sábado, julho 16, 2011

ILIMAR FRANCO - Operação Haddad

Operação Haddad
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 16/07/11

 Para viabilizar a candidatura à prefeitura de São Paulo do ministro Fernando Haddad (Educação), o ex-presidente Lula está sugerindo que ele deixe o cargo em outubro. Quer que Haddad deflagre um trabalho político junto às bases para conquistar a militância petista. Na
última conversa entre eles, Lula assegurou ao ministro que, se ele for candidato, o PCdoB e o PSB abrem mão de eventuais candidaturas próprias para apoiá-lo.

Instinto de sobrevivência
Diante da perspectiva de ter que aceitar, goela abaixo, a candidatura de Haddad, o PT paulista está deixando de lado as disputas internas e começa a se unir em torno da candidatura da senadora Marta Suplicy (PT) à prefeitura de São Paulo. Ela largou na frente e é
o nome mais consolidado internamente. Haddad não tem militância partidária e enfrenta muita resistência no partido. Nem o fato de a candidatura do ministro da Educação ter sido abraçada pelo ex-presidente Lula tem sensibilizado os petistas. O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), que era um dos précandidatos, agora prefere continuar à frente da pasta.

"Somos um partido que sobrevive para prestar serviço ao povo do Brasil na oposição” — José Agripino, presidente do DEM e senador (RN)

RACHA. No encontro dos jovens do ProUni, no Congresso da UNE, anteontem, os presidentes da UNE, Augusto Chagas, e da Ubes,
Yann Evanovick, ambos do PCdoB, não cumprimentaram a secretária nacional de Juventude, a petista Severine Macedo. Percebendo a situação, o ex-presidente Lula, em sua saudação, disse que Severine é “secretária da Juventude do Brasil”. Antes de ocupar esse cargo, ela era secretária de Juventude do PT.

Lado B
 Apesar das pesquisas favoráveis ao governo Dilma, a oposição comemora o semestre. Festeja as demissões dos ministros Antonio
Palocci e Alfredo Nascimento e o fracasso do leilão do trem-bala e da operação Pão de Açúcar-BNDES.

Ufa! 
 Os tucanos começam a duvidar do cumprimento da promessa da presidente Dilma de instalar 500 UPAs em sua gestão. O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), registra que o governo ainda não liberou nada para o programa.

Entrou em operação a TV da Gleisi
 A Infraero instalou ontem, no computador da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), sistema pelo qual ela poderá monitorar online o movimento em 15 aeroportos brasileiros. O sistema mostra imagens de câmeras instaladas em terminais de embarque. A iniciativa faz
parte de esforço conjunto com a Secretaria de Aviação Civil para marcar de cima as companhias aéreas e garantir que os passageiros sejam bem atendidos.

Distritão
 Do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendendo o “distritão”, sistema majoritário de eleição para deputado: “O chamado endinheirado pode ser eleito por qualquer sistema”, disse ele, rebatendo a crítica de que o “distritão” favorece o poder econômico.

Bandeiras
 O movimento suprapartidário organizado por Marina Silva, que deve culminar na formação de um novo partido, em 2013, parte de dois temas para mobilizar seguidores: manifestações contra o novo Código Florestal e a construção da usina de Belo Monte. 

SOCIALISTA? O empresário José Batista Júnior, do frigorífico Friboi, filiou-se ao PSB. Seu plano é disputar o governo de Goiás em 2014. 
 O GOVERNADOR Sérgio Cabral (RJ) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fizeram questão de ir ontem à homenagem ao vice-presidente Michel Temer, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. 
● O EX-MINISTRO Ciro Gomes se reuniu ontem com o governador Renato Casagrande (ES). Conversaramsobre a redistribuição dos royalties do petróleo. O irmão, Cid Gomes, governador do Ceará, resiste às propostas dos estados produtores.

Nenhum comentário: