sexta-feira, julho 29, 2011

GILBERTO KASSAB - PSD: apoio, sim, mas com o rigor da lei

PSD: apoio, sim, mas com o rigor da lei 
GILBERTO KASSAB
FOLHA DE SP - 29/07/11

Nosso partido repudia toda e qualquer ilicitude na coleta de assinaturas, e pede a suas bases que denunciem logo qualquer indício de falsificação

"Quando a verdade é dita, a justiça é feita" (Provérbios, 12.17, Bíblia, NTLH).
Cumprindo exigência da Justiça Eleitoral, o PSD vem recebendo há três meses, por todo o país, assinaturas de brasileiros que apoiam sua criação. Não se trata de filiação partidária, o que ocorrerá em outro momento, após sua existência legal -aí, sim, por meio de preenchimento de ficha partidária.
Por lei, um novo partido deve recolher o apoio de quase 500 mil eleitores no Brasil inteiro. Esses apoiamentos (esse é o termo) são encaminhados à Justiça Eleitoral.
É um trabalho de enorme amplitude e, por isso mesmo, sujeito a muitos problemas. Além de não aceitar ou concordar, o PSD repudia, condena e lamenta que possa haver coletas irregulares.
E não apenas aplaude e agradece, como pede que a Justiça continue a fazer com o máximo rigor o que lhe compete fazer: conferir os dados, os nomes, as assinaturas e a veracidade dos documentos.
A coleta de assinaturas é coordenada em 23 Estados por senadores, deputados federais e estaduais, governadores, vice-governadores, prefeitos e vices, vereadores e lideranças comunitárias de centenas de municípios. Eles têm a ajuda de milhares de militantes, que vão em busca dos eleitores para pedir seu apoio e assinaturas nas fichas.
Sem contar outras milhares de pessoas que procuram voluntariamente o partido nesses municípios para levar as fichas a parentes e amigos e devolvê-las preenchidas.
O PSD tem trabalhado para facilitar a certificação desses apoiamentos nos cartórios da Justiça Eleitoral. Adotamos fichas individuais, que devem ser preenchidas com nomes completos e legíveis, conferidos cuidadosamente com os documentos apresentados na hora pelo apoiador.
As fichas também precisam ser assinadas na hora. Qualquer erro, por mínimo que seja, pode anular o documento ou levantar suspeitas de irregularidades.
Por essa razão, antes do envio à Justiça Eleitoral, uma conferência prévia tem sido feita pelo partido, com rejeição de milhares de fichas que poderiam suscitar dúvidas em relação à sua regularidade. Mas ainda assim há problemas.
O PSD tem acompanhado as denúncias feitas a jornais e a Tribunais Regionais Eleitorais e manifesta, mais uma vez, repúdio a toda e qualquer ilicitude nessa coleta.
Pede também às lideranças e às bases políticas em todo o país que estejam atentas e denunciem imediatamente qualquer indício de falsificação, movimento de pessoas suspeitas, mal-intencionadas, mal orientadas ou estranhas ao processo de coleta de apoiamento, que possam atrapalhar ou impedir nosso trabalho e que busquem confundir ou fraudar nosso esforço para criar o PSD.
Queremos também, acima de tudo, agradecer a todos os milhares de cidadãos que, no país inteiro, já preencheram, assinaram e prestigiaram nosso partido.
Temos plena confiança de que o PSD vencerá todos os obstáculos e vai conseguir o apoio necessário para nascer forte, consciente do papel que deverá cumprir política e administrativamente.
Essa confiança vem da acolhida popular e do testemunho do que temos presenciado e sentido nas dezenas de reuniões já realizadas nos vários Estados; vem também do número surpreendente de assinaturas e do entusiasmo com que as adesões são externadas, com transparência, com verdade, com energia e com o desejo de participar e lutar por um Brasil melhor.

Nenhum comentário: