sexta-feira, julho 22, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Crescem lojas de conveniência em postos de gasolina
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 22/07/11

Em busca de melhores margens de lucro, postos de gasolina vêm investindo em lojas de conveniência, que apresentaram crescimento médio acima dos 10% nos últimos três anos.
O país deve fechar 2011 com quase 7.000 lojas de conveniência nos postos. No final de 2015, a estimativa é que estarão em funcionamento pouco mais de 10 mil estabelecimentos do gênero.
Até dezembro de 2010, o país tinha 6.153 lojas em postos de gasolina. Isso significou avanço de 12% ante o total verificado em 2009.
Há pouco mais de 35 mil postos no país, o que mostra que ainda há bastante espaço para novas lojas.
"A margem bruta com a venda de combustíveis não passa de 10%. É baixa, já esteve perto de 20%. Então, os postos têm que descobrir novos serviços", afirma Pedro Paulo Batista, diretor de patrimônio do Sindcomb-RJ (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Rio).
O forte crescimento do mercado atrai cada vez mais novos "players".
Nos últimos cinco anos, grandes redes varejistas que têm postos de gasolina, como Walmart e Lojas Americanas, passaram a investir em lojas em postos.

PARADA PARA ABASTECER
Marcas de fast food como Bob's e Spoleto também partiram para os postos de gasolina, atraídas pelo incremento das vendas do varejo e pelo aumento da frota de carros.
As vendas médias das lojas em postos cresceram acima dos 50% em 2010.
Para Flavio Franceschetti, consultor do Sindicom, "a mentalidade de 'ter loja só para ter', que provocou o surgimento de simulacros de loja, está sendo superada pela de 'ter loja para se diferenciar'". Os preços também caíram, avalia.
Abertas há 25 anos, essas lojas cobravam mais caro do que pequenos mercados e padarias de bairro.
"Hoje, as lojas já olham padarias como concorrentes."

AÇO FUNDIDO

A Açotubo, especializada na distribuição de aços e tubos, investirá R$ 33 milhões na ampliação de fábricas e galpões e na compra de máquinas para o lançamento de uma linha de produtos.
A companhia acaba de abrir filiais para estoque em Sertãozinho (SP), Ipatinga (MG) e Serra (ES).
O plano de expansão reflete as novas necessidades da empresa, após a fusão com a Incotep e a Artex, que cortam as peças de aço no tamanho exigido pelo cliente.
"O comprador quer ter menos trabalho e exige o produto acabado", diz o sócio José Antonio Ribamar Bassi.
O faturamento das três empresas no ano passado foi de cerca de R$ 680 milhões, sendo que a Açotubo representou 70% do montante.
A companhia reduziu a previsão de crescimento neste ano de 27% para 20%. "A queda no preço de alguns produtos influencia os resultados." A projeção de faturamento para 2012, porém, foi mantida em R$ 1 bilhão.

ARTE 40 GRAUS
Os empresários Luiz Calainho e Alexandre Accioly são os novos sócios de Elisangela Valadares e Brenda Valansi Osorio na ArtRio (Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro).
"Vamos transformar a feira em um negócio vivo o ano inteiro, com uma série de eventos e exposições menores", diz Calainho.
A primeira edição da feira, que recebeu investimento de R$ 1 milhão da Prefeitura do Rio, vai acontecer de 8 a 11 de setembro, no Pier Mauá, com ingresso a R$ 30.
"A ideia é levar a arte contemporânea para o Carnaval e outros festivais."
Cerca de 80 galerias estão confirmadas, sendo 50% delas estrangeiras, como a Leon Tovar, de Nova York, e a Riccardo Crespi, de Milão.
"Com a crise na Europa, os colecionadores passaram a olhar para o mercado latino-americano. O crescimento econômico do Brasil também gera crescimento cultural", diz Osorio.

BANCO NA TV

A partir de hoje, clientes do Banco do Brasil poderão realizar transações bancárias por meio do controle remoto de suas televisões. A solução foi desenvolvida em parceria com a Totvs.
Para funcionar, é preciso que a TV esteja conectada a um conversor de TV digital com software de interatividade e o selo Sticker Center, segundo o banco.
"Por enquanto, a solução vem embarcada nos conversores das marcas Visiontec e D-Link, mas a previsão é que, nos próximos meses, a tecnologia esteja presente em equipamentos de outras marcas", informa a instituição.
O Bradesco lançou em junho em parceria com a Samsung, seu aplicativo para serviços financeiros em TVs.
A ferramenta permite que o cliente acesse sua conta para fazer consulta de saldos e extratos diretamente nos aparelhos de televisão ou Blu-ray compatíveis e conectados à internet.

Casa... 
Os contratos novos de locação residencial na cidade de São Paulo subiram 1% em junho, na comparação com os contratos assinados em maio, segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

...nova 
No acumulado em 12 meses, a alta é de 17,6%. A falta de imóveis para alugar justifica a elevação dos preços.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e CIRILO JUNIOR

Nenhum comentário: