terça-feira, julho 19, 2011

MARCIA PELTIER - O primeiro de três mil

O primeiro de três mil 
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 19/07/11

O governo da Bolívia devolve, hoje, ao Brasil, o primeiro carro roubado do território brasileiro desde que, mês passado, o presidente Evo Morales sancionou uma lei para estimular os bolivianos a regularizarem os veículos que circulam sem documentação. Em solenidade na Embaixada do Brasil, nosso embaixador Marcel Biato entregará o automóvel ao representante da Motoriza, empresa de locação que era sua dona original. A partir do início da operação conjunta entre os dois países, a Polícia Federal e a Associação de Seguradoras de Automóveis cruzaram dados e identificaram 3.926 carros nacionais surrupiados.

Letras grandes 
O Instituto Brasileiro de Museus prestará consultoria aos técnicos da Academia Brasileira de Letras nas ações de gestão, preservação e divulgação das coleções da ABL. Segundo José do Nascimento Júnior, presidente do Ibram, a proposta é difundir as obras acadêmicas para além do espaço da ABL, seja através da criação de museus relacionados à literatura brasileira ou fazendo as coleções circularem pela rede nacional de museus. ‘’A ideia é ampliar o acesso do público à memória do país’’, disse Nascimento.

Devota 
Charlotte Casiraghi, filha da princesa Caroline de Mônaco, é devota fervorosa de Nossa Senhora das Graças. Durante sua última passagem pelo Rio, ela comprou uma medalha na Agnus Dei, de Clara Magalhães, e praticamente não tira a joia do pescoço. Recentemente, ela posou para um catálogo de moda usando a peça made in Brasil.

Estrada do Pacífico 
A presidente Dilma confirmou presença, dia 28, na posse do presidente do Peru, Ollanta Humala. Desde a última sexta-feira, aliás, já é possível para os brasileiros terem acesso ao Oceano Pacífico, de carro, partindo do Acre. É que foi inaugurada a ponte Billinghurst sobre o rio Madre de Dios, que em solo brasileiro se torna o Madeira. A ligação entre as cidades peruanas de Puerto Maldonado e Triunfo era o último trecho que faltava para tornar realidade a Interoceânica Sul.

Efeito 
O comércio popular do Rio de Janeiro se rendeu ao clima da minissérie O Astro, remake do clássico de Janete Clair. Neste fim de semana, lojas começaram a vender bijuterias recheadas com ametistas. O anel usado pelo personagem principal, Herculano Quintanilha, custa em média R$ 3.

Cardápio 

O Rio vai ganhar sua primeira loja especializada em milkshakes. Serão cerca de 100 sabores diferentes, incluindo ingredientes com sabores exóticos e tropicais. O empresário Luciano Rodrigues é quem está trazendo a franquia da rede paulista Mil Milk Shakes para Copacabana, em ponto bem atrás do futuro Museu da Imagem e do Som (MIS). A inauguração acontece na primeira semana de agosto e a atriz Rita Guedes, prima do empresário, promete sair da dieta para experimentar a novidade.

Vai com todos 
Um novo instrumento fez sucesso na Music Show, que terminou domingo no Centro de Convenções SulAmérica. Criada pelo músico Nilo Cruz, a tanajura emite tons de vários outros instrumentos. O nome da peça de percussão veio de seu formato, semelhante ao da formiga da família das saúvas, que permite ‘’tirar sons’’ como o de bateria, bumbo e reco-reco. Em apenas três dias de feira foram vendidos mais de 400 instrumentos.

Adeus ao carimbo 
Aprovada pela Alerj, uma lei promete facilitar a vida e aliviar o bolso dos cidadãos fluminenses. A exemplo do que já acontece na esfera federal, a matéria dispensa o reconhecimento de firma em documento requerido como prova em órgãos públicos estaduais. Para isso, basta que o requerente o assine perante o servidor público a quem deva ser apresentado. Na prática, elimina-se a intermediação dos cartórios. Sugerida pela Firjan, a lei também acaba com a exigência de cópia autenticada. A lei será enviada à sanção do governador Sérgio Cabral em 1º de agosto, quando termina o recesso da Alerj.

Hit para chuvas 
A grife Havaianas acaba de montar um QG especial em um dos andares da Selfridges, em Londres. Está vendendo, sem fazer muita divulgação, coloridas e estampadas galochas. Isso mesmo. As botas de borracha foram até batizadas de Havaianas Wellies, para homenagear o Duque de Wellington, que popularizou as peças no século passado. A novidade, que já tem lista de espera para alguns modelos, custa 50 libras.

Livre Acesso

O programa Marcia Peltier Entrevista traz novamente um tetracampeão do mundo. O entrevistado desta terça-feira é o técnico de futebol e campeoníssimo Carlos Alberto Parreira. Começa às 23h, na rede CNT.

A embaixatriz Michele Corrêa da Costa abriu seu apartamento no Chopin, sábado, para jantar com numerosas presenças de imortais – o embaixador Sérgio Corrêa da Costa, falecido em 2005, ocupava a cadeira nº7 da ABL. Entre os acadêmicos, Nelson Pereira dos Santos e Evelise Ferreira, Arnaldo Niskier e Ruth, Lêdo Ivo, Nélida Piñon, Domício Proença Filho, Geraldo Holanda Cavalcanti e Antônio Carlos Secchin. Eles e mais Rawlson de Thuin, Vera Bocayuva e Heloísa Nascimento Brito degustaram um saboroso menu do Garcia & Rodrigues.

O artista plástico mineiro Paulo Vieira abre, hoje, sua primeira individual no Rio, intitulada Visitações, na Galeria Movimento, no Shopping Cassino Atlântico.

É nesta quinta-feira o encontro entre dois dos publicitários mais respeitados do país, Marcello Serpa e Armando Strozenberg, na Casa do Saber, para um bate-papo a partir das 20h.

Está no ar o site Eleffante, de compras coletivas, voltado quase que integralmente para utensílios domésticos e decoração, com mais de 35 mil itens importados.

Alexandre Lalas dá palestra sobre vinhos portugueses hoje, no Garcia & Rodrigues, em evento promovido pela ViniPortugal.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: