domingo, agosto 21, 2011

ILIMAR FRANCO - A cartada do Rio


 A cartada do Rio 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 21/08/11

O governador Sérgio Cabral apresentou nova proposta para a presidente Dilma sobre a divisão dos royalties do petróleo, quinta-feira, em São Paulo. A presidente disse que pediria à ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e ao secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, para fazerem projeções para calcular as perdas da União. Concebida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), ela valeria para os campos não explorados.

Dornelles: ‘União precisa ter grandeza’
No modelo atual, de concessão da exploração do petróleo, a União e os estados produtores têm uma receita de cerca de R$ 11, 6 bilhões a título de Participação Especial. Como essa fonte de receita acaba no regime de partilha, a parcela que ficava com os estados produtores irá para os cofres da União. Pela proposta de Dornelles, os R$ 5,8 bilhões que os produtores vão perder seriam divididos entre os estados não produtores. O senador sustenta que no regime de partilha a receita da União sofre grande incremento e, por isso, acredita que ela terá gordura para aumentar um pouco mais a fatia dos não produtores.

"O custo social da terra tem que ser compartilhado com o governo, não pode ser só do produtor” — Eduardo Braga, senador (PMDB-AM), ao defender incentivo fiscal para manter a reserva legal

COQUELUCHE. Os adversários vão ficar irritados. Pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, a deputada Manuela D‘Ávila (PCdoBRS)
gravou vídeos de exaltação para exibir em sua festa de aniversário. Na telinha: ministros Alexandre Padilha, José Eduardo Cardozo e Mendes Ribeiro; senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Aécio Neves (PSDB-MG) e Ana Amélia (PP-RS); o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Reviravolta
Pessoas próximas a Marina Silva, como o senador Alfredo Sirkis (PV-RJ), ainda têm esperança de uma mudança radical no PV que possibilite sua volta ao partido. Os verdes não têm outro nome para disputar a Presidência em 2014.

Guerra do Paraguai
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), com sua mania da fazer piadas, quase causou um incidente diplomático em reunião recente com o Paraguai, quando, de brincadeira, fez um discurso defendendo a anexação do país vizinho.

O ‘abençoado’ Rui Falcão
Ao deixar, um dia desses, o gabinete da presidente Dilma, o presidente do PT, Rui Falcão, levou um tapinha nas costas do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O afago veio acompanhado da observação: “Você (Rui) é um cara abençoado. A presidente Dilma já te recebeu mais vezes, nesses oito meses de governo, do que todos os presidentes do PT juntos, durante os oito
anos de mandato do ex-presidente Lula”.

Lugar ao sol

Todos os partidos aliados que se reuniram com a presidente Dilma, na semana passada, defenderam a reintegração do PR. Como ele
não voltará a comandar o Dnit e a Valec, sugerem que outros postos importantes sejam oferecidos.

Padrinhos

O Planalto está indicando aos deputados de primeiro mandato, da base aliada, emendas individuais cujos recursos serão liberados. O governo quer que eles assumam nas suas bases a paternidade de emendas que são de não reeleitos.

 PSD. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) comemora: “Não há um gesto como esse nos Estados Unidos, a favor da Angela Merkel ou do Nicolas Sarkozy. O PSD veio dizer que vai apoiar todas as medidas para blindar o país contra a crise”.
 A EMBAIXATRIZ Lúcia Flecha de Lima está lotada, como assessora especial, no gabinete do senador Fernando Collor (PTB-AL), trabalhando na organização da conferência Rio+20.
● A ASSESSORIA da senadora Marta Suplicy informa que o encontro com o ex-presidente Lula será amanhã e que ela permanece pré-candidata.

Nenhum comentário: