terça-feira, agosto 16, 2011

CAROLINA BAHIA - Aposentados x Dilma


Aposentados x Dilma
CAROLINA BAHIA 
ZERO HORA - 16/08/11

O clima entre o Congresso e o Planalto azedou de vez. Os vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 têm como justificativa a preocupação com a crise econômica internacional. Ontem, porém, até aliados do mais novo grupo de apoio à presidente desciam da tribuna para reclamar nos bastidores. Eles não gostaram das limitações das emendas individuais e do veto que atinge diretamente os aposentados. Medida mais popular da LDO, esse item previa verba no orçamento para o aumento acima da inflação a quem ganha acima de um salário mínimo. Uma batalha antiga, que será retomada pelas lideranças de aposentados indignados. Medidas duras, de controle de orçamento, serão necessárias em caso de recessão mundial. O problema de Dilma é que ela está fragilizada politicamente para comprar brigas deste tamanho.

Harmonia
Na ausência do presidente do Senado, José Sarney, quem presidiu a sessão de apoio a Dilma Rousseff foi o gaúcho Paulo Paim (PT, foto). Em sete meses de atividade do Congresso, foi a segunda vez que a bancada gaúcha no Senado conseguiu afinar o discurso.

Fator
Para completar o pacote da Previdência, o governo ainda estuda estabelecer o aumento do tempo de contribuição.

Intimou
Responsável pelo movimento contra corrupção, o Senador Pedro Simon (PMDB) recepcionou o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), logo na entrada do plenário:
" Líder é líder. Contamos com o seu apoio!
Jucá, que chegou quase ao final da sessão, deu um sorriso amarelo.

RECORTE E COBRE
Na marra - Já está decidido: se o Congresso não votar o projeto de lei do ensino técnico (Pronatec) até o final deste mês, o Planalto vai colocar as ações em prática com a edição de uma medida provisória. No Estado, um projeto piloto, com 30 alunos, já está pronto para sair do papel na escola da Restinga.

Nenhum comentário: