terça-feira, agosto 09, 2011

ILIMAR FRANCO - Muda Conab


Muda Conab 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 09/08/11

A presidente Dilma determinou ontem ao ministro Wagner Rossi (Agricultura) que faça uma ampla mudança na diretoria da Conab. Ela pediu ao ministro que dê “um caráter técnico e unitário” à diretoria. Após examinar a documentação apresentada pelo ministro, ambos concluíram que a Conab é vítima de uma disputa política entre os atuais diretores. E, para evitar traumas com os aliados, as alterações serão negociadas com eles.

Sem chance

Em conversa recente, por telefone, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, voltou a insistir com o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) na adesão do Brasil ao Protocolo Adicional do Tratado de Não Proliferação, que autoriza a Agência Internacional de
Energia Atômica a inspecionar instalações nucleares com um curtíssimo aviso prévio. Patriota foi categórico ao descartar essa possibilidade. A diplomacia brasileira considera o aumento das restrições do tratado, no protocolo adicional, uma interferência na soberania nacional e na decisão de desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos.

"Estou preocupado com a votação da emenda da Desvinculação das Receitas da União (DRU). É preciso o voto de três quintos para aprovar” — Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara (PT-SP), ontem, na reunião da coordenação de governo

DE SAÍDA. 
O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, na foto, está trocando o PTB pelo PDT. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) conta: “Ele pediu para entrar no PDT.” Para não perder o mandato, ele recebeu uma carta do presidente do partido, Roberto Jefferson, atestando “incompatibilidade” com o presidente regional da sigla, o deputado federal Sabino Castelo Branco. Os dois estavam em pé de guerra.

Sigilo eterno

O senador Fernando Collor (PTB-AL) teve um breve diálogo com Celso Amorim ontem, na posse do novo ministro da Defesa. Collor é um dos que têm impedido a votação da lei que acaba com o sigilo eterno dos documentos oficiais.

Pente-fino
Assim como foi feito com o Ministério dos Transportes e o Dnit, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) vai solicitar todas as auditorias que foram feitas pelo Tribunal de Contas da União no Ministério da Agricultura e na Conab.

Caças: à espera da liquidação
O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, diz que a crise econômica internacional é uma oportunidade para a retomada das negociações para a compra dos caças para a Aeronáutica, já que os preços devem cair. Esse assunto só deve voltar para a pauta, no entanto, no final do ano. Depois que o governo Lula praticamente fechou com o Rafale francês, a presidente Dilma suspendeu as conversas devido ao corte no Orçamento da União.

Prévias
São dois os pré-candidatos do PT à prefeitura de Niterói: o deputado federal Chico D’Angelo e o estadual Rodrigo Neves. Os dois vão
às prévias caso a opção do partido não seja apoiar a reeleição do prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT).

Expectativa
Somente após a posse, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai se posicionar sobre a Adin da OAB, que pede o fim das
pensões para ex-governadores no Rio. Em decisão anterior, ele foi pelo fim das pensões no Paraná.

 NOMEADO pelo ex-ministro Nelson Jobim, o exdeputado José Genoino continuará como assessor do Ministério da Defesa com o ministro Celso Amorim.
 O MINISTRO Garibaldi Alves chamou a bancada do PMDB no Senado para um almoço hoje. Vai abordar a situação e as necessidades da Previdência.
● A FUNDAÇÃO Astrogildo Pereira, do PPS, lança amanhã, no Senado, o livro “Itamar Franco, homem público democrata e republicano”. A publicação foi organizada pelo jornalista Francisco Almeida e pelo historiador Ivan Alves Filho.

Nenhum comentário: