sábado, julho 02, 2011

ILIMAR FRANCO - O Congresso reage

O Congresso reage
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 02/07/11 

Enquanto o governo Dilma fala em limitar as emendas paroquiais, nas quais os parlamentares destinam recursos para os municípios, o Congresso pretende tornar a execução dessas emendas compulsória. O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012, deputado Márcio Reinaldo (PP-MG), incluiu a regra nos artigos 67 e 68 dizendo que: “Não serão objeto de limitação de empenho e movimentação financeira as despesas decorrentes de iniciativas parlamentares individuais”.

A missão Jobim

A presidente Dilma deu ontem ao ministro Nelson Jobim (Defesa) a tarefa de remover as últimas resistências à aprovação do projeto que acaba com o sigilo eterno dos documentos oficiais. Caberá a ele conversar com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor (PTB-AL), que têm obstruído a votação. Na audiência com a presidente, ontem, Jobim relatou que as Forças Armadas não tinham objeção ao projeto, já que as informações de caráter tecnológico, como é o caso das centrífugas de enriquecimento de urânio, continuarão preservadas. 

"Eu não vou falar nada. Já pensaram se eu tivesse falado antes” — Mendes Ribeiro, deputado federal (PMDBRS), convidado ontem pela presidente Dilma, após meses 

RECOMPENSA. 
O novo líder do governo no Congresso, o deputado Mendes Ribeiro, foi o único parlamentar do PMDB gaúcho que
pediu votos para a presidente Dilma Rousseff. O partido fez campanha para José Serra no estado. Na foto, Mendes Ribeiro aparece entre o vice Michel Temer e a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) durante uma caminhada na Rua da Praia, em Porto Alegre, às vésperas do segundo turno.

Tudo como dantes

O relator da Comissão de Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ligou ontem para os líderes dizendo que não pretende acabar com as emendas individuais nem reduzir o valor total a que cada um tem direito (R$ 13 milhões).

Somando

Ao convidar o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para líder do governo no Congresso, a presidente Dilma disse que, além de suas tarefas normais (Orçamento e vetos), ele será chamado para auxiliar na articulação política geral. 

A fobia de uns e de outros

Enquanto alguns petistas reconhecem méritos do governo FH, alguns tucanos mantêm a postura de desconstruir o governo Lula. O Conselho Político do PSDB divulgou nota dizendo: “Durante o mandato de Lula, graças ao seu talento de animador e à publicidade massiva, criou-se a impressão de que a era do crescimento dinâmico havia voltado para ficar. Impressão, infelizmente, sem fundamento”.

Retaliação

Desde que seu presidente, Paulo Ziulkoski, assumiu a linha de frente para a redistribuição igualitária dos royalties do petróleo, a Confederação Nacional dos Municípios não tem mais qualquer município carioca filiado à entidade.

No clima

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) desembarcou ontem em Berlim para reunião com representantes de 30 países, na tentativa de chegar a um acordo sobre redução de gases estufa. O Protocolo de Kyoto expira no ano que vem.

 O DEPUTADO Brizola Neto (PDT-RJ) é o nome mais cotado para ser o relator do projeto de criação da Comissão da Verdade na Câmara. 
 DO DEPUTADO Marcelo de Castro (PMDB-PI), no lançamento da Frente pela Democratização dos Royalties: “O Lula é um homem extraordinário, mas virou as costas para estados e municípios”.
● EM ALMOÇO com a presidente Dilma, o senador Pedro Taques (PDT-MT) defendeu o fim das emendas individuais ao Orçamento. “Eu não trabalho para acabar com as emendas individuais”, afirmou Dilma.

Nenhum comentário: