quarta-feira, agosto 10, 2011

MARCIA PELTIER - Agiu primeiro


Agiu primeiro
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 10/08/11

Antes de o PT ter se posicionado por não exercer o controle social da mídia, o Ministério das Comunicações tinha dado o primeiro passo e começado a convidar setores da sociedade para a discussão do novo marco regulatório das comunicações. O secretário-executivo Cesar Alvarez já ouviu representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER).

Internet sem lei

A todos foi garantido que haverá uma ampla discussão, o que agradou aos empresários. Eles, no entanto, estranharam não ter sido mencionada nenhuma proposta do governo para a internet. Em tempos de convergência e ebulição mundial do assunto, a lacuna causou estranheza.

Céu de brigadeiro

A forte demanda por jatos executivos levou o Grupo Synergy a criar uma nova empresa para atuar nesse segmento na América Latina. A SynerJet será apresentada oficialmente ao mercado na Labace 2011, a maior feira do setor no continente, de amanhã a sábado, em São Paulo. A SynerJet terá unidades no Brasil, México, Colômbia e Argentina. A empresa será a representante exclusiva em toda a região, à exceção da Venezuela e do Caribe, da canadense Bombardier Aerospace, líder mundial de mercado e fabricante das aeronaves executivas das famílias Learjet, Challenger e Global.

Clã numeroso

O encontro que reuniu mais de 200 Guinle, este fim de semana, no Copacabana Palace, não ficará por aí. Já está sendo alinhavado mais um grande evento semelhante para o fim de ano e, antes disso, reuniões menores em restaurantes. A ideia surgida no Facebook, na página Quero mais família Guinle, cresceu tanto que mereceu da divertida Georgiana Guinle o comentário: “A árvore genealógica se expandiu e virou um baobá”.

Escala

Uma das ausências sentidas foi a de Gabriel Guinle, filho do saudoso playboy Jorginho e de Maria Helena. O rapaz, que está morando com a avó, Helena, em Copa, não pôde ir porque estava trabalhando. Ele é agente penitenciário em Campos e termina os estudos de direito ainda este ano.

Papel icônico

Longe dos palcos há cinco anos, Maria Luísa Mendonça interpreta Maria em Na Selva das Cidades, de Bertolt Brecht, que estreia hoje para convidados no CCBB, com direção de Aderbal Freire-Filho. Coube a Ítala Nandi, em 1969, em montagem do Teatro Oficina, o papel, cuja nudez do personagem foi a primeira em palcos nacionais. A polêmica foi tanta que mereceu até um Poema para a nudez de Ítala Nandi, de Joaquim Cardozo. Maria Luísa, no entanto, não vai tirar a roupa em cena.

Outro contexto

Se a direção de José Celso Martinez Corrêa dialogava com a repressão política vivida pelo país na época, na visão de Maria Luísa a montagem atual “é uma conversa entre o universo urbano e o campo e aborda não só a violência, mas também a solidão”. A atriz resume: “É um Brecht puro, jovem, extremamente poético”.

Resistência ao plástico

Enquanto os cariocas são os que mais usam o cartão de crédito e débito para pagar as contas nos restaurantes, o mesmo não acontece em postos de gasolina. Estudo feito pela Visa constatou que em BH, Recife e Curitiba o cartão é usado por 52% dos clientes para pagar o combustível. No Rio, esse índice cai para 27%. O mesmo ocorre com os supermercados. No Rio, o dinheiro de plástico soma 41% das compras, enquanto que em outras cidades esse número é acima de 50%.

Futebol e arte

O Brazil Sports Show, de amanhã a domingo, no Ibirapuera, será palco do primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Freestyle, modalidade na qual o praticante equilibra a bola e faz malabarismos sem deixar a pelota cair no chão, embalado por muita música. O campeão terá vaga assegurada para o campeonato mundial do estilo, que acontece no Brasil, em 2012, com organização da Federação Brasileira de Futebol Freestyle. A previsão é de que 50 competidores de 14 estados participem da disputa.

Livre Acesso

Os senadores José Sarney e Aécio Neves, mais o governador de Minas Antônio Anastasia e José Serra participam hoje, às 10h, no Senado Federal, de uma sessão solene marcando um mês da morte do ex-presidente Itamar Franco.

Amanhã, a Schutz da Garcia D’Ávila lança a coleção de verão com presença da modelo Fernanda Tavares, que será a garota-propaganda da marca.

Começa hoje, no Museu Nacional de Belas Artes, às 18h30, a 3ª edição do Festival Internacional de Humor do Rio, que este ano está totalmente voltado ao desenho de humor (charges, cartuns e caricaturas). Serão duas exposições: a World Press Cartoon Prêmios 2011, vinda de Portugal, traz os 27 premiados e menções honrosas do Concurso Internacional Press Cartoon 2011 e a Traçando o Brasil: três séculos de desenho de humor.

Chega às lojas da Levi’s, em outubro, a linha Commuter, criada especialmente para ciclistas urbanos. A calça 511™ tem cós projetado para guardar a trava da bicicleta, bolso traseiro para iPod e tecido reforçado no cavalo e passadores da cintura. A jaqueta trucker tem mangas sanfonadas e punhos alongados.

Luiz Gomes, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, promove um seminário sobre CLT dia 24, em Natal, Rio Grande do Norte.

Começam sábado, no CCBB, as leituras dramatizadas dos 12 finalistas do projeto Seleção Brasil em Cena 2011. Os textos de dramaturgos de todo o país terão direção de nomes como Gilberto Gawronski, Thierry Tremoroux e os irmãos Guimarães, de Brasília. O programa é gratuito e o público vota na melhor.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: