domingo, agosto 28, 2011

ILIMAR FRANCO - Novo apelo


Novo apelo
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 28/08/11
 
Na reunião do Conselho Político, amanhã, a presidente Dilma vai pedir cautela para os aliados com propostas que criem novos gastos em meio à crise econômica internacional. O recado vale para a regulamentação da emenda 29 (investimentos na Saúde) e para a PEC 300 (fixa piso salarial nacional para bombeiros e policiais). O governo vai antecipar aos aliados o projeto do Orçamento 2012, que será enviado esta semana para o Congresso.

Governo Dilma x base aliada
Há um descompasso entre a pauta do governo Dilma para enfrentar a crise econômica internacional e a agenda dos principais partidos, PT e PMDB, que apoiam seu governo. Enquanto a presidente corta gastos e pede para que não se votem projetos que aumentem as despesas públicas, sua base faz o contrário. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), apoia movimento para votar a emenda 29, que pode ampliar os gastos com a Saúde. Já o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), acaba de fechar uma pauta comum com a CUT, da qual consta votar o fim do fator previdenciário. Os líderes são dissidentes? Ou jogam para a plateia?

"A oposição é minoria mesmo, e não tenho vergonha disso. Qualquer coisa que eu tenha acima de 60, 80 votos, que é o nosso número aqui, é uma vitória” — ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara

ALERTA
. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), na foto, está tentando pacificar os movimentos de policiais e bombeiros, que pretendem lotar o Congresso em setembro para pressionar pela votação da PEC 300, que fixa um piso salarial para essas categorias. O governo federal quer evitar um incidente como o do Rio, em que bombeiros ocuparam o quartel central da corporação, em campanha por melhores salários.

Prestígio
A presidente Dilma vai entrar pessoalmente, no segundo semestre, nas articulações para tentar garantir a vinda de chefes de Estado para a Rio+20, em junho do ano que vem. No fim, esse acaba sendo o termômetro de sucesso do evento.

Debruçado
A despeito da simpatia no governo pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) na eleição para ministro do TCU, a líder do PSB, Ana Arraes (PE), está sendo apontada como favorita. O expresidente Lula entrou em campo para elegê-la.

Os ‘hermanos’: é sempre assim
Sempre que há eleições na Argentina, sofrem os empresários brasileiros que têm negócios lá. Hoje estão retidos na aduana argentina 600 tratores e 150 colheitadeiras exportadas pelo Brasil. A presidente Cristina Kirchner pressiona as empresas daqui a instalarem linhas de montagem na Argentina. A ministra da Produção deles, Débora Giorgi, está pondo lenha na fogueira. Ela quer ser ministra da Fazenda no lugar de Amado Boudou, candidato a vice na chapa de Cristina.

Cautela

O PT não dá como certa a escolha do senador José Pimentel (PT-CE) para líder do governo no Congresso. Apesar da preferência da presidente Dilma, avaliam que a função pode ser usada para aplacar a guerra entre aliados na Câmara.

Royalties
Lideranças partidárias do Senado e senadores interessados no assunto fecharam acordo, quarta-feira, para votar o projeto de distribuição dos royalties do petróleo entre os dias 12 e 14 de setembro. O prazo final acordado é dia 15.

 SEDE. A Confederação Nacional dos Municípios ganhou da Superintendência de Patrimônio da União um terreno de 5.000m², em Brasília, para construir sua sede.
 O GOVERNO vai anunciar, em setembro, o Plano de Ação para Inclusão das Pessoas com Deficiência. As medidas têm como foco inicial garantir acessibilidade nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
● DO PLANALTO. Caso o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) fique insustentável, a presidente Dilma tem seu preferido: Franklin Martins.

Nenhum comentário: