sexta-feira, julho 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Banco de reservas
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SP - 08/07/11

O governo federal move duas ações de improbidade administrativa contra o suplente do senador Blairo Maggi (PR-MT) -convidado por Dilma Rousseff para assumir o Ministério dos Transportes-, uma delas para ressarcimento aos cofres públicos de suposto desvio de dinheiro durante o esquema dos sanguessugas.
José Aparecido dos Santos (PR), o Cidinho, como é conhecido, assumirá cadeira no Senado caso Blairo aceite ir para a Esplanada. Prefeito de Nova Marilândia (MT) três vezes, Cidinho foi citado no relatório final da CPI dos Sanguessugas. Luiz Vedoin, delator do esquema, afirmou que destinou a ele R$ 117 mil a título de "contrapartida" pela venda das ambulâncias.

Pela metade 
O Ministério Público atua ao lado do governo nas duas ações. Na segunda, a Advocacia-Geral da União cobra devolução de R$ 638 mil por convênio federal para construção de pontes e bueiros. A gestão de Cidinho teria, segundo a acusação, direcionado a licitação e feito pagamento integral da obra com apenas 50% do serviço entregue.

Outro lado 
Advogado de Cidinho no caso das pontes, Nestor Fidelis diz que o ex-prefeito nega irregularidades na execução do convênio. Sobre o caso dos sanguessugas, afirma não ter informação de que ele tenha sido notificado ainda. O ex-prefeito -não localizado ontem- já afirmou que não recebeu "contrapartidas" e obteve as ambulâncias a preço abaixo do de mercado.

Reflexões
A integrantes do Planalto e a aliados, Blairo disse temer ser alvo da imprensa caso aceite a vaga de Alfredo Nascimento.

Caderninho 
A cúpula do PR destaca Paulo Passos, ministro interino dos Transportes, entre os que teriam levado a Dilma denúncias de corrupção na pasta. Também o acusam de ter ido à reunião de quarta com a presidente sem informar o então chefe, embora o Planalto diga ter tentado avisar Nascimento naquela manhã.

Sem interferência 
A despeito de Luiz Pagot relacionar Paulo Bernardo aos aditivos sob suspeita no Dnit, o ministro, hoje nas Comunicações e à época no Planejamento, diz que adotava como regra nunca interferir na gestão de contratos do Dnit ou de outros órgãos.

Apetite 
Paulinho da Força (PDT-SP), organizador da festa regada a cerveja e leitoa que reuniu políticos de diversos matizes na terça em Brasília, quer incluir o evento no calendário da capital. No vácuo do Arraiá do Torto, suspenso por Dilma, o pedetista avisou que alugará um clube para abrigar a segunda edição do evento, em 2012.

Mutirão 

Líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA) disse que cederá um dos seus cargos ao PSOL, que perdeu nove assessores com a mudança na regra de repartição de vagas pelas bancadas da Casa. Em auxílio à "legenda ideológica", buscará ainda quatro vagas no PT e PMDB.

Café com leite 
O PSDB mineiro cogitou divulgar nota de desagravo ao seu presidente, Marcus Pestana, alvo de reprimenda pública feita por José Serra em reunião que teve deputados e senadores tucanos na plateia. A ideia foi abortada pelo grupo de Aécio Neves, mas até ontem o dirigente recebia, pela internet, manifestações solidárias de correligionários.

Regra 3 
Sem opções no tabuleiro do PTB para substituir Jorge Pagura, que deixou a Secretaria de Esportes no escândalo dos plantões médicos, Geraldo Alckmin decidiu promover o adjunto José Benedito Fernandes ao comando da pasta.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDREZA MATAIS

tiroteio


"Se estivesse vivo, o grande consultor Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, faria 114 anos. Exemplo para uma nova geração."
DE FÁBIO LEPIQUE, SECRETÁRIO PARTICULAR DE GERALDO ALCKMIN,
relacionando o aniversário póstumo do cangaceiro, ontem, aos recentes escândalos do governo federal.

contraponto

Terapia ocupacional

Há algumas semanas, o ex-ministro Luiz Dulci acompanhou Lula, com quem trabalha na formatação de seu instituto, em viagem a Brasília. Quando deixava um dos eventos da agenda do ex-presidente, foi abordado por um amigo petista, que quis saber como andava a sua vida longe dos afazeres da Secretaria-Geral da Presidência, que ocupou por oito anos.
-Uma beleza! Até agora quatro das minhas seis doenças já foram embora!

Nenhum comentário: