domingo, julho 10, 2011

ANCELMO GÓIS - É do Brasil

É do Brasil
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 10/07/11

Veja como o Brasil tem muitos endinheirados. A rede Caltabiano, de venda de BMW, recebeu prêmio internacional por ter sido a que mais comercializou possantes da marca em 2010. 

Portinari leiloado 

Foi a leilão judicial, sexta, um quadro de 1942, sem título, de Candido Portinari, que pertencia ao espólio da família Tochikatu Oshina. O lance inicial foi de R$ 950 mil. Mas foi arrematado por R$ 1,65 milhão pelo construtor paulista Meyer Nigri, dono da Tecnisa.

Da Vinci no Rio

O Museu Nacional de Belas Artes vai fazer, em 2012, uma exposição de Leonardo Da Vinci (1452-1519). Obras importantes, como desenhos originais, serão trazidas da Itália para o Rio. 

Mãe quer ser pai 
Valter Hugo Mãe, o badalado escritor angolano que faz 40 anos em setembro, vai embora de Paraty com 35 bilhetes de mulheres que querem gerar um filho dele. É que, em sua palestra, Mãe disse que sentia necessidade de ter filhos e que este até será o mote de seu próximo livro. 

Calcinha miúda
A Duloren, fabricante de lingerie, põe no mercado brasileiro em agosto uma calcinha que, diz, será “a menor do Brasil”. O modelo tem só cinco centímetros na frente e... nada atrás, só um fiozinho que entra no... você sabe.

Bertha Ribeiro 
Ana Arruda Callado, a escritora e coleguinha, depois da biografia de Darcy Vargas, vai partir agora para pesquisar a vida de Bertha Ribeiro, antropóloga que foi casada com o saudoso professor Darcy, Ribeiro. Vem nova biografia por aí.

Morar bem
Ronaldo Fenômeno vendeu seu apartamento de Higienópolis, em São Paulo, para Adriano, o Imperador, e comprou uma casa no Jardim Europa. O ex-jogador fechou o negócio e viajou com a família para passar uns dias em Ibiza, sem data para voltar.

Tiger Bueno
Galvão Bueno virou adepto do golfe. O narrador põe até uniforme para jogar. Na Argentina, onde acompanha a Copa América, tem iniciado no esporte o amigo Arnaldo Cezar Coelho, comentarista boa-praça de arbitragem, que... carrega seus tacos.

Laranja na Barra
A Holanda sonha em ficar no Rio na Copa de 2014. Antes mesmo de se classificar para o Mundial no Brasil e do sorteio dos grupos, já reservou para daqui a três anos, acredite, o Hotel Sheraton Barra.

Brasil das mulheres
Em tempo de mulher na Presidência, a Biblioteca Nacional reabre hoje suas exposições aos domingos, como fazia, veja só, no início do século passado. A volta será com “Brasil feminino”, sobre as lutas das mulheres do Brasil — como Maria Quitéria (foto), heroína da guerra da Independência, em 1822. 

O preço da pimenta
O capitão da PM do Rio Bruno Schorcht, aquele que espirrou gás de pimenta em moradores do Morro do Bumba, em Niterói, em março, seria promovido a major em agosto. Mas teve o nome retirado da lista quinta passada, dois dias depois de ter sido denunciado pelo MP por seu malfeito. 

Procissão do samba
Clara Nunes (1942-1983), a saudosa cantora, será homenageada pela Portela em 2012. O título do enredo, sobre as festas da Bahia (“E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual”), é um verso de “Portela na avenida”, samba de Paulo Cesar Pinheiro e Mauro
Duarte, gravado por ela. Veja um clipe no site da coluna.

Presidente Delegado

Surge uma candidatura de consenso para presidente de honra da Mangueira. É Delegado, o lendário exmestre- sala da escola, que em
dezembro agora completa 90 anos. Merece.

Nenhum comentário: