sexta-feira, agosto 05, 2011

ILIMAR FRANCO - Insubordinação

Insubordinação 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 05/08/11

Os comandantes militares abandonaram o ex-ministro Nelson Jobim (Defesa) logo após tomarem conhecimento das declarações à revista“Piauí”. Emissários informaram à presidente Dilma que, para os militares, Jobim “passou dos limites” e que sua conduta era a de um “insubordinado”. Anteontem à noite, a presidente Dilma alertou as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil): “O Jobim andou fazendo outras declarações. Elas não são boas”.

A via crucis da demissão
A presidente Dilma Rousseff chegou ao Planalto ontem pela manhã com a decisão tomada de demitir Jobim. Ela fez uma rápida reunião com os ministros Ideli Salvatti, Gleisi Hoffmann, Helena Chagas (Secom) e Gilberto Carvalho (Secretaria-geral). Irritada, a presidente avaliou eventuais substitutos. Mas, por se tratar do terceiro gol contra do ex-ministro, eles também se divertiram com a situação. A presidente também pediu para ler a reportagem da revista “Piauí”, tendo recebido o texto pouco antes do meio-dia. No almoço, Dilma disse aos seus ministros que já tinha o nome do novo titular, mas não disse quem era. Celso Amorim sempre foi o preferido dela para o cargo, antes de Jobim aceitar continuar na função.

"Não sei o que deu na cabeça desse rapaz” — Francisco Dornelles, senador (RJ) e presidente do PP, sobre o ex-ministro Nelson Jobim

UNABOMBER. As declarações inusitadas do ex-ministro Nelson Jobim (Defesa) já não causam apenas irritação no Planalto. Já viraram motivo de galhofa. Ontem de manhã, num dos gabinetes do Palácio, se contava a seguinte piada: “A ministra Ideli Salvatti (“a fraquinha”) ganhou cinco frascos de Biotônico Fontoura e a ministra Gleisi Hoffmann (“que não conhece Brasília”) pediu para o marido (o ministro Paulo Bernardo) um GPS de presente”.

Fofa
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), escorregou ontem no caso Nelson Jobim. Pela manhã brincou: Ideli não é “fraquinha”, mas “gordinha”. À tarde, antes de ir ao Planalto, ligou para corrigir sua fala: “Eu falei fofinha”. Ah! Bom!

Ele não é o único
O ex-ministro Nelson Jobim não é o único peemedebista que gosta de falar mal do governo e dos ministros petistas. Outros integrantes
do partido, ocupando importantes cargos federais, também praticam esse perigoso esporte.

O DEM decidiu chutar o balde

 Inspirado no Tea Party americano, o DEM decidiu que vai tentar obstruir todas as votações no Congresso. A cúpula do partido, reunida na manhã de quarta-feira, tomou a decisão após concluir que “não tem como interferir na pauta de votações”, “não tem força para convocar uma CPI”, e “não pode convocar um ministro do governo quando quiser”. A obstrução à votação da MP que facilita liberar recursos emergencias em casos de calamidade, na noite de anteontem, foi só o começo.

Termômetro

 A ida ou não de Fernando Haddad às plenárias do PT, no fim de semana, será um indicativo de sua real disposição para disputar a
prefeitura de São Paulo. Ele ainda não conversou com o presidente do PT paulistano, Antonio Donato.

Financiador
 O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que retirou sua assinatura da CPI dos Transportes e colocou de novo, doou R$ 705 mil para
o comitê financeiro do PR em Tocantins. Ele é o primeiro suplente do senador João Ribeiro (PR-TO).

 O PRESIDENTE Lula, ontem, em Bogotá, na reunião empresarial Brasil-Colômbia, ao defender a criação de um banco sul-americano de investimentos: “A América do Sul não precisa mais da espada de Simon Bolivar, precisa de crédito”.
 O MAIOR BANQUEIRO da Colômbia, Luiz Carlos Sarmiento Angulo, defendeu, na mesma reunião, um acordo de livre comércio entre o Brasil e a Colômbia, e a integração das Bolsas de Valores.
● EX-DEPUTADO pelo PR, João Caldas (AL) está filiado agora ao PSDB do governador Teotonio Vilela.

Nenhum comentário: