terça-feira, agosto 30, 2011

CAROLINA BAHIA - Confiança e economia


Confiança e economia
CAROLINA BAHIA
ZERO HORA - 30/08/11

Odesafio da equipe econômica é convencer o mercado de que o controle de despesas é para valer. Só a certeza de um ajuste fiscal eficiente pode levar o Banco Central a reduzir os juros de maneira segura. Até agora, não houve indicativo real de austeridade. A máquina pública ainda parece inchada e ineficiente. Quando foi anunciado o corte de R$ 50 bilhões no orçamento, o próprio governo teve dificuldades de explicar quais setores seriam sacrificados. Na prática, as liberações de emendas é que foram congeladas, agravando o descontentamento dos partidos aliados. Esse é o dilema de Dilma. Como controlar a política econômica, com a devida austeridade, sem o apoio da área política? Como fechar as torneiras às vésperas das eleições municipais? O remédio é amargo, mas é questão de sobrevivência. Se Dilma ostenta bons índices de avaliação popular, agradeça ao consumo aquecido e aos bons níveis de geração de emprego.

Recomeço
Munido de documentos, mapas e planilhas, o superintendente do Dnit no Estado, Vladimir Casa (foto), desembarca hoje em Brasília para o encontro com a bancada gaúcha e uma reunião no Ministério dos Transportes. Casa foi convocado pelo ministro Paulo Passos, que deseja se atualizar sobre o andamento das principais obras em rodovias gaúchas. O destino da nova ponte do Guaíba e a duplicação da BR-392 estão na pauta.

Granada
Ao falar na necessidade da criação de uma fonte para financiar a Emenda 29 " mais recursos para a saúde ", Dilma Rousseff jogou o problema no colo do Congresso. Quem está disposto a subir na tribuna e defender a volta da CPMF?

JOGO RÁPIDO
- E o metrô de Porto Alegre? No Ministério das Cidades, informação é de que a divulgação dos municípios contemplados ficou para o final de setembro. Mas Dilma pode acelerar o processo.
- Novo secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz é um técnico, ex-diretor do Banco do Brasil. Ele foi deslocado da Secretaria de Política Agrícola, que deverá ser ocupada por Edilson Guimarães.

Nenhum comentário: