sábado, agosto 06, 2011

ILIMAR FRANCO - Medo da crise

Medo da crise
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/08/11

 A presidente Dilma pediu aos presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que não coloquem em votação a PEC 300, a Emenda 29 nem o reajuste salarial do Judiciário. Argumentou que, pelo impacto fiscal, isso seria extremamente negativo em meio à crise econômica internacional. Dilma também pediu pressa na votação de medidas para enfrentar a crise e sustentou que ela ainda não atingiu o pico. Sinal amarelo

A ministra Maria do Rosário
(Direitos Humanos) ligou ontem para o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, e marcou uma reunião, na semana que vem, para discutir a criação da Comissão da Verdade. Ela também ligou para a oposição. Reafirmou o diálogo e garantiu que não haverá retrocesso. O x-ministro Nelson Jobim tinha sido fiador de um acordo com o PSDB e o DEM, não só no mérito, para a criação da Comissão da Verdade,
mas também para que a tramitação fosse em regime de urgência urgentíssima. Com Amorim, as negociações recomeçam do zero. "O Amorim é ideológico. Ele vai ter que conquistar nossa confiança", afirmou o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA).

"Eu não queria sair. Mas fui falando aqui e ali. Vocês conhecem o meu jeito” — Nelson Jobim, exministro da Defesa, numa conversa com amigos

DISCÍPULO. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), contou anteontem, em encontro com a presidente Dilma, a propósito do caso do ex-ministro Nelson Jobim, que Ulysses Guimarães (foto), num período de sua vida, tomava lítio e andou fazendo declarações disparatadas. Sarney recitou algumas delas. Dilma ouviu e, depois, lascou: “Só me falta ele (Jobim) vir com a desculpa de que está tomando lítio.”

Detalhes
 O ex-ministro Nelson Jobim tentou consertar o estrago. Na noite de quartafeira, por volta de 23h, ele ligou para as ministras Ideli
Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Jobim disse que não disse o que disse.

Off
 O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), ao se encontrar com Jobim, na manhã de quinta-feira, em Tabatinga (AM), perguntou:
“Você falou em off?”. No jornalismo, quando um homem público fala em “off” é para não ser identificado.

Ufa! Desta vez é em São Paulo
 O presidente municipal do PT do Rio, Alberes Lima, brincou anteontem, em jantar com o PMDB, quando foi oficializada a aliança para a reeleição do prefeito Eduardo Paes: “Pelo menos desta vez o PT nacional não vai poder dizer que o problema é o Rio. Desta vez o
imbróglio está em São Paulo”. Lá, são cinco os précandidatos e pode haver prévias para definir o nome. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, estava presente.

Confusão

 A intenção de Benedita da Silva de disputar a prefeitura de São Gonçalo já provoca confusão. O PT tem dois précandidatos lá: o vereador Miguel Moraes e o deputado estadual Gilberto Palmares. Seu patrono é o senador Lindbergh Farias.

Amarrada
 Adversários da senadora Marta Suplicy (PT- SP) apontam a recente crise com o PR, que deixou o bloco do PT no Senado, como mais um revés para sua candidatura à prefeitura de São Paulo. Seu suplente é Antonio Rodrigues, do PR.

OS PARTIDOS de oposição ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), estão empenhados, ao lado da direção do PPS, em convencer o deputado federal Stepan Nercessian a disputar a prefeitura.
 O PRESIDENTE da Vale, Murilo Ferreira, deve assumir a copresidência brasileira do Fórum Empresarial Brasil-Canadá, que será criado segunda-feira.
● A COMISSÃO de Legislação Participativa da Câmara completa dez anos dia 10. Sua maior contribuição foi aprovar lei que informatizou o processo judicial, sugerida pela Associação dos Juízes Federais.

Nenhum comentário: