domingo, julho 31, 2011

ILIMAR FRANCO - Cortejar a base

Cortejar a base
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 31/07/11

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) negocia com o ministro Guido Mantega (Fazenda) a autorização, em agosto, para o empenho de emendas parlamentares do Orçamento de 2011. Um líder relata que Ideli quer arrancar de Mantega cerca de R$ 1 bi. Quer adoçar o Congresso antes de propor uma agenda positiva que inclui a aprovação do Pronatec, do Supersimples, do acesso aos documentos sigilosos e do Código Florestal.

Os braços da Eletrobras no exterior
A Eletrobras, recentemente autorizada por lei a investir no exterior, está começando a estender seus tentáculos na América Latina. A empresa está investindo na construção de usinas hidrelétricas na Argentina (Garabi — 2.000 MW), na Nicarágua (Tumarim — 253 MW), no Peru (Inambari — 2.000 MW) e no Uruguai (Interconexão Brasil / Uruguai). Ela estuda investir em usinas na Colômbia, na
Guiana e no Suriname; em geração eólica no Uruguai; em linhas de transmissão no Peru, no Uruguai e na Venezuela; e na interligação
elétrica com a Guiana, Suriname e a Guiana Francesa. Na mira, também, projetos na África portuguesa. 

"Meu Deus! Me tira daqui. Eles (repórteres) já estão me cercando” — Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes, sexta-feira, na reunião de balanço do PAC

NO MURO. Com seu domicílio eleitoral em Santarém (PA), o ministro Alexandre Padilha (Saúde) não revela sua posição sobre o plebiscito para criar os estados de Tapajós e Carajás. “Sou ministro do governo, não posso me posicionar”, disse ele. Defensores da separação argumentam que, como o estado é muito grande, essas regiões ficariam abandonadas. Dizem ainda que há uma grande diferença cultural em relação a Belém.

Jobim
Apesar de reconhecerem que há uma “fadiga de material”, pessoas próximas a Nelson Jobim dizem que o ministro da Defesa não está
insatisfeito com o governo. Dizem que há um fogo amigo do PT e do PMDB para forçá-lo a deixar o cargo.

2012
O ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) quer disputar a prefeitura de Manaus. Candidato a vice do ex-ministro Alfredo Nascimento na disputa pelo governo do estado, no ano passado, Serafim Corrêa (PSB) defende aliança com o tucano. 

CPI dos Transportes
Na volta do recesso parlamentar, amanhã, o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), vai procurar os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Cristovam Buarque (PDT-DF), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) para tentar convencê-los a assinar o requerimento de criação da CPI dos Transportes. Faltam quatro assinaturas para que a comissão parlamentar de inquérito seja criada.

Se a moda pega
A Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Ministério da Defesa estão redigindo proposta conjunta, para ser incluída na Lei Orçamentária de 2012, proibindo o Ministério da Fazenda de contingenciar recursos destinados às Forças Armadas.

Mentira
O ex-presidente Lula tem dito que vai publicar um livro. Mas não será um relato pessoal, e sim uma compilação de depoimentos sobre
sua administração. “Não vou escrever um livro porque livro de ex-presidente é tudo mentira”, justifica ele.

 O GOVERNO quer retomar a elaboração da Consolidação das Leis Sociais, que foi interrompida por causa da campanha eleitoral.
 O VICE-PRESIDENTE Michel Temer e os ministros José Eduardo Cardozo, Nelson Jobim e Moreira Franco vão visitar, nesta semana, a fronteira norte. 
● A SECRETARIA de Comunicação da Presidência da República ganhou o Prêmio Stevie 2011 na categoria Comunicação de Assuntos Globais pela série de teleconferências entre autoridades brasileiras, jornalistas e analistas internacionais.

Nenhum comentário: