sábado, agosto 20, 2011

ILIMAR FRANCO - Marta desiste


Marta desiste
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 20/08/11
 
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) se rendeu à vontade do ex-presidente Lula. Nesta semana, ela confidenciou, a senadores e amigos, que vai retirar sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo para deixar o caminho livre para o ministro Fernando Haddad (Educação). Hoje está previsto um encontro entre Marta e Lula. Ela ainda não sabe quando anunciará publicamente a decisão.

A rebelião dos novos deputados

O diagnóstico do Palácio do Planalto, para as divisões nas bancadas do PP, do PMDB e do PT, é o de que os líderes partidários não sabem como lidar com os deputados novos. Eles representam 50% da Casa, mas não têm emendas ao Orçamento, não são designados para relatar projetos ou Medidas Provisórias e nem são consultados. Para os articuladores políticos do governo, essa realidade fez com que o PP mudasse seu líder para um deputado de primeiro mandato, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). São também os deputados novos do PMDB que querem vetar que Eduardo Cunha (RJ) seja o relator do novo Código de Processo Civil.

"Se fizermos isso, vamos frustrar aqueles que acreditaram que teríamos no país o contraditório” — Álvaro Dias, senador (PSDB-PR), discordando de FH, que propôs que a oposição desista da CPI da Corrupção

ELE NÃO PERDE A PIADA. Diante do efusivo encontro do expresidente Fernando Henrique Cardoso e da presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral comentou, jocoso: “Hum... Acho que o Lula vai ficar com ciúme vendo você (Fernando Henrique) juntinho com a Dilma. Ele não vai gostar”. Imediatamente, FH sai em defesa da presidente: “Ela (Dilma) pode dizer que fui eu que forcei a barra”. Risos.

Convertidos
Ainda sobre a votação da MP que reestrutura os Correios, o deputado Chico Alencar ( PSOL - RJ ) diz : "DEM e PSDB mudaram de discurso, mas PT, PCdoB e PSB também, defendendo projeto ’coerente com a visão de Estado de FHC’".

Ufa!
Os aliados sofrem nas mãos dos petistas. Francisco Carneiro foi nomeado ontem superintendente do Incra em Santarém (PA). Ele
ficou seis meses de molho. O deputado José Priante (PMDB-PA) fez a indicação para o cargo em fevereiro.

Cabral quer ganhar tempo para negociar

O governador Sérgio Cabral está pressionando o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), para retirar sua assinatura do requerimento de urgência para a votação do projeto que distribui os royalties do petróleo para todos os estados. Renan ficou de avaliar,
argumentando que, como há três Medidas Provisórias trancando a pauta, ainda há tempo para construir um acordo com os estados não produtores.

Uns mais iguais

Em solenidade recente no Ceará, o cerimonial do Planalto pôs o senador José Pimentel (PT) na primeira fila. Ele apareceu na TV. Na
segunda fila, os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB) ficaram fora da telinha.

Outro lado
O deputado Washington Reis (PMDB-RJ) diz que o vídeo que estava vendo, durante o depoimento do ministro Paulo Passos (Transportes), era de evento beneficente. E que o vídeo era do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA).

 OS AMIGOS do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso resumem numa palavra a relação de FH com a presidente Dilma Rousseff: “Inquebrantável”.
 SIMPATIA. Nesta semana, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) saudou o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) como “prefeito”. Chinaglia desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo.
● O DEPUTADO Brizola Neto (PDT-RJ) fala sobre as eleições do Rio: “Vamos apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB). Com o PT ao seu lado, não há espaço para outras candidaturas”.

Nenhum comentário: