domingo, julho 10, 2011

ILIMAR FRANCO - Curto-circuito

Curto-circuito
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 10/07/11

As relações do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), com o PT do Senado vão de mal a pior. É comum Jucá e o líder do PT, Humberto Costa (PE), divergirem no plenário. Os petistas dizem que nem tudo que o peemedebista faz é combinado com o Planalto. Eles agora consultam a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para checar a posição do governo. O PT quer a liderança e vai desafiar a condução do líder até derrubá-lo.

Um salto na incerteza
Entre os políticos, mesmo os que simpatizam com sua candidatura, não foi bem recebida a forma pela qual a ex-senadora Marina Silva deixou o PV. Consideram que ela trilhou um caminho duvidoso ao anunciar que vai construir um movimento por fora dos partidos, um dos pilares do sistema democrático. Avaliam que sua postura radical não agradou aos seus aliados. E citam a permanência de Fernando Gabeira no PV e o fato do deputado Alfredo Sirkis (RJ) ter apenas pedido licença. Os mais irritados comparam sua atitude com a de Fernando Collor, que em 1989, sem base parlamentar, elegeu-se presidente pelo nanico PRN.

"Quando a presidente Dilma encorajou os governadores a se entenderem, não esperava que eles se acertassem contra a União” — Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, sobre os royalties do petróleo

A DILMA DA DILMA. Está crescendo o papel da ministra Miriam Belchior (Planejamento) no governo. Com o escândalo nos Transportes, ela deverá monitorar a pasta, independentemente de quem for o ministro. Mas não apenas isso. No Planalto, se diz que a presidente Dilma quer Miriam empurrando e fiscalizando o trabalho de vários ministérios, sobretudo aqueles com obras do PAC e com tarefas a cumprir para a Copa e as Olimpíadas.

O que eles dizem
Os petistas atribuem o rigor do procurador Roberto Gurgel no mensalão a uma forma de compensação diante de sua atitude no caso Palocci. Alegam que ele ficou sob fogo cruzado, pois a oposição o acusou de ser “engavetador-geral”.

Sem pressa

A presidente Dilma não está preocupada com uma eventual demora do PR em definir o nome do futuro ministro dos Transportes. Para ela, o que importa é que, com o ministro interino Paulo Sérgio Passos, a pasta não está paralisada.

Encontro pela transparência
O ministro Antonio Patriota (Relações Internacionais ) e Jorge Hage, da CGU, participam amanhã, em Washington, de reunião do movimento “Parceria para o Governo Aberto”. São esperados 60 países, e o encontro pretende obter a adesão desses governos com a promoção da transparência, o aumento da participação cívica e o combate à corrupção. Em setembro, uma declaração de princípios será submetida a todos os países que integram a Assembleia Geral da ONU.

Novelo
Os petistas ficaram aliviados com a decisão do senador Blairo Maggi (PR-MT) de não assumir o Ministério dos Transportes. Diziam que a pasta continuaria na mídia por causa de ligações com o diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot.

Rebelião
A oposição não está só na crítica da operação do BNDES de apoio à compra do Carrefour pelo Pão de Açúcar. São muitos os aliados
do governo que são contrários à participação do banco no negócio. A ala dos críticos é forte no Senado.

 CAMPOS AVANÇADO. A Escola Superior de Guerra vai deixar de ser exclusividade do Rio. As Forças Armadas vão colocar em funcionamento, ainda este ano, uma unidade da ESG em Brasília.
 NOS PRÓXIMOS 15 anos as Forças Armadas vão concentrar efetivos na fronteira (do Mato Grosso do Sul ao Amazonas), no entorno do poder (Brasília) e na proteção do pré-sal (Rio de Janeiro/São Paulo).
● PARA QUE o senador Blairo Maggi (PR-MT) aceitasse ser ministro, na sexta-feira à noite, chegou-se a pensar em transferir os financiamentos do Fundo de Marinha Mercante do Dnit para a Secretaria de Portos.

Nenhum comentário: