terça-feira, julho 19, 2011

ANCELMO GÓIS - De quem é o câncer?

De quem é o câncer?
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 19/07/11

A doença de Hugo Chávez virou queda de braço entre Lula e Fidel, vencida pelo cubano. O ex-presidente articulava a vinda do venezuelano para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando Fidel entrou no circuito, considerando um demérito para a medicina cubana. 

Palmas para ela
Dilma achou a festa de abertura dos Jogos Mundiais Militares simples, de bom gosto e mais bonita que a do Pan. A presidente foi aplaudida no mesmo Engenhão, onde Lula foi vaiado no Pan de 2007. 

Crise na OSB 
Veja como a paz ainda não chegou totalmente à OSB. Mais um artista de fora cancelou apresentações com a orquestra em solidariedade à demissão dos 34 músicos. O bandoneonista argentino Rodolfo Mederos mandou email, suspendendo três concertos que faria em outubro. 

O paletó de Ataulfo
Ataulfo Alves Júnior, o cantor, filho do grande compositor Ataulfo Alves (1909-1969), procura
um terno cor de chumbo que doou a um memorial de Miraí, MG, terra de seu pai, e... sumiu. O autor de “Atire a primeira pedra” e “Ai, que saudades da Amélia” (ambas com Mário Lago) andava de paletó e chegou a figurar na lista dos dez mais elegantes de Ibrahim Sued.

Calma, gente
Um badalado deputado federal do Rio deu um tapa no rosto de uma moça e a empurrou, na boate Melt, no Leblon, quinta passada, numa discussão. 

Silêncio de Vinicius

Edu Lobo, o nosso grande compositor, está em poder de um manuscrito inédito de Vinicius de Moraes (1913-1980), o saudoso Poetinha, chamado “Silêncio”. A ideia seria musicá-lo para um próximo CD.

Cadernos de Paulo
O acervo do mineiro Paulo Mendes Campos já está no Instituto Moreira Salles, no Rio. O que mais chamou a atenção foram 40 cadernos escritos a mão, com anotações para futuras crônicas. Um deles, bem curioso, é só sobre palavras. O escritor se divertia, desvendando o significado das palavras.

Máfia no Brasil

A editora Bertrand Brasil lança, no fim do mês, o livro “Máfia export”, do italiano Francesco Forgione. A obra mostra (como se não bastassem os bandidos daqui) a atuação de três grupos da máfia italiana no Rio, em Brasília e Fortaleza.

Segue...
No livro, Forgione, que presidiu na Itália a Comissão Parlamentar Antimáfia, conta como um chefão comprou um imóvel em... Búzios, RJ.

Tema delicado 
Domingo, a Rádio Tupi do Rio transmitia Chile x Venezuela, e o coleguinha Sérgio Américo disse que o Rincón em campo não era o que atuou no Brasil. “Aquele era moreno”, explicou. No que o locutor Jota Santiago o corrigiu: “Aquele Rincón era negro, não moreno.” Nosso Américo se esquivou: “Isso é você quem está dizendo.” 

Plástica pelo SUS 
Veja a má fama da saúde pública no Brasil. Domingo, na sessão de 20h20m do último filme do bruxo Harry Potter, no Shopping Tijuca, no Rio, surgiu na tela um close de Voldemort, o vilão sem nariz, e uma mulher gritou: 
— Ele fez plástica pelo SUS!!!
A gargalhada foi geral.

De arromba
Uma festa na casa de Ronaldinho Gaúcho voltou a agitar o condomínio Santa Mônica, na Barra, no fim de semana. Vizinhos, incomodados com o barulho, chamaram a polícia. 

Nelson e Tom 
O filme do mestre Nelson Pereira dos Santos sobre outro mestre, Tom Jobim, foi selecionado pelo Festival Internacional de Cinema de Nova York, em setembro, no Lincoln Center. 

Cena carioca 
Um parceiro da coluna que andava de bicicleta domingo no Aterro do Flamengo é testemunha. De uma mulher gaiata, que corria na Maratona do Rio, ao ultrapassar um concorrente já cansado, ambos amadores:
— Corre olhando minha bunda para ver se você se anima!

Nenhum comentário: