sábado, julho 30, 2011

ILIMAR FRANCO - O impasse

O impasse
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 30/07/11

Azedou o clima entre os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Guido Mantega (Fazenda). Os dois divergem sobre o montante dos incentivos fiscais que serão concedidos pelo Programa de Inovação do Brasil. A Fazenda, tendo como álibi a crise internacional, não quer conceder vantagens significativas. Pimentel teme que um volume acanhado de renúncia fiscal transforme o novo programa num factoide. A presidente Dilma está com Pimentel e mandou Mantega se virar.

Recorde de ressarcimento

O ressarcimento dos planos de saúde ao SUS bateu recorde neste semestre: R$ 28 milhões. Esse valor é maior do que a soma dos últimos três anos. O governo incluiu na medida provisória que altera a tabela do Imposto de Renda, em tramitação no Senado, artigo revertendo esse dinheiro para o Fundo Nacional de Saúde. Atualmente, esses recursos ficam no Tesouro Nacional e contribuem para o superávit primário. A expectativa é de que os reembolsos dos planos privados para o SUS aumentem ainda mais nos próximos anos. Para facilitar os cruzamentos, as guias de internação dos hospitais terão que incluir o número SUS.

"Não tem um brasileiro que possa fazer o trabalho com a competência que o Jobim está fazendo no Ministério da Defesa” — ex-presidente Lula, ontem, para o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes

GRILO FALANTE. O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, diz que, quando foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir essa função, ela pediu que ele fizesse o papel de uma espécie de “grilo falante”, levando problemas e demandas dos movimentos sociais. No escândalo do Ministério dos Transportes, Gilberto agiu para reduzir os danos e defendeu o ex-diretor-geral do Dnit Luiz Antônio Pagot.

Cada uma
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, conseguiu surpreender o governo brasileiro. Ela não aceitou a água oferecida pelos garçons do Planalto. Cristina trouxe a sua própria água para consumir enquanto estivesse no Brasil.

Haja festa

Quando visitou o Hospital da Criança, em Feira de Santana, no dia 20, o ex-presidente Lula perguntou: “O Padilhinha já veio aqui?”. Ontem, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) esteve lá. O hospital foi inaugurado no ano passado. 

Paradas desde o ano passado

O ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) confirma que as obras de transposição do Rio São Francisco estão paradas “desde agosto do ano passado”. E afirma que a retomada está começando. Nesta semana, ele assinou quatro aditivos. Na semana que vem, assina mais quatro e, até o meio do mês, outros quatro. Acrescenta que nenhum desses aditivos ultrapassa o limite de 25% do valor das obras.

Os vices
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) ainda não fechou o vice na candidatura à reeleição. Mas no PT já há quatro pretendentes: o vereador Adilson Pires, o secretário Jorge Bittar e os deputados estaduais Gilberto Palmares e Carlos Minc. 

Qual a guerra?
O secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi, nega a existência de guerra fiscal para a produção de tablets. “A guerra é de competitividade”, diz. Afirma que apenas São Paulo e Rio têm condições de absorver essas fábricas.

 COTA. A ministra Iriny Lopes (Mulheres) quer aumentar a mão de obra feminina nas obras do PAC, da Copa de 2014 e nos grandes projetos, como a construção de hidrelétricas.
 O COMBATE à violência no campo será uma das principais bandeiras da Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília. 
● DURANTE a reunião da Unasul, em Lima, anteontem, a presidente Dilma ligou para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Dilma o cumprimentou pelo aniversário. Chávez garantiu que sua saúde vai bem.

Nenhum comentário: