quarta-feira, julho 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Companheiro Alfredo
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON(interino)
FOLHA DE SP - 06/07/11

Embora sua permanência na Esplanada dependa ainda do desfecho das investigações internas e externas, Alfredo Nascimento (Transportes) conta, por ora, com trunfo que faltou ao ex-colega Antonio Palocci: apoio no alto e baixo clero do Congresso.
Nas palavras de Henrique Alves (RN), líder do PMDB, "Alfredo é o ministro que melhor atende os parlamentares". Ao contrário de Palocci, de difícil acesso, Nascimento leva habitualmente congressistas no avião, em suas visitas a obras nos Estados. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por exemplo, responde assim à pergunta sobre se os governistas têm nome para o caso da queda do ministro: "Sim, Alfredo Nascimento".

DNA 
Secretário-executivo dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que chegou a ser cogitado para a vaga de Nascimento, teve sua filiação ao PR, em 2010, avalizada pelo deputado Valdemar Costa Neto (SP) -justamente quem o governo quer ver banido do dia a dia da pasta.

Queimado 1 
Gleisi Hoffmann (Casa Civil) não gostou nada de ver sua pasta citada na nota em que Luiz Antonio Pagot diz estar de férias do Dnit. Quando seu afastamento foi anunciado, no sábado, ele tentou, sem sucesso, contato com a ministra.

Queimado 2
No Planalto, foi decidido ontem mesmo não haver hipótese de o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron, substituir Pagot, como chegou a ser cogitado.

Em outra 
No dia da reunião em que Dilma Rousseff teria reclamado do aumento de preços nas obras dos Transportes, Nascimento estava em Parintins (AM). A cidade se preparava para a tradicional festa dos bois Garantido e Caprichoso.

Discurso 
A presidente defendeu ontem, em Rondônia, que "todas as obras do país" sejam licitadas com projeto executivo pronto. O modelo para obras da Copa e da Olimpíada, entretanto, libera essa exigência.

Calculadora 

Marta Suplicy (PT-SP) atribui a fogo amigo o levantamento que aponta declínio de seu peso eleitoral em SP. "Quem faz isso está dando um tiro no pé: pega a candidatura [à prefeitura] mais forte e fica detonando", diz, citando os 2,8 milhões de votos que recebeu em 2010, superando a marca de Aloizio Mercadante na corrida ao Bandeirantes.

Corpo a corpo 
O generoso reajuste salarial aprovado pela Câmara ao prefeito Gilberto Kassab e seu secretariado inspirará o material de propaganda que o PT paulistano levará às ruas na segunda quinzena do mês.

Networking 
Recém-filiado ao PMDB com a perspectiva de disputar a prefeitura da capital, o ex-tucano Gabriel Chalita já procura dirigentes das zonais do PSDB paulistano para discutir o cenário eleitoral de 2012.

Campo minado 
Nova cizânia no PSDB-SP: o secretário estadual José Aníbal (Energia), hoje mais próximo de Geraldo Alckmin, e o deputado federal Mendes Thame, do grupo de José Serra, pleiteiam o comando da seção paulista do Instituto Teotônio Vilela. A decisão, que iria a voto anteontem, ficou para o final de agosto.

Visita à Folha 
José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, visitou ontem a Folha a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Lucio Pimentel, gerente de Imprensa da estatal, José Barbosa, gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul, Mirian Guaraciaba e Marcela Souza, assessoras de imprensa.
com FABIO ZAMBELI e ANDREZA MATAIS

tiroteio

"Depois das peripécias aéreas, Cabral deveria lembrar um princípio: não se pode alegar desconhecimento da lei para justificar delito."
DO EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA (DEM), sobre o governador fluminense lançar código de conduta da administração após a divulgação das viagens feitas por ele em jatos cedidos por amigos empresários.

contraponto

Revendo Marx

Em encontro do PC do B realizado no mês passado, em Brasília, um dirigente regional questionou o ex-deputado Flávio Dino sobre a sua indicação para a Embratur, afirmando que o governo federal é muito heterogêneo. Citando o ministro Orlando Silva (Esporte), que também pertence à legenda, Dino respondeu:
-Heterogeneidade está em todo lugar. Por exemplo, eu quebrei o pé esquerdo e o Orlando, o direito.
Diante da risada geral, completou:
-E o partido tem que se pronunciar sobre qual pé se enquadra melhor no nosso programa socialista!

Nenhum comentário: