana, hoje há um corrida atrás de grandes varejistas com o objeto de atrair clientes até para outras lojas’’, diz Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios da empresa.

Por falar neles

Pesquisa realizada pela Proteste em 20 cidades de 13 estados e do DF - e que será divulgada hoje no site da associação de defesa dos consumidores - mostra que é possível economizar até R$ 2 mil por ano se o consumidor fizer a escolha certa do supermercado. Os pesquisadores levaram em conta uma hipotética cesta de classe média, com 104 itens. No Rio, o supermercado com os melhores preços de produtos de marca de primeira linha está na região do Grande Irajá.

Livre Acesso

O programa Marcia Peltier Entrevista recebe, amanhã, o psicoterapeuta e escritor Sócrates Nolasco. Estudioso da imagem masculina na sociedade, Nolasco é autor de livros de grande sucesso sobre o tema, entre os quais De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades contemporâneas ocidentais. A atração vai ao ar às 23h, pela Rede CNT.

O grande potencial de patentes e lucros no setor de petróleo e gás será o tema do painel moderado pelo advogado Luís Fernando Matos Jr., no seminário internacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, que começa hoje, no Rio.

Ana Paula Barbosa é a responsável pela vip list da inauguração da quinta loja da Le Lis Blanc no Rio, amanhã, a partir das 14h, no Barra Shopping.

Hairstylists consagrados como Sonia Nesi, Ricardo Moreno, Walter Cabral, Helena Gimenez e Natan Jr. assinam penteados no show Celebrity Couture, da Intercoiffure, no Teatro Fashion Mall, hoje, às 20h. O evento de moda e beleza terá também desfiles com as tendências da próxima estação, com apresentação de Chris Nicklas e Patricia Koslinski

A importadora Winebrands promove, amanhã, no MAM, o Winelounge, evento que reunirá representantes de 11 vinícolas internacionais de seu portifólio, incluindo as recém-incorporadas Bodega Balbás, da Espanha, e Falesco, da Úmbria, Itália. Com aumento de 140% no segmento de restaurantes em 2010, a importadora espera, até o fim do ano, crescer sua carteira de clientes em 40%.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: