quarta-feira, agosto 10, 2011

ILIMAR FRANCO - O PT virou alvo


O PT virou alvo 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 10/08/11

A operação da PF no Ministério do Turismo tem como alvo a gestão petista. Os fatos investigados ocorreram na administração de Luiz Barretto, atual presidente do Sebrae, e do ex-presidente da Embratur Mário Moysés. Ontem, no Planalto, era grande a irritação com a PF, de quem se dizia que agiu de forma “espetaculosa” e com “dose exagerada”. Críticas também ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) por não ter sido informado de ordem judicial que chegou à PF na sexta-feira.

Lenha na fogueira

Foi tensa a reunião dos senadores do PMDB com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Os peemedebistas estavam irritados com a eventual manobra de colocar no colo do PMDB problemas ocorridos na gestão do PT no Turismo. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) perguntou à ministra como a PF prendia 35 pessoas e o governo não sabia de nada. “A Polícia Federal é independente”, respondeu Ideli. No Congresso, indignação suprapartidária com a prisão de um dos secretários da pasta, o ex-deputado Colbert Martin s (PMDB-BA). Recém-chegado ao ministério, ele teria liberado apenas a última parcela de um convênio de 2009, com parecer
técnico favorável.

"Aquele ministério (Turismo) era uma bomba anunciada, foi uma infelicidade o PMDB ter assumido” — Valdir Raupp, senador e presidente do PMDB

SAI A PRESIDENTA, ENTRA O PRESIDENTE. Na posse da presidente Dilma Rousseff, em janeiro, o Rolls Royce, da década de 50,
tradicionalmente usado nas cerimônias de posse da Presidência da República apareceu com uma placa onde lia-se a inscrição “Presidenta da República”. Exposto na visitação pública ao Palácio do Planalto, no último final de semana, o carrão voltou a ostentar a
placa “Presidente da República”.

Padrinho
Quem levou o secretárioexecutivo Frederico Costa para o Turismo foi o ex-presidente do PTB José Carlos Martinez, que morreu em 2003. Isso ocorreu na gestão de Walfrido dos Mares Guia. Antes, Costa atuava no mercado financeiro.

Simpatia

Candidato a presidente da Câmara, ao tratar do Ministério do Turismo para a bancada, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), defendeu o ex-ministro Luiz Barretto e o ex-presidente da Embratur Mário Moysés, “mesmo sendo do PT”.

Lula diz que não quer ofuscar Dilma
O ex-presidente Lula está mandando um recado para todos os companheiros Brasil afora: não aceita mais programas nos estados que incluam inauguração de obras públicas federais. “Vão dizer que estou querendo me meter no governo da Dilma”, argumenta. Os petistas também estão sendo informados que o Instituto da Cidadania passará a se chamar Instituto Lula e vai abrigar toda a documentação de sua gestão.

Atropelada
A deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) deve retirar sua candidatura ao Tribunal de Contas da União. Ela é autora de uma emenda de R$ 4 milhões que foi um dos pontos de partida para a Operação Voucher, realizada pela Polícia Federal.

Tráfico de crianças
A senadora Lídice da Mata (PT-BA) cobrou ontem do Itamaraty ação para que a comerciante baiana Rosenilda Barbosa consiga reaver suas duas filhas, de 6 e 11 anos. Desde 2006, a Justiça portuguesa se nega a devolvê-las à mãe.

 CONFETE: Do governador Sérgio Cabral, ontem, em reunião da bancada do Rio com o ex-presidente Lula: “O Lula é o brasileiro mais requisitado do mundo para dar palestras, mas no Palácio das Laranjeiras ele vem falar de graça pra gente”.
 FECHADO acordo entre governo e oposição sobre a nova tramitação das medidas provisórias. A Câmara terá 80 dias para votá-las e o Senado, 30 dias. Se o texto mudar no Senado, a Câmara tem mais dez dias.
● FALA O LÍDER do DEM, deputado ACM Neto (BA): “Quem quer fazer limpeza apoia a criação de uma CPI”.

Nenhum comentário: