segunda-feira, agosto 08, 2011

MARCIA PELTIER - Luxo e conforto


Luxo e conforto 
MARCIA PELTIER 
JORNAL DO COMMÉRCIO - 08/08/11

Pela primeira vez, a Feira das Américas – ABAV 2011, em outubro, no Rio, terá como expositor um aeroporto internacional, o de Chagi, de Cingapura. O terminal conquistou, este ano, o título de melhor aeroporto do mundo pela consultoria de Skytrax World Airport Awards, repetindo o resultado de 2010, e já havia sido eleito o número 1 da Ásia. Projetado para receber 70 milhões de passageiros/ano, o local é também uma opção de lazer e turismo no país. Dispõe de spa, cinema, piscina, academia, terminais high tech com acesso à internet gratuito e o maior pavilhão de feiras do sudeste asiático.

Batuta

O maestro Lorin Maazel interrompeu suas férias e chegou ao Rio, quinta-feira, atendendo ao convite para reger a OSB durante o Festival Beethoven, em substituição a Kurt Masur. Aos 81 anos, o americano veio sozinho e cheio de energia: mal deixou as malas no Copacabana Palace, seguiu para os ensaios no HSBC, na Barra. O imbróglio que envolve a orquestra - que Maazel não rege desde 1988, quando esteve à frente de um concerto no Aterro do Flamengo - em nada afetou o andamento dos trabalhos.

Fã do Rio

Ao avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas, Maazel exclamou um “Meu Deus!”. Em Copacabana, disse que a vista era ainda mais bonita do que a de sua lembrança. O regente estará à frente da OSB nas sete sinfonias de Beethoven, a partir desta quarta-feira.

Mobilizados

A Conferência Ethos 2011 terá a participação de um número recorde de ministros de Estado. A edição deste ano, que começa hoje, na Fecomércio/SP, irá discutir propostas de transição para uma economia verde e inclusiva. Já confirmaram presença Jorge Hage (CGU), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Maria do Rosário (SEDH), Gilberto Carvalho (SGP) e Tereza Campello (MDS). Terminais de computador serão colocados à disposição dos que quiserem fazer sugestões. As propostas integrarão um documento que será levado à conferência Rio+20, em junho de 2012.

Locação de luxo

Audi e BMW irão participar, pela primeira vez, do Salão da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, amanhã e quarta-feira, em São Paulo. O setor, que adquire 10% da produção automotiva brasileira, ainda engatinha na oferta de veículos de luxo para locação. A aposta é de que o serviço pode ganhar corpo, à medida que a cultura do carro alugado avança no país.

Atrás da câmera

Premiada em festivais nacionais e internacionais pelos longas Contra Todos e Um Céu de Estrelas, a atriz Leona Cavalli vai trocar de papel. Em sua primeira experiência como diretora, irá rodar o documentário O caminho do Peabiru, na Amazônia. ‘’Vamos dar aulas de interpretação para os índios, que depois vão participar de um filme sobre a cultura deles’’, explica. Enquanto o projeto amadurece, ela começa a gravar a novela A vida da gente, da TV Globo, em que viverá uma pediatra que não consegue engravidar. ‘’Ela terá um grande conflito com o marido que doa o sêmen para outra mulher’’. Leona, que pretende ter filhos, está totalmente mobilizada com o folhetim. Tem visitado maternidades e conversado com especialistas.

A vez da ciência

O novo Código Florestal Brasileiro será debatido pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB/AM). A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência fez lobby para que isso acontecesse. É que no relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo, segundo a SBPC, os critérios científicos foram ignorados.

Classe virtual

Pesquisa do Instituto Politécnico de Ensino à Distância mostra o perfil de quem procura cursos profissionalizantes virtuais. A maioria (30%) concluiu o ensino médio, mas quem está cursando a faculdade (26%) também busca formação técnica. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, atrás de São Paulo, entre os estados com maior número de alunos em salas de aula não convencionais. São cerca de 78 mil que se distribuem entre cursos de idiomas (inglês e espanhol), seguidos de gestão e liderança, contabilidade e finanças e eventos e turismo.

Livre Acesso

A educadora, escritora e filósofa Tânia Zaguri é a convidada do programa Marcia Peltier Entrevista de amanhã. Conselheira titular da Associação Brasileira de Educação e com vários livros publicados, entre os quais Manual de instruções para pais das gerações X e Y, ela vai falar da convivência nem sempre harmoniosa entre os dois mundos. A conversa vai ao ar às 23h, na Rede CNT.

Cento e cinquenta cirurgias em crianças e jovens com lábio leporino serão realizadas gratuitamente, no Hospital Pedro Ernesto, na Operação Sorriso. Estima-se que um bebê em cada 650 nascido apresente a doença. Para agilizar a triagem dos pacientes, funcionários voluntários da Abbott vão participar do processo de seleção no hospital, hoje e amanhã.

Acaba de ser aberto no Città America, na Barra, um salão exclusivo para homens, o Città Barber Shop, com direito a massagem estética, limpeza de pele, podólogo e design de sobrancelhas, entre outros serviços, mais a tradicional barba com toalha quente. Na sala de espera estão disponíveis jogos de dominó, xadrez e cartas.

A artista plástica Heli Freireg abre exposição, amanhã, às 18h, na Galeria de Arte doBNDES,apresentando esculturas, pinturas, serigrafias e desenhos.

A Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) recebe, hoje, o título de benemérita do Estado do Rio de Janeiro em homenagem aos seus 111 anos de existência e contribuição à saúde pública no Brasil, no plenário da Alerj. Ela é a única produtora de vacina BCG no país.

A White Martins e a MRS Logística renovaram a parceria com a organização Escola de Gente para prorrogar, até o dia 28, a exibição da peça Um amigo Diferente?, primeiro espetáculo para infância e juventude do Brasil totalmente adaptado para pessoas com deficiência. A peça está em cartaz gratuitamente aos sábados e domingos, às 11h30, no Teatro Oi Futuro do Flamengo.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: