sexta-feira, julho 22, 2011

ALON FEUERWERKE - Os holofotes e as surpresas


Os holofotes e as surpresas
ALON FEUERWERKE
Correio Braziliense - 22/07/2011

No governo, dizem que a balança não penderá para o lado do PT. Que é apenas um movimento para reverter o descontrole e evitar o prejuízo administrativo e político. Mas está difícil achar em Brasília quem acredite, do fundo do coração


As eleições municipais vêm aí, e com elas o retesar de músculos. E será inevitável que a somatória dos cenários locais se conecte novamente no noticiário à projeção das disputas futuras de poder.
É uma sinfonia conhecida.
Mas as eleições locais têm influência apenas relativa no quadro político. Dois motivos contribuem.
Primeiro, a dependência financeira de estados e municípios ao governo federal impede os Poderes locais de fazer oposição. No fim das contas, é todo mundo governo. Precisa ser.
Segundo, o eleitor exerce bastante bem a liberdade de escolha. Não é por ter votado de um jeito para prefeito que votará do mesmo jeito para governador, ou presidente.
A política local acaba tendo, sim, mais peso quando o eleitor avalia o alinhamento municipal-estadual-federal como decisivo para receber benefícios públicos.
Esse pensamento persiste, e é mais observável conforme mais pobre e dependente é a localidade.
Governos federais costumam desempenhar bem em áreas muito pobres, desprovidas de economia que permita maior independência política.
Felizmente, a pobreza vem declinando no Brasil. Tendência que produz, também felizmente, mais graus de independência no eleitorado.
Mas o Poder federal, com suas verbas, continua um instrumento não desprezível na disputa local.
Com o PT, entretanto, ocorre um fenômeno curioso. Até agora, a capilarização do partido anda aquém do padrão histórico governista.
Contribui o PT ser um partido relativamente fechado, para padrões brasileiros. Beneficia-se pouco da capacidade atrativa do governo. Mesmo quando estimula o adesismo, não faz isso de portas abertas.
Também por ter sido construído de baixo para cima e continuar dividido em tendências formalmente organizadas. É um equilíbrio interno delicado, pouco permeável a intervenções externas.
O governo comandado pelo PT no Planalto sustenta-se numa ampla coalizão congressual. E um custo da coalizão é dar sobrevida a aliados na disputa do poder local.
Esse é um foco permanente de tensão no governo.
O deputado do partido aliado vota a favor na Câmara, mas, na base, precisa enfrentar o quadro petista que, instalado num cargo de prestígio e capacidade orçamentária, ameaça tomar o reduto.
Operando por dentro da máquina para minar na base a força do aliado de Dilma Rousseff em Brasília.
Vem também daí a guerra por cargos de escalões inferiores.
O petista olha para o Planalto e enxerga um governo do PT. E quer apoio do governo para tomar os votos locais.
Já o governo precisa em Brasília dos votos dos adversários locais do PT, que por sua vez pedem ao Planalto conter o apetite dos partidários.
Mas o governo não pode tampouco desestabilizar o PT, a espinha dorsal.
A solução óbvia seria verticalizar as alianças, coisa possível na prancheta, mas altamente improvável na vida real. Aqui e ali, Brasília pode dizer façam isso, façam aquilo, mas está longe de ser viável como regra.
É um equilíbrio muito instável, e exige o máximo de perícia para não desandar.
Dilma herdou de Lula uma coalizão amplíssima e, já no primeiro ano, as tensões andam mais pronunciadas, na comparação. Com a operação política no Ministério dos Transportes, acrescenta um foco a mais de temor nos aliados.
Todos cabreiros com a hipótese de o PT avançar no espaço orçamentário alheio, e com os prováveis reflexos na capacidade de cada um desempenhar eleitoralmente ano que vem.
No governo, dizem que não. Que a balança não penderá para o lado do PT. Que é apenas um movimento para reverter o descontrole e evitar o prejuízo administrativo e político.
Mas está difícil achar em Brasília quem acredite, do fundo do coração. Dilma está performando bem em tempo real diante dos holofotes, mas, se não garantir o espaço de quem a apoia, pode ter surpresas desagradáveis no virar da esquina.

Nenhum comentário: